Arquivo

Blog FP: Crise é culpa dos jogadores. Mas, sobrará para Sabella

Depois de uma boa conversa com alguns amigos no twitter, a respeito da atuação da Seleção Argentina, decidi acompanhar com um olhar ainda mais crítico a partida contra a Bolívia, na tarde desta sexta-feira, que terminou num fraco 1-1. O ponto da questão era se após as duas partidas Alejandro Sabella era culpado e se realmente há uma crise na Albiceleste.

A Argentina foi amplamente dominante. As únicas deficiências estavam por conta de Ricardo Alvarez e Javier Pastore, prejudicados por não jogarem em sua posição. Isso sem contar a defesa. Lionel Messi tentava buscar o jogo, mas falhava em suas individualidades – aquela que foi recentemente questionada quando ficou três jogos sem marcar gols no Barcelona.

Mesmo assim, Pastore colocou uma bola na trave e Higuaín fez dois gols. Mas, as decisões de Carlos Vera culminaram para o resultado final. Lei da vantagem é uma dos critérios mais falados com os árbitros, isso desde o início dos cursos. Mas, isso foi deixado de lado pelo juiz da partida desta sexta. O que é inadmissível para um confronto FIFA na América do Sul.

O primeiro lance, Lionel Messi sofreu falta e a bola sobrou nos pés de Higuaín, que fuzilou o gol. Não adiantou reclamar. O juiz assinalou falta no jogador argentino. Na cobrança, a bola foi na barreira (no rebote, Messi ainda deu um daqueles passes curtos a lá Willians, do Flamengo, nos pés do rival). 1-0 moral. Minutos mais tarde, Higuaín recebeu em posição legal dentro da área e mais uma vez a arbitragem errou. Assinalou um impedimento raro, onde o jogador do Real Madrid estava com no mínimo 50 cm em posição legal. 2-0 moral.

Mas, resultado moral não conta. Mais do que isso: isso pode abalar um time, principalmente quando se tem um zagueiro como Martin Demichelis como líder da defesa. Renegado por Batista, o jogador ganhou nova chance com Sabellla apesar do pífio Mundial. Demichelis foi brincar justo na frente do único boliviano com chances de decidir o jogo – Marcelo Moreno (chamado de Martins pelos argentinos) – fez um belo gol, deixando não só o fraco defensor no chão, como também Burdisso.

O lance foi definitivamente m balde de água fria, pois a Argentina, apesar das falhas táticas, era superior, mas não conseguia furar a retranca boliviana. O único que conseguiu foi Lavezzi, quatro minutos depois do gol de Moreno – admito que o tempo mental foi de quase meia-hora. Com o gol, a Argentina manteve no sistema ofensivo, mas, falhava. Messi, quando se precisou, sumiu. Antes, proporcionou lances que fez Pelé rir em algum lugar do mundo ao finalizar de maneira de maneira pífia. Lavezzi chamou o jogo pra si, mas não conseguiu resolver.

Onde quero chegar com tudo isso? A Argentina não jogou mal. Foi prejudicada pela arbitragem. Tem um defensor que faz com que Weliton e Xandão sejam craques. Sabella tem sua parcela de culpa por escalar errado Ricky Alvarez e Pastore, mas não é o responsável. Messi até jogou bem, mas sumiu quando um craque deve aparecer.

A Argentina está em crise? Perder para Venezuela e Bolívia, as piores seleções da América do Sul são fatos inaceitáveis, mas não é para se colocar em xeque a situação do treinador e sim dos jogadores. Vejamos como a Seleção irá se portar contra a Colômbia, em Barranquilla, às 19h (de Brasília). Certamente essa partida será essencial para definir o futuro de alguns jogadores na Albiceleste. O certo é que Sabella também terá de rever os seus conceitos a partir das próximas convocações, deixando de lado o coração pincharrata. Pois, a solução para a vaga de Demichelis e Mascherano, certamente não está com Desábato e Braña.

Atuações
Romero (6): não teve culpa no gol e evitou o pior em determinados contra golpes.
Zabaleta (5): apoiava bem, mas não cruzava. Além disso, deixava um buraco na defesa.
Demichelis (0): Inseguro desde os primeiros minutos de jogo e falhou no gol da Bolívia.
Burdisso (4): jogando ao lado de Demichelis, qualquer zagueiro se mostra falho.
Clemente (7): grata surpresa. Apoiou bem, marcou bem e foi um dos melhores em campo.
Gago (7): controlou o meio campo e mostrou-se o 5 ideal de Sabella.
Mascherano (3): precisa ser testado como defensor. Parece que perdeu as características de volante.
Ricky Alvarez (3): fora de posição, não jogou bem. Errou vários passes e não rendeu.
Pastore (6): também fora de posição. Colocou uma bola na trave e no último lance, isolou.
Messi (5): Jogou bem por 75 minutos, mas muito individualista. Sumiu quando se precisava dele
Higuaín (6): Marcou dois gols, mal anulados pela arbitragem
Lavezzi (6): Entrou bem, chamou o jogo pra si e mostrou que pode ser titular, após a péssima Copa America
Sosa (0): Sem tempo para ser analizado.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

