Arquivo

Blog FP: uma derrota esperada

Perder para o Brasil fora de casa não é algo que envergonhe ninguém. Muito menos uma partida com tais características, em um momento em que a liga brasileira é claramente superior à Argentina. O que cabe avaliar é o que esses amistosos podem dizer sobre o presente e apontar para o futuro da albiceleste.

Sabella fez o que deveria. Tinha zagueiros lentos, cuja possibilidade de aproveitamento na seleção principal é nula (ainda que Sebá Dominguez e Leandro Sesabato sejam bons zagueiros de clube, mas a própria idade joga contra). Corretamente os protegeu, envolvendo-os com dois laterais e uma linha de 3 volantes. No primeiro o tempo o sistema funcionou, e o Brasil pouco ofereceu de risco aos argentinos. No entanto, o contra-ataque era inoperante. Os volantes saíam pouco, e Montillo jogava demasiado à frente, como segundo atacante, e o jogador cruzeirense e Viatri ficavam demasiadamente isolados, longe da linha de meio campo. O que foi frustrante para brasileiros e argentinos que queriam ver Montillo com a camisa da seleção de seu país.

No segundo tempo, Sabella modificou o posicionamento de forma correta. Fernandez foi adiantado, se juntando a Montillo em uma linha de apoio a Viatri. Pillud e Papa viraram alas de verdade, formando uma linha com Canteros e Guinazu, configurando o 3-4-2-1 que o treinador havia utilizado com sucesso no Estudiantes campeão do Apertura 2010. No entanto, antes que o sistema pudesse funcionar, o Brasil saiu na frente, obrigando a Argentina a sair para o jogo, configurando a partida que o Brasil desejava.

De toda forma, Sabella fez um bom trabalho. Tinha em mãos um time inferior com zagueiros lentos, e conseguiu enfrentar uma equipe mais forte e de ataque insinuante em pé de igualdade durante 140 minutos. A grande questão é se o treinador conseguirá fazer o mesmo trabalho de alto nível na seleção principal, quando terá de lidar com zagueiros que não são exatamente rápidos e uma oferta excepcional de jogadores do meio para frente. Afinal, jogar defensivamente quando se tem as opções ofensivas de Sabella é algo impensável.

Individualmente, é pouco provável que muitos atletas que participaram dos confrontos contra o Brasil sejam aproveitados na seleção principal. Canteros esteve muito bem, e deve ser considerado uma opção por Sabella. Burrito Martinez atuou muito bem na primeira partida até se lesionar, mas atua em um setor onde abundam opções de altíssimo nível. Pouco querido pela própria torcida do Vélez, Augusto Fernandez aproveitou bem as oportunidades, e talvez possa brigar por uma vaga. Pillud e Papa não brilharam, mas seguem na luta para se transformar em opções para a lateral. Orión pode sonhar com a vaga de terceiro goleiro.

Os atletas que jogam no Brasil não tiveram sorte. Guiñazu teve atuação fraca, e Bolatti entrou em um momento ruim, quando a Argentina já perdia e era envolvida pela seleção brasileira. A grande dúvida reside em Montillo. A atuação do jogador cruzeirense era aguardada com expectativa, mas resultou em decepção. É seguro que o esquema atrapalhou o jogador, mas a incógnita é em que medida a atuação de hoje atrapalhou suas chances futuras na seleção principal. A resposta reside em saber o quanto da má atuação de Montillo será creditada ao próprio jogador ou à situação adversa.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

9 thoughts on “Blog FP: uma derrota esperada

  • Ramires

    Discordo dos elogios ao sabella.
    Acho que ele convocou errado. Um combinado velez + estudiantes num momento em que os dois times estão mal, caindo nas tabelas…não faz sentido.

  • Marcos

    concordo em 99% os comentários, exceto com relação ao Montillo.
    Na minha opinião foi, disparado, o melhor hermano em campo.
    Obviamente se atuar como meia, deverá ter pela frente que disputar vaga com Messi, aí sinceramente não dá p ele…
    mas pensando numa configuração com Pastore fazendo ligação com o ataque, acho q pode ser um enganche, substituindo Pastore que, até então sequer teve oportunidades como titular.

  • Marcus Vinicius

    Concordo tambem em quase todo o texto…
    Menos com relação ao Montillo
    Pra mim foi o melhor jogador argentino em campo, lutou, tentou abrir espaços
    a questão é que não tinha alguem para jogar junto com ele na frente…
    Sabella deveria olhar melhor não só para ele como tambem ao D’lessandro, Lanzini, e ao próprio Montillo que hoje são titulares absolutos aqui no Brasil…
    E claramente tambem mostra a superioridade do campeonato brasileiro em relação ao Argentino. Acho que deveria mudar o regulamento, a fórmula de disputa, pois como está, fica dificil revelar um grande jogador dentro do país. Não se tem tempo nem pasciência com quem está surgindo hoje no futebol argentino.

  • Willian Alves de Almeida

    Perfeita a análise, em todos os aspectos, incluindo Walter Montillo.

  • Débora

    Concordo com a análise do jogo. Mas ontem o Brasil mostrou uma superioridade no futebol, inclusive no segundo tempo.
    Na minha opinião Sabella nao foi feliz na convocação, e Montillo foi o melhoor jogador argentino em Campo.

  • Paulysthynhah Priide

    Montillo já merece ser titular da Seleção principal jogou muito.
    Mal dita hora q conca foi pra China se ñ seria outro destaque da partida

  • cleibson martins

    montillo quando esta jogando bem ,e disparado o jogador sulamericano com caracteristica mais proxima do iniesta ,assim como no brasil hernanes é o que mais se assemelha ao xavi ,so quem não entende de futebol é que não vê isso!!! montillo joga muito mais que lavezzi!!

  • Marcos

    Montillo joga como um enganche, chegando bem na área e fazendo gols.
    Acho q disputa vaga com Pastore – este com mais qualidade.

  • Raulinson josé

    Discordo do texto em quase tudo,acho que usar o Montillo avançado como um segundo atacante foi uma prova de preocupação excessiva em defender-se,mesmo sabendo das limitações do elenco argentino.Se você já tem 3 zagueiros,2 laterais,você deve ter no mínimo 1 enganche e 2 atacantes,caso contrário,levará sufoco e não terá alternativas para sair para o jogo.
    O mais coerente seria utilizar Montillo, Mouche e Viatricom Guiñazu e canteros ou fernadez protegendo a defesa.
    Viatri ficou isolado e não houve aproximação dos homens de trás.Sabella tem que entender que no futebol só se ganha atacando e não só pensando em defender-se.
    Sinto pena do Messi porque ele vai olhar para o lado e ver 3 zagueiros,2 laterais e 2 volantes como Sosa e Mascherano,além do inconpatível Di Maria, e vai ter que recuar o tempo todo para criar as jogadas.
    Estou preocupado com a visão conservadora do Sabella.
    Montillo joga de olhos fechados em qualquer seleção que a argentina montar porque ele,assim como pastore,só precisa de uma chance para se firmar como titular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.