Arquivo

O dia em que os torcedores irão jogar

Desde Buenos Aires – Hoje com certeza será um dos dias mais importantes na história do Club Atlético San Lorenzo de Almagro. O time não decidirá nenhum campeonato, nem mesmo sequer jogará uma partida. Não é data de eleições presidencias ou o esperado dia da apresentação de algum reforço de peso que ajude a equipe a sair do mal momento que atravessa, figura na temida zona da “promoción” e apenas a três pontos do rebaixamento direto.

Mas este 8 de março de 2012 ficará marcado como o dia em que os torcedores, jogarão a sua própria partida decisiva, sua final de campeonato particular na história.

Durante os anos da última ditadura militar na Argentina (1976 – 1983), o então governador de Buenos Aires assinou uma lei de reorganização urbana que praticamente expulsou de Boedo o San Lorenzo e seu antigo estádio, localizado na Av. La Plata, 1700. O “Viejo Gasómetro” recebeu seu último clássico dia 2 de dezembro de 1979 e dias depois foi demolido. 

Anos mais tarde no lugar do mítico estádio, foi construído um supermercado da rede Carrefour, constatemente alvo de pichações com inscrições de: “Voltaremos a Boedo” e “Terra Santa”.

O San Lorenzo seguiu seu rumo e construiu em Bajo Flores o “Nuevo Gasómetro”, onde passou a mandar seus jogos desde então, porém a imagem do bairro de Boedo está sempre associada ao Ciclón, e seus torcedores reivindicam o retorno a suas origens e com ela a lembrança de tempos melhores. Até mesmo nas notas de peso argentino que circulavam pela cidade, algumas apresentam carimbos exigindo o retorno do clube ao bairro de seu nascimento.

Com este propósito, a “Sub Comisión del Hincha”, agrupação de sócios e torcedores do clube, organizou o movimento entitulado “Restituição Histórica”, que foi ganhando força através das redes sociais e finalmente virou um projeto de lei no ano de 2010.

Desde abril do último ano, o tema vem sendo discutido na Legislatura de Buenos Aires e a cada dia que o tema está em pauta, é como se uma partida estivesse sendo disputada dentro dos prédios públicos da administração portenha. Uma legião de torcedores grita e incentiva do lado de fora, transformando as ruas da capital argentina em arquibancas.

Hoje o movimento atinge o seu ponto mais alto desde o começo das manifestações públicas pela volta a Boedo. Estimula-se que 100 mil torcedores participem de uma marcha que sairá da Av. La Plata e terminará com uma concentração na Plaza de Mayo, em frente a Casa Rosada.

Se confirmada, esta vitória será algo conquistado fruto do puro empenho de seus torcedores, uma vitória diferente daquelas alcançadas dentro das quatro linhas pelos jogadores. Em tempos tão difíceis para o Ciclón e sua fanática torcida, hoje a previsão é de um dia de glória e de resgate da sua identidade.

San Lorenzo – 8 de Marzo el día que los hinchas juegan – San Lorenzo TV
httpv://youtu.be/JX3TSoPVHX8

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

2 thoughts on “O dia em que os torcedores irão jogar

  • Horacio Oliveira

    Sensacional a movimentação e empenho da torcida para voltar apra a sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.