ArquivoEspeciais

All Boys – Argentinos Jrs: Um clássico desconhecido

A rodada deste final de semana promete muitas atrações. Times grandes se enfrentam, há confronto direto entre ponteiros, e dois clássicos. Um deles é particularmente atrativo para aqueles que se sentem seduzidos pelo charme dos pequenos clubes portenhos. Esse jogo é entre Argentinos Jrs. e All Boys, no sábado em La Paternal.

Os dois clubes se situam em bairros vizinhos, localizados nas proximidades do centro geográfico do município de Buenos Aires. O Argentinos Jrs. é tradicionalmente um clube de La Paternal (embora seu estádio na realidade esteja no bairro de Villa Mitre). A cerca de 15 quadras de distância, está o estádio da Floresta, casa do All Boys.

Os dois estádios são ligados por uma única avenida, a Álvarez Jonte, que em dias de clássico fica intransitável para veículos automotores. Os hinchas marcham em sentidos opostos ao encontro da torcida rival, e brigas históricas entre torcedores do Bicho e do Abo já foram registradas nos arredores das duas canchas.

Embora essa rivalidade entre vizinhos (para um detalhamento dessas rivalidades, veja-se o especial “Os Verdadeiros Clássicos Argentinos”, neste mesmo site) venha desde o início do século XX, o número de confrontos entre as duas equipes não é muito grande. Isso acontece por ser freqüente que estejam em divisões diferentes.

Assim, desde os anos 80, o Argentinos Jrs. vem nutrindo rivalidade maior com o Platense, mas historicamente os duelos com o Albo, realizados de forma contínua no amadorismo, na segundona entre os anos 30 e 50, na elite dos anos 70 e na segundona nos anos 90 são o mais perto que o Bicho teve de um clássico, enquanto o All Boys tem rivalidade em grau maior com o Nueva Chicago.

Atual treinador da seleção, Sergio Batista era na infância torcedor do All Boys, onde pendurou as chuteiras no fim dos anos 90. Mas, ironicamente, passou antes e depois pelos dois rivais: consagrou-se no Argentinos Jrs. campeão de quase tudo em 1984-85 e como técnico tirou-o da segundona em 2004. No Chicago, passou rapidamente como jogador após um ano parado em função do vício nas drogas. E quase tirou os verdinegros da segundona também, em 2005.

Argentinos Jrs. e All Boys se enfrentaram em 61 partidas oficiais. E a vantagem do Argentinos Jrs. é incontestável: são 32 vitórias do Bicho contra apenas 8 do Albo, e 21 empates. Outra façanha do clube de La Paternal é jamais ter sido vencido em casa pelo seu grande rival. No último confronto, em 1997, pela B Nacional, o Argentinos Jrs. venceu por 2 a 0.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/vJvZQuqlbQo">http://www.youtube.com/watch?v=vJvZQuqlbQo" width="600" height="400" allowfullscreen="true" fvars="fs=1" /]

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

2 thoughts on “All Boys – Argentinos Jrs: Um clássico desconhecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.