Especiais

Atlanta x Chacarita: um verdadeiro clássico na B Nacional

Aqueles que acham que a maior atração da B Nacional 2011/12 é a presença do River Plate precisam ter um olhar mais sensível à história do futebol argentino. A competição, na verdade, possibilita o encontro de velhos rivais, retomando no século XXI um grande clássico de bairro.

Estamos falando do jogo Atlanta contra Chacarita Juniors, que será realizado neste sábado dia 10. É a primeira vez que os dois rivais se encontram no século XXI. O último jogo entre eles foi em 1999: um empate em 2 a 2 válido pela B Nacional de 1998/99. Fora o encontro de número 126 no futebol profissional. Até o momento são 34 vitórias do Atlanta, 38 empates e 54 vitórias do Chacarita.

Assim, vale a pena conhecer um pouco da história do início  tanto de Atlanta (15º colocado, 3 pts) como do Chacarita (17º, 3 pts), que resume bem o início da rivalidade:

Atlanta

A cidade de Buenos Aires, por causa de seus café, bares, bordéis e casas de tango, é sempre lembrada enquanto uma cidada de boêmios. Assim, não é de se assutar que há uma equipe de futebol da cidade com esse apelido: o Club Atlético Atlanta, do bairro de Villa Crespo.

Era 12 de outubro de 1904. Vários jovens festejavam o Día de la Raza, que comemora o descobrimento da América através do avistamento de terra, em 1492, do marinheiro Rodrigo de Triana sob o comando de Cristóvão Colombo.

Esses rapazes resolveram fundar o Atlanta Athletic Club. As razões para a escolha do nome Atlanta são desconhecidas. Uma teoria bem aceita é aquela que postula que foi uma homenagem à cidade norte-americana que tinha sofrido um terremoto alguns meses antes. Outra postula que um barco norte-americano com esse nome chegou na Argentina para prestigiar a posse de Manuel Quintana enquanto presidente da Argentina.

Outra lenda cerca a escolha das cores da camisa do Atlanta que é listrada em azul e amarelo. A mais aceita dessas teorias é que esse padrão de cor era o mais comum de ser visto nos toldos de lojas comerciais dos bairros de Buenos Aires, fazendo que a equipe criasse um laço de identificação com essa classe.

Aliás, os comerciantes sempre foram uma figuras principais no Atlanta. Um exemplo claro disso é que o dono da casa onde o Atlanta foi fundado, Tomás Elías Sanz, era comerciante e fez parte da primeira comissão diretiva da agremiação. E o bairro de Villa Crespo é um tradicional reduto em Buenos Aires para a comunidade judaica, bastante relacionada ao empreendorismo. O estádio do Atlanta tem o sugestivo nome de Don León Kolbowski, ex-presidente seu.

No entanto, apesar de terem muitos comerciantes em seus quadros, o Atlanta recebeu o apelido de Los Bohemios (“Os Boêmios”), algo mais vinculado às atividades culturais do que às capitalistas. Na verdade, esse apelido surge não pelas atividades noturnas de seus membros, mas sim pelo fato da equipe não ter um estádio fixo em seus primeiros anos.

Chacarita Juniors

Dois anos mais tarde – exatamente em 1º de maio de 1906 -, Villa Crespo ganha mais um clube de futebol. Em uma biblioteca socialista (há quem diga que era anarquista, ou até mesmo a sede da 17ª seção do Partido Socialista na Argentina) situada na fronteira do bairro com o de Chacarita, é fundado o Chacarita Juniors.

Suas três cores tricolores (vermelho, branco e preto) são em homenagem aos ideais políticos: o vermelho da revolução, o branco da pureza e o negro do luto da morte. A camisa chegou a ser mencionada pelo célebre escritor Roberto Fontanarrosa como o uniforme mais distintamente belo de um clube argentino (e Fontanarrosa era torcedor do Rosario Central, que tem roupa similar à do Atlanta). O apelido de Funebreros se deve ao fato do Chacarita ter seu nome principalmente enquanto bairro vinculado ao maior cemitério do país, onde jazem Carlos Gardel e Ástor Piazzolla, dentre outros.

