Especiais

Independiente – Racing: 1983, Rojo campeão, Academia rebaixada

Independiente que venceu o Racing em 1983

Em 1983, o Natal foi gordo para o Independiente. Dois dias antes da véspera, em 22 de dezembro de 1983, a última rodada do Metropolitano chegava para decidir o caneco entre três equipes: Independiente, San Lorenzo de Almagro e Ferro Carril Oeste com 46, 45 e 45 pontos respectivamente.

Com o ponto a mais, bastava o Rojo vencer para ganhar o título e a vaga para a Libertadores. No entanto, o adversário não era fácil. A última rodada era um clássico contra o Racing.

Na ida, o Independiente já tinha vencido o jogo com o mando do Racing, realizado no Estádio do Huracán, por 2 a 1 em 25 de setembro. No entanto, esse jogo da volta tinha um quê de disputa pela honra. Ora, se o Independiente queria ser campeão, o Racing, já rebaixado, podia salvar a desastrosa temporada.

O onze inicial do Independiente para esse crucial Clássico de Avellaneda foi Moriconi; Zimmermann, Villaverde, Trossero e Clausen; Giusti, Marangoni, Bochini e Burruchaga; Sánchez e Percudani. O técnico José Omar Pastoriza iria substituir a dupla de ataque por Carrizo e Merlini, respectivamente.

Já o sofrido Racing, de Juan José Pizzuti, entrou com Rodríguez; Solari, Campos Aquino, Castello e Veloso; Caldeiro, Urán e De Andrade; Matuszyczk, Lozano (entraria Martínez) e Larrachado (entraria Scalise).

A partida apitada por Espósito foi um baile. O Independiente, tal como era a principal característica daquele time, fazia a bola ir de um lado para o outro com toques rápidos e diagonais.

Jogando assim, Giusti, aos 43 minutos do primeiro tempo, e Trossero, aos 3 minutos do segundo tempo, determinaram o Independiente 2, Racing 0, placar esse que deu o título ao Rojo. No entanto, a hinchada del Diablo mal sabia que isso era apenas uma semente.

Em 1984, essa mesma equipe do Independiente conquistou a sétima Libertadores e o Mundial Interclubes. Era o início do Rey de Copas.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.