Especiais

Em 3 anos, duas mortes marcaram duelo entre Vélez x San Lorenzo

Uma estatística macabra marca os últimos três anos de Vélez Sarsfield e San Lorenzo corre o Twitter: entre 2008 e 2011 foram três gols e dois óbitos em cinco partidas.

Em 16 de março de 2008, Emanuel Alvarez morreu quando ia para o Nuevo Gasómetro. 21 anos de idade e torcedor do Vélez morreu com um tiro em uma confusão na esquina da Balbastro com Perito Moreno quando torcedores do Vélez estavam em meio de uma briga entre torcedores do San Lorenzo e do Huracán .

Relatos da época disseram que o tiro foi disparado de um carro branco por um torcedor com a camisa do San Lorenzo.  Em março de 2010, Marcelo Javier Aliandre, uruguaio e torcedor do San Lorenzo, foi condenado a 15 anos de prisão ao ser identificado como autor do disparo fatal.

Leia Mais
Confusão e morte entre torcedores suspende Vélez e San Lorenzo
[Vídeos]: Violência volta a manchar o futebol argentino
Blog FP: A violência no Futebol Argentino
Dirigentes de Vélez e San Lorenzo lamentam confusão em Liniers

Agora, em 2011, os clubes não quiseram que isso fosse repetido em 20 de março de 2011, quatro dias após os três anos da morte de Emanuel e a seis dias de se completar o primeiro aniversário da condenação de Aliandre pela morte de Emanuel. As delegações das duas equipes trocaram flâmulas pela paz antes da partda.

No entanto, os torcedores do Vélez não queriam que o jogo fosse iniciado em sua casa. Os do San Lorenzo, envoltos em briga, também reagiram. O resto é noticiário e causou a morte de  Ramon Aramao, de 36 anos. Luto por mais um março sangrento e a esperança pela conscientização e pela mudança rumo a paz entre torcidas no futebol argentino.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

3 thoughts on “Em 3 anos, duas mortes marcaram duelo entre Vélez x San Lorenzo

  • Alexandre Dantas

    Amigos do blog, da onde vem essa rivalidade toda entre o San Lorenzo e Vélez Sarsfield? alguém que saiba pode esclarecer?

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio

    A rivalidade surgiu por causa da morte do Emanuel Alvarez em 2008 tal como o texto acima descreve. Infelizmente, o óbito deste domingo apenas ampliará essa rivalidade de violência.

  • Tiago Melo

    A rigor nao existe rivalidade entre Velez e San Lorenzo. É uma rivalidade entre os barra-bravas das duas equipes, potencializada pelo evento de 3 anos atrás. Não tem nada a ver com a historia dos clubes ou seus torcedores. É uma inimizade de organizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.