No entanto, só se encontraria contra o Atlanta em 1927: 2 a 0 para o Chacarita. Aliás, entre os anos 1930 e os anos 1940, as duas equipes foram vizinhas de porta com as duas canchas situadas na calle Humboldt. Os tricolores levam vantagem: além do melhor retrospecto nos clássicos (59 vitórias contra 37 dos Bohemios), têm um título na elite, em 1969, enquanto o rival não possui nenhum. Curiosamente, naquele mesmo ano o Atlanta também poderia ter sido campeão: foi o vice da Copa Argentina.

O Chacarita também se orgulha de ter despontado os dois primeiros jogadores usados pela seleção argentina a partir do futebol europeu: o zagueiro Ángel Bargas (Nantes, 1972), também o jogador mais vezes usado pela Argentina como funebrero (16 vezes entre 1971-72), e o goleiro Daniel Carnevali (Las Palmas, 1973), provavelmente o mais famoso vira-casaca da rivalidade; foi do Atlanta em 1969, justamente enquanto o Chaca era campeão, e depois foi ao rival. Ambos foram titulares na Copa 1974.

Outros doblecamisetas que merecem menção são os meias Juan Carlos Puntorero e Juan Gómez Voglino, ambos campeões tricolores em 1969. Puntorero havia passado seis anos no Atlanta antes, na melhor época do rival, o início dos anos 60, quando o Bohemio costumava ficar entre os quatro primeiros, e foi titular no funebrero campeão. Acabou um raro querido nos dois.

Já Gómez Voglino, reserva em 1969, foi depois ao rival. Virou simplesmente o maior artilheiro profissional do Atlanta, sendo goleador máximo do nacional de 1973, exatamente a melhor e última boa campanha auriazul (terceiro). Há ainda o caso de Juan Carlos Lorenzo, técnico que pôs o Atlanta pela última vez na elite, vencendo a segundona de 1983 na qual o segundo a subir foi justo o Chaca – clube em que Lorenzo (técnico da Argentina nas Copas de 1962 e 1966) se formara como jogador, nos anos 40.

Um dos fatos curiosos é que 3/4 das partidas realizadas do Clásico de Villa Crespo foram realizadas na Primeira Divisão. Isso só torna essa edição da B Nacional mais atraente ainda.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

12 thoughts on “Atlanta x Chacarita: um verdadeiro clássico na B Nacional

  • Rafael-FLU

    Parabéns pelo site!

    Infelizmente no BR as informações sobre o futebol argentino são escassas e de péssima qualidade, é bom ter um site que nos traga esse tipo de informação mais aprofundada.
    Na minha opinião o aspecto mais interessante do fut. argentino é q identificação dos bairros de Buenos Aires com determinados clubes, como ocorre com o Chacarita, Atlanta, Nueva Chicago, All Boys, Arg. Jrs. e por aí vai.

    São equipes que no Brasil certamente teriam o mesmo fim de Madureira, Olaria, Bonsucesso e afins… Clubes tradicionais, que não têm mais torcida e vivem na penúria. Talvez a única exceção seja o Juventus da Mooca, que apesar de viver na penúria e nas divisões inferiores, tem uma torcida fiel e apoio do bairro.

  • Frederico

    Ótimo post…. mais uma vez…. parabéns!!!

    Aqui no Brasil, clubes de cidades do interior que teriam que serem fortes pelo menos em torcida, desaparecem e tendem a ficar cada vez menores… muito disso por culpa da enorme mídia a favor dos clubes grandes.

    No meu caso, no RS, a dupla grenal abocanha quase que a totalidade dos torcedores gaúchos… fazendo com que clubes tradicionais tenham que fazer milagres para continuar ativos… caso de Caxias e Juventude, Brasil e Pelotas, Guarany e Bagé, Novo Hamburgo e Aimoré, Santa Cruz, Esportivo, Veranópolis, Ferro Carril, Farroupilha, Glória, Cruzeiro, São José, Inter-SM, Guarani-VA, etc.

  • Marcos Leal

    O Rafael é um grande professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.