Arquivo

AFA ameaça punir clubes por dívidas

O diário Olé! noticiou hoje que a AFA teria ameaçado punir os clubes que possuem dívidas com seus jogadores. Um documento, assinado pelo próprio Julio Grondona, teria sido enviado a todos os clubes filiados à instituição, anunciando que as penas para o descumprimento da norma seriam a expulsão, desfiliação ou rebaixamento, a depender da gravidade da situação.

“A AFA manifesta sua profunda preocupação pelas dívidas que os clubes deixam de pagar, pelo altíssimo custo dos contratos dos jogadores que estão sendo assinados na atual janela de transferências, bem como pelas enormes dívidas dos clubes”, diz o documento, que se refere por diversas vezes ao maior valor que os clubes recebem pelas transmissões de TV, o que tornaria inaceitável a situação atual de endividamento dos clubes.

A referência às transmissões de TV é uma forma velada de dizer algo importante: as ameaças da AFA são uma resposta às pressões do governo federal, que não está satisfeito em pagar o valor que os clubes pediram sem ter a contrapartida do saneamento financeiro das agremiações. A grande dúvida é se as ameaças são para valer ou apenas um cala-boca oferecido ao governo.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

One thought on “AFA ameaça punir clubes por dívidas

  • Diogo Terra

    Mas não punem os clubes que têm dívidas com a própria AFA, ou seja, TODOS…

    Tudo conversa fiada. Grondona sabe que não teria o poder imperial que tem se não fosse pela subserviência dos clubes que lhe devem fábulas. Por isso esse papo de “preocupação” soa tão ridículo.

    Agora, se o governo passasse por cima dele e cobrasse geral, acabava com o futebol no país. Mas, politicamente, isso é perigoso. Ainda mais no momento incerto que a economia do país atravessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.