Arquivo

Corinthians fecha parceria histórica com Club Santa Fe, da Argentina

Em negociações desde o final de 2011, finalmente se oficializa a parceria internacional do Corinthians com o Santa Fe Futbol Club da Argentina, que a partir de agora se chamará Sport Club Corinthians de Santa Fe. A validade é da parceria é de três anos, com possível prorrogação por mais cinco, e consiste na administração total do pequeno clube argentino pela instituição de Parque São Jorge. Dessa forma, possíveis revelações argentinas do clube virão para o Corinthians a critério da comissão técnica do clube brasileiro.

A oficialização da parceria ocorre justamente no momento em que o departamento de marketing do clube paulista busca firmar a centenária instituição paulista no cenário internacional. A proposta é a de seguir os exemplos de sucesso que clubes europeus já praticam há algum tempo: a de ter uma filial em outro país, a fim de incorporar as principais revelações locais. E o lugar para isso não poderia ser o melhor, a Argentina, celeiro de craques do calibre do Brasil, Uruguai e poucos outros. O clube escolhido é o modesto Santa Fe Futbol Club, instituição fundada em 2005 e que inicia 2012 disputando o Torneio Argentino C, a quinta divisão do futebol local para os clubes do interior. A classificação para o chamado “Torneo del Interior” ocorreu após a equipe de Santa Fé ficar em terceiro lugar no Clausura da Primeira Divisão da Liga Santafesina, vencida pelo Club Argentino de San Carlos.

Ademais, o clube de Parque São Jorge deverá indicar profissionais para a comissão técnica do Santa Fe, a fim de nortear o clube argentino no rumo dos interesses do Corinthians Paulista. Antes disso, contudo, já chegaram ao Brasil quatro atletas (Lucas Lacher, Augusto Pezzi, Ariel Alvarez e Daniel Cabrera) para um período de treinos no país; um deles, Ariel Álvarez, de 19 anos, permanecerá por aqui e disputará a Série A-3 do campeonato Paulista pelo Flamengo de Guarulhos, outro parceiro corinthiano.

Fundado em 2005, o antigo Santa Fe conta com uma estrutura rara e invejável para o cenário dos chamados clubes pequenos do interior da Argentina. São oito campos de treinamento com o padrão FIFA, além de outras instalações. Possui um total de 450 jovens que disputam diversas competições, 200 deles fazem parte das categorias infantis, comprometidas mais com a diversão do que com a competitividade. Dos 10 aos 11 anos, as crianças entram em um processo de adaptação para entrarem no programa de desenvolvimento de jogadores. A partir daí, disputam as categorias infanto-juvenis do futebol local. Em praticamente todas essas categorias, assim como nas infantis, com ingresso de crianças a partir dos quatro anos de idade, todos vestiram uma camisa diferente: a preta e branca, semelhante a do clube paulista. Além da mudança nas cores (vermelho e azul para preto e braço) o escudo e todos os outros símbolos do antigo Santa Fe estão sendo substituídos por outros que aludam ao Sport Club Corinthians Paulista.

O site do clube argentino é trilíngue, espanhol inglês e português. Para quem quiser conhecer um pouco mais da estrutura do parceiro corinthiano basta acessar o endereço (http://bit.ly/z5bDGU) e poderá ver nos garotos, vestindo a camisa alvinegra, a dimensão da recente e inédita parceria entre dois clubes de países com o melhor futebol do mundo.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

2 thoughts on “Corinthians fecha parceria histórica com Club Santa Fe, da Argentina

  • carlos eduardo

    Fantástica essa iniciativa do Corinthians. Deve ser seguida por outros clubes grandes do Brasil. Agora de nada adiante ficar investindo no futuro e não trazer ninguém para o time atual, que parece ainda mais fraco do que aquele bando de molengas que conseguiu o campeonato brasileiro.

  • Newsley

    Sao Paulo, 03/05/12

    Muito legal e demorou pra acontecer. Tem que haver esse intercambio entre os garotos brasileiros e argentinos. Muito legal ver os garotos argentinos com a camisa do Corinthians. No futuro quem sabe, com a do Sao Paulo F.C, Sociedade Esportiva Palmeiras, Santos F.C, etc.
    Parabens….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.