Arquivo

“Não vai ser fácil para o River voltar a Primeira”, diz jornalista

De Buenos Aires – Logo após o fim da partida, o Futebol Portenho conversou com alguns jornalistas argentinos para explicar como seria a situação do River Plate a partir daquele momento. Ainda nas tribunas de imprensa, o jornalista Juan Manuel, setorista da Rádio AM 1280, delineou vários fatores deste descenso e só não falou mais por conta dos objetos jogos pela torcida contra imprensa, que fez todos dispersarem.  Confira:

Futebol Portenho: O que significa a ida do River para a B Nacional, não só para a instituição, mas também para o próprio futebol argentino?

Juan Manuel: É uma tristeza, porque é um clube grande que nunca foi para B Nacional. Mas, isso foi por conta das péssimas equipes que jogaram nos últimos anos culminou com o rebaixamento. E para mim, foi justo porque foi uma das piores equipes do campeonato. É uma pena por que vai faltar um River Plate na primeira divisão, tanto para os torcedores, como também para a própria instituição.

FP: Grande parte da Argentina torce pelo River. Já caiu a ficha para esses torcedores de que o time não jogará a Primeira ou vai demorar um pouco?

 

JM: Os torcedores do River não vão assimilar fácil. Amanhã (hoje) os que trabalham, os que vão para a escola vão sofrer. Muitos dizem que um ano, um time consegue subir com facilidade, mas temos como o exemplo o Rosario Central que foi no ano passado e não conseguiu voltar. Para conseguir voltar, precisa arrumar muitas coisas. Pelo futebolístico, ao fim da partida se viu que o Belgrano conseguiu o acesso justamente porque River não soube ganhar de uma equipe de segunda categoria. Vai ser muito difícil subir, porque é um torneio muito complicado. Tem que mudar muita coisa internamente, quitar as dividas com o plantel para conseguir subir em um ano.

FP:No Brasil aconteceu algo parecido quando o Vasco caiu foi justamente com um ídolo, no caso o Roberto Dinamite. Aqui, aconteceu o mesmo, com Daniel Passarella, mas a torcida não se mostrou em nenhum momento ao lado dele…

JM: Ele é o que menos tem culpa, mas tem a sua parcela sim. Tomou decisões ruins quando a escolha dos técnicos, não trazer reforços para essa temporada foi um erro muito grande. Agora vamos ver como ele irá responder, porque muitos dirigentes pedem a cabeça dele. Mas, acredito que ele tem que seguir ajudar o clube a voltar ao que era, pois seja em que divisão esteja, o torcedor merece outra coisa.

FP: Mas, a grande responsabilidade não é das comissões diretivas anteriores?

JM: Com certeza. Aguillar foi um dos culpados por deixar o River nesta situação. Conseguiu a proeza de ser campeão do Clausura 2008 e ser último do Apertura do mesmo ano. Foi um dos que mais roubou do clube. Hoje, financeiramente, o clube está saqueado, com uma equipe cheia de juvenis justamente por isso. E eles, infelizmente, não estão a altura de ajudar o time a ser campeão ou evitar o descenso. Mas, Passarella também tem as suas responsabilidades sim.

FP: É verdade que o River pode perder muitos jogadores por conta de dívidas financeiras (dívida chega a 23 milhões de pesos)?

JM: Amanhã é bem provável que muitos jogadores vão a AFA reclamar da dívida e também pedirão a rescisão do contrato junto a associação de jogadores de futebol profissional. Mas, não acho que seja o momento correto para se fazer isso, eles não devem se expor um dia após o que aconteceu. Mas, também muitos jogadores vão sair do clube, como é o caso do Pavone (sem contrato), Carrizo (voltará a Lazio), vamos ver o que acontecerá com a situação de Maidana (o clube deve parte do pagamento ao ex-clube do jogador), se Lamela será vendido.

FP: Almeyda vai jogar a B Nacional e tentar ajudar o clube a recuperar sua dignidade?

JM: Acho muito difícil que ele continue. No início do ano disse que jogaria apenas seis meses, e neste semestre terminou a temporada muito mal fisicamente. É uma pena, porque ele é um monstro, um jogador que merecia outro final em sua carreira. Todos torcedores esperam que o convençam, mas é muito difícil. Acredito que o seu futuro será no corpo técnico, não mais jogando.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.