Arquivo

Com golaço de Gio, Racing bate Estudiantes

O toque que finalizou a obra de arte de Gio

Desde Buenos Aires – Já diz a máxima “quem é rei, nunca perde a majestade”. No futebol poderíamos adaptar para algo do tipo “quem é camisa 10, nunca perde a qualidade”. Na vitória do Racing sobre o Estudiantes por 2 a 0 na tarde deste domingo, Gio Moreno assinaria embaixo deste novo ditado. O colombiano saiu do banco de reservas e marcou um golaço, uma obra prima para sentenciar a vitória sobre o Pincha. Mais do que isso, estes importantíssimos três pontos, afastaram o fantasma do descenso da parte azul de Avellaneda. Já para a equipe de La Plata segue a má fase, nos últimos 6 jogos foram 5 derrotas e um empate.

O clima do jogo

Tarde de domingo, tarde de futebol. Aqueles que chegavam desde La Plata, vinham em bom número. Uma torcida animada apesar dos maus resultados do time. Entre as camisetas que chegavam vestindo os torcedores do Estudiantes, a de Verón representava a maioria esmagadora sobre as demais.

No lado da Academia, tranquilidade. Muitos aproveitam a bela tarde do último dia de descanso para colocar a conversa em dia com os amigos de “cancha”. Entre sorrisos e bate papos bem humorados, a roda do tradicional “mate” esquentava o paladar de mais um dia frio de outono.

Ambiente de calmaria e sossego, como deve ser uma partida de futebol.

O jogo

Dentro de campo, uma partida equilibrada. Na primeira parte o Estudiantes começou melhor, atuando pressionando a saída de bola do Racing e fazendo valer a qualidade individual de seus atletas. Na Academia, a surpresa dê Lucas Castro em campo. Durante a semana o jogador havia sentindo uma lesão no músculo da perna direita e as previsões médicas eram do atleta ficar parado por 21 dias, no entando lá estava ele, correndo como quem não sentisse nada.

A partida estava bem equilibrada com o Pincha jogando um pouco melhor. Quando o time de Zubeldía conseguiu fazer valer a vantagem de atuar como mandante, surgiu o gol que segundo o próprio treinador, mudou a história do jogo. Aveldaño, sem marcação, aproveitou um chute cruzado de Pillud que iria para fora e dentro da pequena área, corrigiu o destino da bola para o fundo das redes, 1 a 0 Racing.

O time da casa atuava com um time rápido no meio de campo, formado principalmente por atletas jovens como Zuculini e Fariña. No comando do ataque, as opções do treinador: Viola e Caballero.

Na etapa final, o Estudiantes sufocou o Racing em seu campo de defesa. Soma-se a isso, o visivel cansaço de alguns atletas que deixavam pontos frágeis na defesa da Academia. O time de La Plata tinha o controle da bola, mas não conseguia ameaçar de fato. As melhores oportunidades surgiram de bolas levantadas na área, todas interceptadas por Saja, muito seguro durante todo o encontro. Foi então que Gio Moreno resolveu fazer aquilo que se espera de todo camisa 10, não importa de qual time. Recebeu a bola e no domínio já se livrou do primeiro marcador, avançou até a entrada da área onde, com um drible da vaca, passou pelo segundo defensor. Andújar sentindo o perigo resolveu sair do gol e Gio, no toque que serviu para completar o lindo drible anterior, tocou suavemente por cima do adiantado goleiro do Estudiantes, 2 a 0 e partida liquidada.

Vestiários

Zubeldía destacou na coletiva de imprensa a importância de fazer o primeiro gol: “Tivemos a sorte de marcar primeiro, quem consegue essa vantagem controla o jogo emocional que também está em disputa. Talvez não merecêssemos naquele instante, mas conseguimos marcar”. Depois foi questionado sobre sua escolha por atletas jovens, da base do clube. Destacou que precisava de uma equipe veloz com jogadores que pudesse fazer tabelas e sair para finalizar: “Não faremos aqui um debate do porquê escolhi entrar com jogadores juvenis. No Racing joga quem estiver melhor, é assim de simples”, finalizou o treinador.

Agora a Academia enfrentará na quarta-feira o Atlético Tucumán pela Copa Argentina. O Estudiantes, já eliminado da competição, só voltará a atuar na próxima sexta-feira contra o Godoy Cruz em La Plata.

 

Clique aqui e veja as fotos do pré-jogo.

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.