Arquivo

Rosário Central vence Tucumán e pode ser o líder isolado da B Nacional

Ao comemorar o gol, é como de Castillejos dissesse: "respeitem o novo líder da B Nacional"

Atuando diante de seus torcedores, o Rosário Central não perdeu a oportunidade de chegar à liderança da B Nacional ao vencer o Atlético de Tucumán por 2×0. Com o triunfo, o Canalla deu mais uma vez uma mostra clara do quanto é uma equipe de chegada. Com metade do elenco no departamento médico o time não para de triunfar na competição. Agora, fortalecido psicologicamente, o Canalla espera o River para a grande decisão da B Nacional. E vai ser no Arroyito. E com 42 mil pessoas empurrando o Canalla.

O jogo em si

Dese os primeiros minutos, o Central partiu para cima do Atlético. Nada de novo nisso, o problema é que a equipe demonstrava certa desorganização na trama das jogadas e era disperso na hora da conclusão. Mais que nunca, parecia que o coração canalla estava em campo, mas em substituição ao seu futebol organizado e eficiente da equipe.

Para o bem do Canalla, o rival era o Decano, time com péssimo aproveitamento nos últimos jogos. Time que tem encontrado dificuldades gigantes para consertar o estrago que a ausência de “la Pulguita” Rodríguez tem feito no meio-de-campo da equipe. E assim, o Central se deu ao luxo de perder chances de gol e ainda se manter tranquilo na defesa.

Após algumas delas, uma bola encontrou Castilejos na área. Fondacaro a perdeu e foi ao encontro do artilheiro canalla. Pênalti para o cojunto local, que o número nove do Central guardou. Com o resultado parcial, o conjunto dirigido por Pizzi poderia se tranquilizar dentro do Arroyito. Não foi o que aconteceu. O Decano se adiantou em suas linhas e em atitude ofensiva. Fechou sua marcação sobre Gómez e Medina e obrigou o Canalla a procuar saídas pelos flancos do campo. Como a saída não funcionou para o Central, o Decano foi para o ataque e dominou a partida por alguns minutos.

Chances de lá, chance de cá e por muito pouco o Tucumán não empata. Chances para o Canalla e por uma questão de displicência o Central não amplia um jogo, que poderia ficar perigoso na segunda etapa.

No início do segundo tempo, Vismara fez uma excelente jogada e tocou para Meina perder o segundo gol. Foi um aviso de que o vestiário faria bem para os comandados de Pizzi. E foi bom que isso acontecesse, pois também o Decano voltou para campo disposto a empatar o cotejo. Disto resultou que a partida ficou aberta, rápida e perigosa para o líder da B.

Ao ter a pelota os visitantes conseguiam fazer tremer os nervos de Pizzi no banco. Porém, faltava profundidade para o Decano. Por isso, por mais que fizesse um jogo igual ao Canalla era bem menos eficiente que o rival rosarino, quando o assunto era concluir as jogadas de gol. E foi aos 36 minutos que o Central deu ao Decano uma mostra de como se faz um gol de maneira eficiente e organizada. Gómez arrancou pelo meio e passou a Monje. Diante do porteiro tucumano, o chileno tocou para Biglieri fazer o segundo. Um típico gol de uma equipe organizada taticamente. Mas que isso, um tento perfeito de uma equipe rápida e solidária.

E por incrível que pareça, foi possível ver certa tranquilidade no Central. O Tucumán entregou os pontos e o Canalla apenas administrou a partida até o final. Com o resultdo, o conjunto de Rosário jogou a responsablidade nas costas do River Plate. Até aqui, era o Instituto que fazia isso semana após semana. Agora, o cenário mudou. Agora o Millonario sabe que tem um rival histórico lhe desafiando. E o primeiro deafio ocorreria poucos minutos depois, quando o River pegaria o Bwown Madryn no Monumental. Já o segundo, e talvez o último desafio, vai ocorrer no próximo fim de semana, quando do Canalla será anfitrião para o Millonario de Núñez. Da partida pode sair o campeão da B Nacional. Se o caneco ficar nas mãos do Central, ficará nas melhores mãos possíveis.

Formações

Rosario Central: Manuel García; Paulo Ferrari, Nahuel Valentini, Franco Peppino, Gerardo Pérez; Omar Zarif (Biglieri), Jesús Méndez, Federico Vismara, Ricardo Gómez; Antonio Medina (Monje) e Gonzalo Castillejos (Rivarola). Técnico: Juan Antonio Pizzi.

Atlético Tucumán: Esteban Dei Rossi; Carlos Fondacaro, Deivis Barone, Marcelo Mosset, César More; Silvio Iuvalé; Daniel Salvatierra (Palacios), César Montiglio (Herrera), Federico Barrionievo (Fernández ) e Sebastián Longo; Mariano Martínez. Técnico: Juan Manuel Llop.

