Arquivo

Acesso Metropolitano: Sarmiento de Junín caminha para o título da B Metro; Villa Dálmine, da C

Na grande final da Primeira C, o Villa Dálmine venceu o Urquiza por 1x0 e fica perto do caneco

Na rodada do acesso muitas cosas concorreram para que os favoritos fiquem mais próximos do título. Na B Metro, o Sarmiento não venceu, mas o mesmo ocorreu com todos os seus rivais. Na C, o Villa Dálmine sofreu, mas venceu o Urquiza no que foi a grande final da Categoria. Na D, o Atlas chega na disputa definitivamente; mas o Fénix não permite a aproximação e segue na ponta com cara de campeão.

Primeira B Metropolitana

O destaque da rodada vai para o grande número de empates na rodada. Foram cinco em nove partidas. Também chamou a atenção o baixo número de gols, somente 15. Vale recordar que o duelo entre Morón e Acassuso foi suspenso. A rodada sinalizou o possível título do Sarmiento de Junín. Não que o Verde tenha vencido na rodada, apenas empatou em casa com o Los Andes. O problema é que nenhum de seus possíveis adversários conseguiu vencer. O Estudiantes perdeu fora de casa para o Villa San Carlos por 1×0; também fora de casa, o Colegiales ficou no 2×2 com o Tristán Suárez, mesmo resultado de Platense e Flandria, em Vicente López. Em Villa Devoto, o Gral. Lamadrid ficou no zero com o Brown de Adrogué. Ou seja, justamente no momento em que o Sarmiento não consegue vencer, todos os rivais também não vencem. Isto parece sorte de campeão.

E para dimensionar a sorte do Sarmiento, dois de seus rivais abriram 2×0 e sofrem o empate; um deles no fim da partida. Foi o caso do Platense. Atuando em Vicente López, o Calamar vencia o Flandria até os 45 minutos do segundo tempo, quando sofreu o empate. O outro caso é o do Colegiales, que vencia o Tristán Suárez também por 2×0 e sofreu a igualdade. Com o resultado, o Cole perdeu a grande oportunidade de encostar no líder Sarmiento.

Compreensível o empate em zero do Brown de Adrogué em Villa Devoto. O Lamadrid tem atuado bem nos últimos jogos e lutado muito para permanecer na Categoria. Incompreensível foi a derrota do Estudiantes para o Villa San Carlos. Não que o San Carlos não seja uma boa equipe, mas o fato é que o Estudiantes disputa o título, enquanto o rival luta somente por uma vaga no Torneio Reducido (torneio reclassificatório). O mesmo se pode dizer do Comunicaciones. Ainda que tenha empatado com o Almagro o resultado não foi positivo, pois ameaça a vaga do “Cartero” no Reducido.

Outros resultados foram: Defensores de Belgrano 3×0 San Telmo; Armenio 0x0 Barracas Central; Temperley 1×0 Sportivo Italiano.

Classificação

Sarmiento de Junín: 67 pontos; Colegiales: 64; Estudiantes: 64; Brown de Adrogué: 59; Platense: 56; Nueva Chicago: 56; Los Andes: 48; Villa San Carlos: 48; Comunicaciones: 47; Armenio: 43; Temperley: 41; Almagro; 40; Flandria: 39; Italiano: 38; Acassuso: 37; Barracas: 36; Def. de Belgrano: 34; Tristán Suárez: 32; San Telmo: 31; Morón: 31; General Lamadrid: 28.

Primeira C

Renso Pérez ajeita a pelota para marcar o importantíssimo gol do Villa Dálmine

O grande destaque da rodada foi a vitória do Villa Dálmine sobre o UAI Urquiza no que pode ter sido a decisão do campeonato. A partida foi dificílima, tensa e fechada na primeira etapa. Apesar disso, Renso Pérez abriu o placar aos 46 minutos. Um resultado que o Violeta tratou de proteger na etapa complementar.

