Arquivo

Ameaça de bomba e irresponsabilidade na cancha do Lobo

Tudo transcorria normalmente no cotejo entre Gimnasia e Ferro Carril, no Bosque de La Plata. No intervalo, porém, um acontecimento chamou mais a atenção do que o 1×0 dos visitantes. Uma queixa pelo número 911 deu conta da existência de uma bomba nas proximidades do estádio do Lobo. Como resultado, a partida foi suspensa por 50 minutos até que a polícia vasculhasse o local. Depois, o jogo seguiu, como se nada tivesse acontecido.

Pelo encerramento da 36ª rodada da B Nacional, no Bosque, Gimnasia e Ferro Oeste se deparavam com o objetivo de somar pontos para não entrarem na próxima temporada com baixos promedios. Matías Zaninovic abriu o placar para o Ferro logo aos seis minutos de jogo. O 1×0 seria o resultado final da partida. Porém não foi isso o que chamou a atenção. Um acesso ao número local 911 alertou sobre a existência de uma bomba nas proximidades da cancha.

Foi então que o árbitro Dario Herrera resolveu suspender o cotejo até que a polícia desse as garantias necessárias para a continuidade do espetáculo e para segurança da torcida. Curioso é que a queixa não deu conta de onde estava precisamente o suposto artefato. Ainda assim, as garantias foram oferecias pela polícia apenas 50 minutos depois da queixa.

Outro aspecto que chamou a atenção foi que o estádio não foi evacuado para que a verificação contemplasse o espaço ocupado pelos hinchas. Em outras palavras, se a bomba estivesse nesse local uma tragédia sem proporções poderia ter ocorrido na simpática cancha do Bosque. E vale destacar que o responsável pela liberação tem um nome, trata-se do fiscal Marcelo Romero. Foi por causa dele que o árbitro deu sequência à partida.

No entanto, a própria atitude do árbitro, em aceitar as péssimas garantias oferecidas é um feito notável da pouca preocupação com a saúde e com a vida de pessoas comuns, que foram ao estádio apenas para se divertirem um pouco. Para o árbitro Darío Herrera bastou que alguém firmasse um documento e retirasse de suas costas a responsabilidade por uma eventual tragédia.

Felizmente nada ocorreu e o segundo tempo pode ser completado sem nenhum incidente relacionado à queixa ao número 911. Quanto ao aspecto futebolístico, pouco importante no caso, o Ferro manteve o 1×0 até o final e saiu do Bosque com três pontos. Já o Lobo amargou mais um resultado negativo à sua irregular campanha na B Nacional.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.