Arquivo

Acesso Metropolitano: líderes se consagram na B Metro e na Primeira C; na D, equilíbrio

Elenco do Temperley, antes da partida com o Estudiantes Caseros
As partidas da rodada do acesso metropolitano foram importantes para definir o bom momento de algumas equipes e o ajuste que pouco a pouco algumas outras vão conseguindo. Na B Metro as coisas continuam boas para o líder Brown de Adrogué e para o vice-líder Colegiales; o Platense se aproximou e promete esquentar a disputa. Na Primeira C o UAI Urquiza deu mais uma demonstração de força ao vencer fora de casa e mostrar quem que de fato dá as cartas na Categoria. Na Primeira D os destaques são dois: a vitória do Riestra sobre o Fénix e o incrível equilíbrio que marca a Categoria até aqui.

Primeira B Metropolitana

Os destaques da Categoria continuam sendo o Brown de Adrogué e seu fiel perseguidor, o Colegiales. Ambas as equipes conseguiram grandes resultados na rodada e pouco a pouco vão se distanciando das demais. A briga é boa, mas parece ser mesmo dessas duas equipes somente. Na rodada, o Platense voltou a vencer e ostenta a terceira posição. Contudo, a equipe de Vicente López, que venceu em casa o Barracas por 1×0, não parece dispor da mesma condição técnica dos dois ponteiros.

Atuando fora de casa contra o Defensores de Belgrano o Brown não realizou uma partida brilhante, mas equilibrada o suficiente para vencer o Dragão por 1×0. Além das diversas fotos que os jogadores de Adrogué tiraram junto com el Burrito Ortega, os visitantes chegaram por oito vezes ao arco do Denfe com chances de marcar o gol. Fez um. Já o Dragão teve apenas duas chances, e embora tenha acertado a trave em uma delas, não foi páreo para a equipe líder da competição.

O Colegiales não ficou atrás. Com seu acanhado estádio lotado, o vice-líder da competição realizou uma de suas melhores apresentações até aqui. No final o 4×2 diante do San Telmo foi pouco para refletir o que ocorreu em campo. Com a vitória o Cole não permitiu que o Brown se distanciasse na tabela. Além disso, colocou quatro pontos à frente do Calamar, que é o terceiro colocado.

A próxima rodada reserva um encontro interessante entre o líder e o Calamar de Vicente Lopez. A partida será televisionada pela Tyc Sport e terá cobertura pela internet, o que permitirá (principalmente ao público brasileiro) que se conheça um pouco de como joga o maior vencedor do atual futebol argentino. O encontro está confirmado para sábado às 13h00. Veja abaixo os demais resultados da rodada:

Sarmiento 1×0 Lamadrid; Almagro 0x0 Los Andes; Tristán Suárez 1×0 Acassuso; Nueva Chicago 1×0 Flandria; Comunicaciones 1×0 Saportivo Italiano; Temperley 0x0 Estudiantes Caseros.

Classificação:

Brown Darogué: 24 pontos; Colegiales: 20 pontos; Platense: 16 pontos; Estudiantes: 16 pontos; Comunicaciones: 15 pontos; Sarmiento: 14 pontos; Deportivo Armenio: 14 pontos; Villa San Carlos: 13 pontos; Nueva Chicago: 12 pontos; Acassuso: 11 ponos; Los Andes: 11 pontos; Tristán Suárez: 10 pontos; Flandria: 9 pontos; Deportivo morón: 8 pontos; Temperley: 9 pontos; Almagro: 8 pontos; Lamadrid: 5 pontos; San Telmo: 4 pontos; Sportivo Italinao: 3 pontos.

Primeira C

O destaque vai novamente para o UAI Urquiza, que venceu o Argentino de Merlo por 3×1 em pleno Merlo Norte e se manteve na ponta da competição. O segundo colocado é o Central Córdoba, que também venceu e se projeta como o real perseguidor do Urquiza. O terceiro colocado é o Midland, que venceu fora de casa o Sacachispas por 2×0.

