Especiais

Uruguai-Argentina 2030 ou Argentina-Uruguai 2030?

A notícia parece que caiu meio no colo dos jornalistas que estavam na coletiva do presidente da FIFA, Joseph Blatter, na Colômbia. “O Uruguai apresentou uma pré-candidatura para organizar, junto com a Argentina, o Mundial de 2030 porque nesse ano se completará os 100 anos da primeira Copa do Mundo, em 1930”, declarou Blatter.

A notícia correu mundo e estampa a maior parte da imprensa esportiva mundial. No entanto, uma única questão fica não-dita: por que Uruguai e Argentina e não só o Uruguai?

Ora, a campanha por a “Copa do Centenário” já existe a décadas. O projeto web Uruguay 2030 existe desde 1997, uma invenção do uruguaio erradicado em Israel, Abel Fialko.

Fialko ficou com medo de que o Uruguai perdesse o histórico direito de sediar a Copa do Centenário. Seu temor era fundado por causa da derrota de Atenas para a Atlanta na disputa pela cidade-sede das “Olimpíadas do Centenário” em 1996. Ora, Atenas fora a sede em 1896 e, mesmo assim, acabou sendo derrotada por uma cidade do sul dos Estados Unidos.

Com isso, nasceu o site www.uruguay2030.com, que logo ganhou fama. Agora o site se chama www.centenario2030.com e, nele, a primeira menção de uma candidatura conjunta entre Uruguai e Argentina data de 2007. Dessa forma, os dois finalistas de 1930 seriam a sede da Copa do Centenário.

A confirmação de Blatter provocou um pouco de boataria nas redes sociais da Internet. O site Ovación, do Uruguai, publicou apenas o nome do Uruguai na manchete. Em fóruns e comentários em sites uruguaios, internautas declaram que o país deve receber bem menos jogos do que os argentinos, se concentrando mais na abertura e na final da Copa.

Além disso, a camisa dada a Blatter para selar a candidatura tem uma gafe (ver foto acima). Ela possui o distintivo da Asociación del Fútbol Argentino, o símbolo da Adidas (fornecedora de material esportivo para a Argentina) pela metade e o símbolo da Puma (fornecedora de material esportivo para o Uruguai). Nada do símbolo da Asociación Uruguaya de Fútbol.

Dessa forma, parece que teremos vinte anos para responder uma outra pergunta crucial: em 2030, a Copa do Mundo é Uruguai-Argentina ou Argentina-Uruguai?

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

One thought on “Uruguai-Argentina 2030 ou Argentina-Uruguai 2030?

  • Acho que a abertura no Monumental de Nuñez e a final no Centenário de Montevideo ficam de bom tamanho. O aniversário é mesmo da copa no Uruguay, se Arg chegar a final seria a mesma coisa que viajar de SP para o Rio, pra torcia é moleza.
    Pela estrutura do país a Argentina vai acabar recebendo a maioria dos jogos. O Uruguay debe ampliar e modernizar o Centenário e no máximo construir uma arena nova, sugiro em Punta del Este, que poderá continuar sendo aproveitada. O Uruguay é pequeno demais com pouca população.
    O aniversário é deles se ficarem com a final está de bom tamanho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.