Arquivo

Boca inicia maratona de jogos com partida pela Copa Libertadores 2012

Entrando na reta final das competições que disputa, Clausura 2012, Copa Argentina e a principal delas, a Copa Libertadores 2012, o Boca Juniors inicia na noite desta quarta-feira (02/05), às 19h30, em La Bombonera contra o Unión Española, o que pode significar uma maratona de 18 partidas em dois meses, caso prossiga até o final de todas.

Das três competições, o Clausura é o único que a equipe certamente terá jogos até o fim (!). No campeonato local ainda restam sete partidas a serem disputadas, enquanto nas outras competições o Boca tem a certeza de pelo menos mais três partidas, a ida e volta na Copa Libertadores contra o Unión Española, e o confronto contra o Rosário Central pela Copa Argentina. Caso avance ainda terá possibilidade de mais oito partidas para disputar.

Pensando nisso o treinador Julio Cesar Falcioni começa a equilibrar a equipe e selecionar os jogadores que deverão disputar cada jogo decisivo. A ideia de obter êxito em todas é animadora, mas o risco de sair sem nada é tão igual ou maior em caso de cálculos errados. Algo que na opinião dos jogadores deverá ser muito bem planejado.

“Temos que seguir partida a partida, vendo como vai se comportar fisicamente o grupo. Obviamente que a prioridade é a Copa Libertadores. Depois fica a critério do corpo técnico, saber qual é a prioridade”, diz o atacante Santiago Silva que conclui: “Estamos bem em todas as competições, pensamos em vencê-las. É difícil, mas por que não?”.

Prioridades

Além das constantes lesões de jogadores como Juan Román Riquelme, Darío Cvitanich e Nicolás Blandi, as lesões de Leandro Somoza e Facundo Roncaglia são uma pequena amostra do desgaste que a equipe sofreu nos últimos jogos. O desgaste físico que pode custar ao grupo os três títulos é equilibrado nas distintas escalações que o treinador vem fazendo em cada competição que disputa a equipe Xeneize.
Fato observado facilmente quando o treinador opta por usar jogadores mais jovens e com menos tempo de partida na Copa Argentina e o uso de titulares nas outras duas competições, consideradas mais importantes.

“O desejo do torcedor é ganhar a Copa Libertadores, isso é pedido em todas as partes. De todas as formas creio que temos um grande plantel para lutar também pelo campeonato local e a Copa Argentina”, declara Walter Erviti.

O arranque das Oitavas, na Copa Libertadores

Para a partida de estreia nas oitavas de final da Copa Libertadores 2012, o Boca deverá ir com sua força quase total, observadas as ausências de Somoza e Roncaglia, que deverão ser substituídos por Pichi Erbes e Franco Sosa respectivamente. Román que treinou de forma diferenciada nos últimos dias, possivelmente estará na partida desde o arranque inicial.

O treinador Julio Cesar Falcioni declarou conhecer bem os adversários e disse que o grupo entrará em campo encarando a partida como uma final, “O Unión Española não tem a mesma história de outros clubes na Copa Libertadores, mas isso não significa que jogaremos relaxados. O Boca vai jogar como se fosse uma final de Libertadores”.

Falcioni ainda destacou que o Boca deverá jogar de maneira ofensiva as duas partidas pretendendo fazer o primeiro resultado valer uma partida menos complicada no jogo de volta no Chile no próximo dia 09 de maio.

“Espero que possamos fazer a diferença em nosso campo, não será um jogo fácil nem aqui em Buenos Aires e nem em Santiago (Chile). A equipe chilena tem antecedentes de ser um adversário complicado e os conheço bem. Respeito muito o Unión Española, mas confio em meus jogadores até a morte e vamos sair a atacar em La Bombonera e em Santiago”, concluiu Falcioni.

Pelo lado da equipe chilena, o treinador José Luis Sierra, conta com jogadores argentinos em seu plantel, Sebastián Jaime, Emiliano Vecchio, Mauro Díaz e Emanuel Herrera. O Unión Española, que não vem bem na competição local apenas a quarta posição, deverá apostar todas as suas fichas na Copa Libertadores, promentendo complicar a vida Xeneize.

Prováveis formações:

Boca: Agustín Orión; Franco Sosa, Rolando Schiavi, Juan Manuel Insaurralde, Clemente Rodríguez; Pablo Ledesma, Cristian Erbes, Walter Erviti; Juan Román Riquelme; Darío Cvitanich e Santiago Silva. DT: Julio César Falcioni

Unión Española: Eduardo Lobos; Dagoberto Currimilla, Diego Scotti, Jorge Ampuero, Fernando Cordero; Gonzalo Villagra, Braulio Leal, Mauro Díaz, Emiliano Vecchio; Emanuel Herrera e Sebastián Jaime o Jean Paul Pineda. DT: José Luis Sierra

Árbitro: Víctor Carrillo (Perú)

Cancha: Alberto J. Armando (local Boca)

Horário: 19h30

TV: El Trece e Fox Sports

Junior Sagster

Jornalista esportivo, formado em Comunicação Social/Jornalismo. Acompanha o futebol argentino desde a Copa do Mundo realizada no México em 1986, quando viu pela primeira vez Maradona jogar pela Seleção Argentina. Em sua carreira como jornalista tem 06 anos de experiência, 02 em redação e 04 em assessoria de imprensa esportiva.

4 thoughts on “Boca inicia maratona de jogos com partida pela Copa Libertadores 2012

  • Luciano Filho

    Na verdade se o Boca avançar às quartas da liberta e as semi da Copa Argentina, restarão 10 jogos, pois as semis da Copa são em duas partidas.

  • Diogo Terra

    Libertadores tem prioridade. O resto que se f…, pelo menos pra mim.

  • Navarro Montoya

    Se o Boca conseguir manter en todos os jogos da copa libertadores esta formação que enfrentará na noite de hoje a equipe chilena em La Bombonera será difícil ser batido por algun adversário, O Civitanich é fundamental nesta equipe, ainda com as presenças se Orion, Schiavi, a lenda Clemente Rodrigues, Ledesma, Erviti, Riquelme sem palvras, e el tanque silva confiante, la copa libertadores vamos ganhar!!!!!!!!!!!!!!!

    Esta hinchada que te quer aguante que nunca deixa de te alentar dale bo, dale bo bo!!!

  • Renato Pais da Cunha

    Pessoal, o Boca sempre inicia suas partidas na Bombonera, atacando em direção ao gol onde atrás fica a Torcida La 12. Isso sempre foi assim nos jogos realizados na Bombonera. Mas isso não aconteceu ontem!!!
    Teve algum motivo? Alguém sabe?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.