Parece impossível aos adversários da Categoria que consigam uma vitória sobre o UAI Urquiza. A equipe que ainda não perdeu na Categoria parece que cada vez melhora o seu rendimento. Na cancha, apresenta sempre um futebol prático e com a ocupação ordenada de todos os espaços. Na proposta, o que vale é não levar o gol e fazer um ou outro, como sempre ocorreu na temporada. No encontro com o Argentino de Merlo o líder saiu vencendo com um gol de Coria aos 37 minutos do primeiro tempo. Logo no início do segundo, o conjunto local empatou com Federico Lousa. Então quando o cotejo parecia que terminaria empatado (o que faria justiça ao que foi o encontro), e faltavam apenas quatro minutos para o fim, o visitante marcou o segundo gol com Oscar Milano. Desesperado por ver o empate escapando de suas mãos o Merlo se desguarneceu de sua defesa e levou o terceiro gol aos 48 minutos, novamente com Jorge Coria. Ou seja, se a partida terminasse empatada estaria tudo bem para o Urquiza, como porém surgiu a possibilidade de chegar à vitória os seus atacantes não titubearam. Assim o jogo prático e racional do líder conseguiu mais um importante triunfo na competição.

Outro destaque foi a vitória do Central Córdoba em Rosário por 2×0 sobre o Berazategui. Novamente o Charrúa vem fazendo uma ótima campanha dentro de campo, enquanto os seus cartolas só fazem besteiras fora dele. Veja abaixo os demais resultados da rodada:

Cambaceres 0x0 Talleres; San Miguel 0x0 Laferrere; Dock Sud 0x1 Villa Dalmine; El Porvenir 2×2 L.N. Além; J.J. Urquiza 0x1 Liniers; Defensores Unidos 1×1 Excursionistas; Lujan 0x0 Deporivo Español.

Classificação:

UAI Urquiza: 20 pontos; Central Córdoba: 16 pontos; Midland: 15 pontos; Excursionistas: 14 pontos; Villa Dálmine: 13 pontos; Berazategui: 12 pontos; Dock Sud: 11 pontos; J.J.Urquiza: 10 pontos; Liniers: 10 pontos; Deportivo Español: 10; El Povenir: 9 pontos; Talleres: 9 pontos; L.N. Além: 9 pontos; Defensores Unidos: 8 pontos; Laferrere: 8 pontos, Cambaceres: 8 pontos; Argentino de Merlo: 8 pontos; San Miguel: 6 pontos; Sacachispas: 5 pontos; Luján: 4 pontos.

Primeira D

No encontro entre os primeiros colocados da competição deu Riestra por 1×0 sobre o Fénix. Desta forma, o Riestra fica isolado na primeira posição enquanto o Fénix cai para a quarta. A rodada foi recheada de jogos difíceis e com muito drama. Muitas delas foram decididas apenas nos minutos finais. Assim foi a vitória do Cañuelas sobre o Lugano por 2×0. Os gols ocorreram somente aos 44 e 45 minutos da segunda etapa. Resultado importantíssimo para los Tamberos que alcançaram o segundo posto de uma competição que é a mais equilibrada e difícil dos últimos tempos.

Outro que sofreu na rodada foi o Deportivo Paraguayo. Atuando diante de sua torcida, o conjunto do bairro de Montserrat só venceu com um gol de Gutierrez aos 44 da etapa final. Resultado que levou a equipe à quinta posição. Apenas dois pontos separam o segundo colocado do nono, o que mostra o equilíbrio da Categoria até aqui. Veja abaixo os demais resultados:

Claypole 1×0 Juventud Unida; Barraracas Bolívar 0x0 Atlas; Victoriano Arenas 1×0 Centro Español; Ituzaingó 1×0 Argentino de Quilmes; Muñiz 3×1 Yupanqui; Central Ballester 1×3 San Martín Burzaco; Riestra 1×0 Fénix.

Classificação:

Riestra: 14 pontos; Cañuelas: 11 pontos; Argentino de Quilmes: 10 pontos; Fénix: 10 pontos; Claypole: 10 pontos; Deportivo Paraguayo: 10 pontos; San Martín Burzaco: 9 pontos; Dentro Español: 8 pontos; Victoriano Arenas: 8 pontos; Atlas: 7 pontos; Muñiz: 7 pontos; Argentino de Rosário: 6 pontos; Lugano: 6 pontos; Barracas Bolívar: 6 pontos; Ituzaingo: 6 pontos; juventude Unida: 5 pontos; Yupanqui: 5 pontos; Central Ballester: 4 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.