Atlanta 1×2 Independiente Rivadávia

Na Vila Crespo, o Atlanta fez uma espécie de final do descenso contra o Independiente Rivadávia. O Bohemio tentou desde o início ser mais time que o rival. Mas não logrou sucesso, pois a sorte pareceu estar ao lado da Lepra de Mendoza.

Nem bem o árbitro Diego Ceballos apitou o início do jogo e o Bohemio já estava no campo de defesa da Lepra. A proposta era a de chegar logo ao gol, de maneira que o rival pudesse sair de seu campo de defesa. Tudo parecia dar certo para o conjunto de Villa Crespo. Porém, aos 14 minutos, a Lepra chegou ao gol com Caballero. Era a primeira vez que o Independiente chegava no campo de ataque. Bastou isso para abrir o marcador.

O gol foi um duro golpe no ânimo do Bohemio. Um golpe do qual a equipe de Roldán não conseguiu se recuperar. Desta forma, o Rivadávia passou a mandar na partida e acuar o Bohemio. A torcida tampouco ajudou sua equipe, pois também ela pareceu sentir o golpe. E se a sorte já havia premeado os mendocinos, ela seria novamente protagonista. Aos 25 minutos. Ceballos fez boa jogada e tocou para Martín Gómez amplir o placar: 2×0 Independiente Rivadávia.

Na segunda etapa, o visitante quase chegou ao gol logo no começo. Porém, quem se arriscou no ataque foi o Atlanta. Foi um abafa só, do início ao fim. Contudo, ou aparecia o arqueiro Ayala para salvar a Lepra ou faltava ao Bohemio a precisão para descontar o marcador. E ficou nisso. Com a vitória na Villa Crespo, o Independiente aumenta suas chances de permanecer na Categoria. Ao contrário do Atlanta, que segue agora na zona do rebaixamento direto para a B Metro.

Defensa y Justicia 1×2 Deportivo Merlo

Em Florrencio Varela, o Deportivo Merlo foi mais um visitante que aprontou na rodada. Fez 2×1 no ótimo Defensa e diante da torcida do Halcón.

De nada adiantou a pressão sobre o Charro. A equipe do Merlo Norte soube resistir atrás, bem plantado nas suas duas linhas de defesa. A proposta era só a de explorar o contra-ataque. E como mostras de que o visitante havia estudado o Defensa foi que nenhuma jogada tradicional da equipe local funiconava. Todas elas caiam na arapuca defensiva armada pelo visitante. Mas o primeiro tempo terminou mesmo no zero.

Por incrível que pareça foi o Defensa quem saiu na frente do placar. Rearte foi o nome do gol logo no primeiro minuto do segundo tempo. Foi então que o Merlo partiu para o ataque. Na segunda jogada, na frente da área rival, Lázzaro empatou o jogo em Florencio Varella. Disto resultou que o Defensa foi para a vitória a qualquer custo. O cotejo virou o duelo de ataque contra defesa. Porém, todos que estavam na cancha tinham a clara ideia de que o Merlo estava bem mais próximo do gol da vitória que o Defensa. E foi o que aconteceu aos 37 minutos com Maxi Barreiro. Com a Vitória, o Defensa sepulta todas as suas chances de chegar à “promoción” com a elite argentina. Já o Merlo, cumple com suas expectativas prévias: permanecer no meio da tabela e subir quando efetivamente estiver preparado para isso.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

5 thoughts on “Rosário Central vence Tucumán e pode ser o líder isolado da B Nacional

  • Lucas Castro de Oliveira

    Se o River tá uma merda o Central é uma maior ainda. Bem maior e vai perder la em rosario, que é para ver quem que manda mesmo na B nacional. Quero ver esse Castilejos fazer gol no River.

  • Estebán de León

    Lucas Castro de Oliveira, IDIOTA!!! mierda el puntero??? jajaja
    espera al sábado que viene, gayina, que te vas a ir sin puntos para la tabla, pero con varios mas… de sutura!!! que bocon sos riBer, asi te fuiste, que envidia tenes de que un club del interior este puntero. Y que nosotros somos una mierda? te empato GUILLERMO BROWN! con todas tus estrellitas, te empataron en el mudomental! Silencio atroz 2?

  • Leandro Winkelmann

    Eita! /\

  • Lucas Castro de Oliveira

    Timeco do interior, tanto é assim que vai perder em casa para o River. Se juntar uma seleção do intituto e desse rosário ainda assim o River é melhor. se tá duvidando espera no fim do campeonato para ver quem será o campeão.

  • Estebán de León

    HA! Timeco do interior = IGNORANCIA, irrespeto e idiotez. Clarisimo. Puedo entender que seas un porteño lacra o alguna de esas basuras no gratas. RiBBer gana? muy equivocado. Decian que “desfilaban” pero estan 2 puntos abajo, jajaaj y lleno de estrellas. Sos un descanso, GAYina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.