Arquivo

Quando um dirigente peitou Grondona

Há mais de 32 anos, Julio Humberto Grondona está à frente da presidência da AFA. Ali, ninguém o tira, ninguém o trata com desrespeito. Principalmente se tratando de dirigentes do alto escalão. Isso, até ontem.

A atuação do árbitro Pablo Loustau no superclássico argentino deixou o presidente do River Plate, Daniel Passarella, revoltado pelos “cinco pênaltis não marcados”, segundo o próprio cartola. Tanto que após uma ríspida conversa com o Grondona, o cartola Millonario pediu a renuncia do comitê executivo da entidade e exigiu que o próprio algoz renunciasse ao cargo da AFA.

Passarella apareceu na AFA na noite de ontem com a intenção de pedir formalmente a suspensão de Loustau. Mas, em vão. O árbitro que, segundo Passarella, prejudicou o River Plate em duas oportunidades no Clausura (partidas contra Godoy Cruz e Boca Juniors), apitará Vélez e Gimnasia LP neste fim de semana. Isso fez com que aumentasse o rancor de Passarella, que saiu do prédio da AFA aos gritos.

Em entrevista ao Diário Olé, Passarella revelou que a partida do último domingo foi ‘um roubo’ e que ‘por muito menos o Brazzenas (Huracán x Vélez em 2009) não apita mais e o Loustau vai apitar neste domingo’. “Parece que a nossa opinião não importa para ele. Mandamos uma carta a AFA para suspenderem, mas não o fizeram. Loustau deixou de marcar cinco pênaltis e vai apitar esse fim de semana! Não penso que foi proposital, mas…“ destacou o Passarella, que se queixou do “autoritarismo de sempre”, de Grondona ao responder os pedidos do clube.

A discussão acontece justamente a poucas rodadas do fim do Clausura e com o River Plate a beira da promoção (partida repescagem contra um time da B Nacional). Passarella jura que não tem medo de que o presidente do conselho de árbitros, o próprio Julio Grondona, o prejudique nesta reta final. “Não tenho medo que ele nos mande ao rebaixamento. Nunca tive medo disso. O único medo que tenho é quando vem a mente o filho que perdi”, destacou.

Passarella admitiu ainda que sua decisão de pedir a renuncia de Julio Grondona foi algo verdadeiro e que muitos dirigentes argentinos também gostariam de ver o cartola da AFA a sair da entidade. “Disse apenas o que sentia há muito tempo. E mais. Incluo muitos que pensam igual. Mas, nunca ninguém falou para manter a politicagem. Sei que ele não vai sair. Mas, deveria ser coerente até pela idade dele. O importante é que disse isso na cara do Grondona. Meu voto, como presidente, seria esse”.

Grondona: “Ele é um dirigente muito novo”
O presidente da AFA respondeu as declarações de Daniel Passarella em uma entrevista a Rádio 10 e ironizou a forma em que o presidente do River tratou o assunto. “A experiência de diretor de um clube não se adquire em um ano e três meses. Quando vê que as coisas não estão  ao seu favor, sempre vai sair dos trilhos. Tem que ser tranquilo. Ele é novinho como dirigente, tem um caráter forte e sempre vem com probleminhas. Quando ganha, ele nunca fala, mas se perde ou empata ele é sanguíneo”.

Contudo, Grondona admitiu que esse cumprirá o mais um mandato a frente da AFA, caso seja reeleito (eleição acontece em outubro) e depois iria se aposentar. “Parece que em outubro terá eleições e sempre sou candidato. Se querem que eu siga, eu continuo. Se não, eu vou embora. Mas, será o meu último mandato”, finalizou.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

6 thoughts on “Quando um dirigente peitou Grondona

  • Willian Alves de Almeida

    Parabéns Kaiser, pela coragem em enfrentar o tirano que rouba os Argentinos através da AFA, e o mundo através da vice presidência da FIFA. Mas eu o respeitaria ainda mais se ele tivesse essa coragem quando Grondona o escolheu para assumir a albiceleste em 1994, e não somente em um momento de desepero do River.

  • andrey

    Todo país tem o seu ‘Ricardo Teixeira’. Só que o nosso ainda se garante no cargo pelas taças de 94 e 02…
    E agora com a Copa de 14 irá virar mártir…

  • priscila

    Parabens ao Passarela pela coragem de enfrentar um ditador de frente.
    Ao contrario dele, muitos abaixam a cabeça para esse traidor, como o proprio disse pela politicagem.
    Apesar de ser por meros assuntos de perdedor haha, ele fez o que todos deveriam.

  • Legal que alguém esteja peitando o Grondona, mas, vindo do Passarella, não quer dizer muita coisa.

  • NÃO ME INTERESSA SE ALGUÉM PEITOU OU NÃO ESSE IDIOTA CHAMADO GRONDONA , EU SÓ SEI QUE EU GANHEI DAS GALINHAS POR : 2 X 0 !

  • Sergio Trivelato

    Amigos
    Estou me juntando à equipe do FP e ainda vou passar pela fase de testes. No entanto, vou me aventurar a palpitar sobre esse tema. Tenho uma opinião diferente da dos amigos e vou direto ao assunto:
    Acho que Passarella fez o que se chama na Argentina de “vender humo”, fazer fumaça, né.

    Analisem comigo: DAP (Daniel Alberto Passarella, se me permitem a intimidade) passou por todas as fases que um esportista pode chegar dentro de sua especialidade. Foi jogador, depois treinador, pouco adiante treinou a seleção e agora preside um dos times mais importantes da Argentina.

    Quero dizer que DAP conhece muitas e muitas histórias sobre Don Julio e sua interminável gestão afiana. Acho que ele sabe – e vocês também devem imaginar que ele sabe – de muita coisa sobre bastidores e ações deste verdadeiro Capone. Muito me admira que ele vá até a sede da AFA pra pedir a renúncia de Grondona pela arbitragem de domingo passado.

    Acho que DAP tem outros motivos para pedir a deposição, mas um mau jogo de um árbitro me parece um despropósito. Ele quer jogar pra torcida, colocando-se numa posição confortável, já que se novos erros voltarem a ocorrer, ele vai dizer que é perseguido.

    é apenas minha impressão.
    Abrç!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.