Arquivo

Surpresas da Copa Argentina: Club Deportivo Guaymallén

O Club Deportivo Guaymallén, de Mendoza, é uma das grandes surpresas da Copa Argentina. Isto porque a equipe do Torneio Argentino B (quarta divisão para os clubes do interior do país) venceu todos os confrontos fora de casa, diante da torcida rival e demonstrando personalidade, força de conjunto e muita disposição anímica. Agora terá pela frente o Deportivo Merlo, em San Juan. Se passar poderá se deparar com o Estudiantes de La Plata. Contudo, um acaso, anterior à Copa Argentina, é um dos responsáveis pela presença da equipe na Copa. Vejamos um pouco de sua campanha até aqui no torneio em que o pequeno Cacique mendocino já faz história.

A humildade como postura dentro de campo é uma das armas que levou o clube de Mendoza a chegar à fase final da Copa Argentina. Além desse aspecto vale destacar a serenidade de seus dirigentes, os projetos de reestruturação e de crescimento de um clube que existe há 93 anos, mas que somente nas duas últimas décadas é que tem dedicado ao futebol o espaço merecido.

Fato notável no clube foi a ideia de canalizar a insatisfação social da década de 90 para o apego das pessoas ao velho Cacique mendocino. E o esporte que conduziria essa proximidade com as pessoas seria justamente o futebol. A velha dicotomia entre clube social e de futebol acabava. De lá para cá o Guaymallén só cresceu. Ganhou em 2000 seu primeiro título importante, a Liga Mendocina de futebol. Depois, voltou a ganhá-la em 2002, 2004 e 2005. Hoje em dia, faz parte de uma série de equipes do interior argentino que está deixando de lado o complexo de clube insignificante do futebol nacional.

Porém, o que as pessoas pouco sabem é que o Guaymallén não era sequer para estar na Copa Argentina. O clube disputava o Torneio do Interior até meados de 2011. Deveria estar neste Torneio também agora, o que o impediria de participar da Copa. Porém, o Consejo Federal, órgão da AFA que cuida do acesso do interior, resolveu fazer uma reestruturação no Argentino B. Doze equipes do Argentino C foram convidadas para a composição do novo torneio, que passaria a ser disputado por 60 equipes e não pelas 48 previstas anteriormente. O Deportivo Guaymallén foi uma das convidadas e não decepciona na Categoria, é o terceiro colocado na Zona 7 do torneio.

Desempenho na Copa Argentina

Na primeira partida, o Cacique se deparou fora de casa com o Huracán Las Heras. Venceu por 2×1 graças aos gols de Marcos Báez e Federico Inestal. O resultado era inesperado até pelos hinchas do Cacique, já que o Globo era uma equipe do Argentino B e o Guaymallén, na prática, pertencia ao Torneio do Interior, assim como a sua teórica estrutura. Mesmo atuando com quase todo o estádio torcendo para o Globito, o Cacique conseguiu a vitória de virada e passou à segunda eliminatória.

Na segunda eliminatória se deparou com o Deportivo Maipú, também fora de casa. Venceu por 1×0 com um gol de Victorio Martiní, aos 46 minutos da primeira etapa. Para este confronto, 500 hinchas do Cacique foram à cancha do Maipú apoiar sua equipe. Sofreram muito na segunda etapa a pressão do rival. Porém os hinchas atuaram como se fossem mais um homem a trancar o campo de defesa do Cacique. O resultado já era um feito histórico. Contudo, o Guaymallén queria mais. E conseguiu. Atravessou o país até a distante província de Río Negro para a última eliminatória diante do Deportivo Roca. Dessa vez atuou diferente. Mais confiante, depois de passar por duas eliminatórias, foi a General Roca com a estratégia de se fechar na primeira etapa e buscar o gol da vitória na segunda. Quase conseguiu, mas o embate terminou igualado em zero. Nas cobranças de pênaltis, porém, venceu o rival por 4×1 e se colocou entre os finalistas da Copa Argentina. Um feito extraordinário para a pequena equipe da Grande Mendoza. Na cancha do Roca, cerca de 100 abnegados torcedores estavam presentes para o apoio incondicional ao seu clube do coração.

O adversário da vez será o Deportivo Merlo. A partida está marcada para 07 de dezembro no Estádio Bicentenário de San Juan. O Merlo é uma equipe de duas categorias acima do pequeno Cacique mendocino. Isto não é pouca coisa no futebol nacional. Além disso, embora não seja uma equipe grande, el Delpo é um dos clubes mais organizados do futebol metropolitano. O que dificulta ainda mais a tarefa do Guyamallén. Mas até agora os comandados do técnico Villafañe souberam como poucos tirar proveito de sua condição de pequeno. Se vão surpreender novamente não se sabe. É provável que não. Mas convém não desprezar uma instituição do mais remoto interior argentino que consegue chegar na situação que chegou. A mídia de todo o país estará de olho no pequeno Cacique de Mendoza. Ninguém no mundo tem noção do que isso pode significar para o clube, para seus jogadores e para o seu grande patrimônio, os seus hinchas abnegados e fieis.

Ficha

Fundação: 18 de agosto de 1918
Sede: Ciudad de Rodeo de La Cruz, Grande Mendoza, Argentina.
Estádio: Hugo Pedro Alastra, com capacidade para 5.000 pessoas
Títulos: Liga de Mendoza de 2000, 2002, 2004 e 2005
Categoria: Torneio Argentino B (Zona 7)

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

One thought on “Surpresas da Copa Argentina: Club Deportivo Guaymallén

  • Mikael

    Sempre textos interessantes no site. Este é mais um; de grande valor informativo. A informação se enriquece quando subverte; quando resgata uma grande notícia de coisas simples. Assim que vejo essa matéria, assim como vi a outra sobre o Riestra. A matéria sobre o Corbatta já é notícia que vale por si; é coisa grande e fora da perspectiva que acabo de comentar. Mas também é genial por pelo que informa e pelo jeito como informou. Parabéns à equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.