Especiais

Atlético – San Martín: O Clássico de Tucumán volta após 4 anos

Quem disse que neste fim de semana não temos clássico na Argentina? Pela B Nacional, neste sábado, dia 6, às 20h05 (horário de verão de Brasília), jogam San Martín de Tucumán contra Atlético Tucumán, ou seja, Los Cirujas contra o Decano, El Clásico Tucumano.

E a agitação toma conta da terra do Sanduíche de Milanesa – há até um projeto de lei para fazer o dia Provincial desse prato típico – , pois as equipes não se enfrentam desde 2006, quando empataram sem gols pelo Argentino A, terceira divisão para equipes do Interior.

Por ser o mais velho, o Atlético possui o apelido de Decano. Fundado em 27 de setembro de 1902, em San Miguel de Tucumán, ele é considerado por alguns a primeira equipe a ser fundada não só em Tucumán, mas em todo Norte Argentino. Além disso, a equipe se considera a primeira a utilizar na Argentina a camisa listrada albiceleste, fato de imensa briga por, na mesma época, 20 equipes argentinas usavam essas cores.

Já o San Martín, fundado em 2 de novembro de 1909, também em San Miguel de Tucumán, utiliza o albirojo e possui a vantagem de ser o mais vitorioso em clássicos.

Nos 55 jogos que disputaram, o San Martín venceu 19, o Atlético 14 e foram 22 empates. O placar mais normal entre as equipes é o 0 a 0, que aconteceu 10 vezes.

Na Primeira Divisão Argentina, no Campeonato Nacional, as equipes se enfrentaram de 1973 a 1981. Aliás, a partida do Nacional de 1973 foi um “jogão” de 7 gols: 4 a 3 para o Atlético.

Diante de mais de 21 mil pessoas, no dia 25 de novembro de 1973, o San Martín começou vencendo com Sosa, aos 19 minutos. Alderete empatou para o Atlético, mas com Herrera, o San Martín termina vencendo o 1º tempo. No entanto, com Silva, Gonzáles e Arroyo, o Atlético Tucumán vira e vence por 4 a 3, com Luna descontando no finalzinho.

Atualmente, na B Nacional 2010/11, o Atlético Tucumán é, antes da 13ª rodada, o 1º colocado com 22 pontos. Já o San Martín não vive uma boa situação com os seus 13 pontos, estando até muito próximo da zona de rebaixamento. Mas, num será isso que deixará o clássico tucumano desigual.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.