Primeira Divisão

Super Semana – River 5×4 Boca – 15/10/1972

mouzomoreteNão chegou a decidir título algum, pois era a epoca dourada do San Lorenzo campeão de tudo. Nem mesmo foi no Monumental de Nuñez, palco do próximo Superclásico. Todavia, este é, para alguns, o River x Boca mais emocionante de todos os tempos.

O lendário confronto de 9 gols, quando tanto Xeneizes quanto Millonários saíram do estádio do Velez Sarsfield aplaudindo os jogadores de ambas as equipes, agradecendo pelo espetáculo maravilhoso que tinham visto.

Um clássico que começou com ilusões de goleada do River Plate. Afinal, em menos de 9 minutos, as gallinas conseguiram vantagem de 2 x 0 no placar, na base do puro futebol bonito e ofensivo, ensinado pelo técnico Didí. Além disso, ainda conseguiram impedir um gol de pênalti do Boca, graças a elasticidade do arquero Perez.

Eis que o excesso de confiança traiu os millonários. Aos 24 minutos, o Boca diminuiu e, aos 42, empatou numa linda cobrança de falta de Ponce. Carregados com o espirito de raça que não foge a aqueles que disputam um Superclásico, os Xeneizes seguiram pressionando, até que num cruzamento da direita, Oswaldo Potente se antecipa ao goleiro e marca nos acréscimos. Ao final do primeiro tempo, o Boca Juniors se viu na frente do placar com uma virada fantástica.

Uma alegria que só cresceu após a volta dos vestiários, com outro gol de Potente, aos 6 minutos da etapa final. Entretanto, o 4 x 2 se tornou uma faca de dois gumes. O Boca também teve seu momento de superconfiança, e o espírito de luta trocou de camisa. Passou a acompanhar o jogo dos millonários, que só precisaram de seis minutos para reagir, com gol de Oscár Más.

Mas o grande herói foi mesmo Carlos Morete. O artilheiro daquele Nacional 1972 fez explodir o orgulho de ser River Plate ao marcar, aos 17 e aos 45, tal qual fez o Boca no primeiro tempo. Para duas torcidas que sofriam com uma sequía de títulos altamente incômoda, nada como o Super mais emocionante de todos os tempos para anestesiar as dores, principalmente da torcida millonária.

Eis o vídeo de River Plate 5×4 Boca Juniors, no dia 15 de Outubro de 1972. Aproveitem!

Rodrigo Vasconcelos

Rodrigo Vasconcelos entrou para o site Futebol Portenho no início de julho 2009. Nascido em Buenos Aires e torcedor do Boca Juniors, acompanha o futebol argentino desde o fim da década passada, e escreve regularmente sobre o Apertura, o Clausura e a seleção albiceleste

3 thoughts on “Super Semana – River 5×4 Boca – 15/10/1972

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.