Jogando atrás no segundo tempo, o Villa Dálmine sofreu muito para manter o resultado. Foi dominado pelo visitante e mesmo que tenha terminado o cotejo com dois homens a mais por pouco não leva o empate. O Urquiza atuou como se estivesse em Villa Linch e, não fosse pelo nervosismo, tão raro na fria e equilibrada equipe, o resultado poderia ser outro. Agora o Viola é o líder da Primeira C (terceira divisão) e segue firme na luta pelo título. Porém, vale ressaltar, que faltam seis rodadas para o final e tudo ainda pode acontecer, já que as equipes têm confrontos dificílimos.

Demais resultados: San Miguel 2×3 Def. de Cambaceres; Central Córdoba 0x0 Midland; Berazatuegui 3×1 Deportivo Español; Sacachispas 2×1 Defensores Unidos; Luján 1×0 Talleres de Remédio de Escalada; Dock Sud 0x1 Liniers; Jisto Urquiza 0x1 Leandro Além; El Porvenir 0x1 Laferrere; Argentino de Merlo x Excursionistas (suspenso).

Classificação

Villa Dálmine: 58 pontos; Universidad Urquiza: 56; Ctral Córdoba: 49; Justo Urquiza: 48; Talleres: 47; Laferrere: 47; Excursionistas: 44; Cambaceres: 44; Dock Sud: 44; Midland: 43; Berazategui: 41; Leandro Além: 38; San Miguel: 38; San Miguel: 38; Dep. Español: 38; Argentino de Merlo: 37; El Porvenir: 35; Def. Unidos: 35; Luján: 35; Liniers: 34; Sacachispas: 30.

Primeira D

Rodada positiva para o líder Fénix e para o Atlas de General Rodríguez. O Fénix bateu no Yupanki por 3×1 e continua a não dar sorte para o azar. O jogo foi resolvido ainda no primeiro tempo, quando a equipe de Pilar abriu 2×0. Na etapa complementar fez o terceiro, aos 27 minutos. A sete minutos do fim, o visitante descontou o placar. Com a vitória, o Fénix mantém a ponta da quinta divisão e não permite que seus perseguidores se aproximem.

Outro destaque foi a vitória do Atlas em Bajo Flores sobre o Riestra. O Atlas chegou ao gol logo no quarto minuto de jogo, através de Julio Gauna. A partir daí, só deu Riestra. Foi a disputa de ataque contra defesa e o conjunto de Flores teve inúmeras oportunidades de chegar ao empate.

Na segunda etapa, o filme foi o mesmo, mas com o ingrediente do desespero. Todo mundo jogando em um campo só, os 21 jogadores. O Atlas não conseguia armar o contra-ataque e, por isso, não lograva sair da pressão de “los Malevos de Pomapeya”. Nos minutos finais, a pressão foi ainda mais intensa. Então o porteiro visitante passou a ser a principal figura em campo. No fim, em uma rara situação em que o visitante encaixou o contragolpe, Maxi Torres guardou a pelota no arco de Matías Lescano e fez 2×0 para o conjunto marrón de General Rodríguez. Agora o Atlas só esta a sete pontos do líder Fénix. Mais que isso, vale dizer que a equipe ganhou nove dos últimos dez jogos que disputou. Uma reação impressionante na reta fim al da Primeira D.

Em outra final, o Argentino de Quilmes ficou no 1×1 com o San Martín Burzaco. E para ajudar os ponteiros, o Deportivo Múñiz fez 2×1 no Centro Español.

Outros resultados: Dep. Paraguayo 0x0 Lugano; Central Ballester 1×0 Victoriano Arenas; Cañuelas 2×1 Juventud Unida; Claypole 2×2 Sportivo Barracas.

Classificação

Fénix: 59 pontos; Argentino de Quilmes: 55; Atlas: 52; San Martín: 48; Riestra: 48; Centro Español; 47; Cañuelas: 43; Yupanqui: 41; Juventud Unida: 38; Victoriano Arenas: 35; Múñiz: 32; Argentino de Rosário: 29; Claypole: 27; Lugano: 27; Ituzaingó: 26; Ballester: 23; Dep. Paraguayo: 23; Sportivo Barracas: 18 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.