5 thoughts on “Blog FP: Crise é culpa dos jogadores. Mas, sobrará para Sabella

  • Sergio

    A CONVERSA COM SEUS AMIGOS, DEVE TER LHE AFETADO A COERÊNCIA TEXTUAL !!! VOCÊ DIZ QUE SABELLA NÃO TEM CULPA, E NO MESMÍSSIMO TEXTO VOCÊ DIZ: …” Renegado por Batista, o jogador ganhou nova chance com Sabellla apesar do pífio Mundial….. ORA, ORA, QUEM É O RESPONSÁVEL PELA ESCALAÇÃO DO DEMICHELLIS !?!?!?!?! O ANDERSON SILVA ? O NEM DA ROCHINHA ? OU O STEVE JOBS ??? NÃO, É O SR. ALEJANDRO SABELLA……

  • Sergio,

    Obrigado pela audiência.

    O Demichelis foi convocado sim pelo Sabella sim, mas o responsável direto não é o treinador. Ele não está em campo para fazer as bobagens que o jogador fez. Colocá-lo foi um dos poucos erros do Sabella como citei no texto. De resto, a culpa é dos jogadores.

    Colocar Federico Fernandez, um jovem jogador, é arriscado. Além do que, o outro nome é Leandro Desábato. Infelizmente ele não convocou o bom Pareja para a defesa. Mas, temos que dar crédito para o treinador, pois ele não está em campo para jogar. Os culpados são os jogadores, que não responderam o que ele pediu.

    Abraços e mais uma vez, obrigado pela opinião, pois ela é sempre bem vinda.

  • Guilherme Cunha

    Dimichelis não tem condições de jogar mais na seleção não. O jovem Garay que está no Benfica e muito melhor do que ele, Pareja também é bom zagueiro. Com Dimi na zaga até Burdisso que considero um bom zagueiro fica perdido.
    Parece que Sabella encontrou seu lateral esquerdo. Clemente atuou bem na partida de ontem.
    Messi sumiu quando deveria aparecer mas, uma seleção pode depender de um só jogador não. Faltou outros jogadores chamarem a resposabilidade pra si.
    Para encerrar, o assaltante de ontem, Carlos Vera prejudicou e muito a albiceleste.

    Parabéns pelo site, cada dia melhor!

  • Diogo Terra

    Entre o jogo de ontem e a biaba que o Uruguai deu numa etílica (?) equipe chilena, fiquei pensando.

    OITO jogadores da Celeste que estavam em campo ontem estiveram naquele épico jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa passada, gol do Bolatti e Maradona mandando todo mundo fazer aquilo. Pouco depois, na repescagem, a Costa Rica quase fez o crime no Centenario – o que tiraria o Uruguai da Copa.

    Dois anos depois, esse time do Uruguai já é decantado por alguns como favorito, ao lado de Espanha e Brasil. O que aconteceu? Resultados positivos em ocasiões ímpares. Tem muito mérito do Maestro Tabárez, que teria feito ainda mais pelo Boca se não fosse a mesquinharia política do clube, tem jogadores dedicados e em ótima fase – mas tem sorte também.

    Ontem, nem o juiz nos ajudou. Se fosse o Brasil e o gol anulado do Higuaín fosse do Luís Fabiano, será que o glorioso árbitro equatoriano teria anulado? É claro que não.

    O que eu quero dizer é o seguinte: esse time precisa arrancar, a FÓRCEPS, resultados melhores do que os que está tendo. E na hora certa. Ter uma base, uma idéia do que se quer e do que não se quer. Não adianta trocar de esquema a cada jogo. Não adianta comer a bola nas Eliminatórias e, na Copa, não saber o que fazer diante de seleções disciplinadas como Alemanhas e Holandas.

    Dá pra arrumar a casa? Dá. Mas se todo mundo colaborar. Se a defesa for trabalhada com mais afinco (chama o Schiavi, que fez o Insaurralde parecer um zagueiraço, pô!!!), se o técnico decidir um esquema para o Messi. Pode ser até no cara-ou-coroa, mas que DECIDA.

  • Ddii_

    Quando todo mundo perceber que Argentina não é mais potencial, sem achar que tem obrigação de ganhar porque teoricamente tem time mais forte, vão começar ter idéias e comportamento mais humildes que levaram a equipe para vitórias. Tem que encarar os fatos, não é uma grande equipe só nomes.

    Argentina precisa de um Dunga!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.