Primeira Divisão

Entenda como será o domingo decisivo na Argentina

campeao

Domingo conheceremos o campeão do Inicial 2013. Quatro equipes chegam com chance de conquistar o título. E quis o acaso que todos os envolvidos enfrentassem na última rodada um rival na luta pela taça. No domingo, às 19 horas de Brasília, ocorrerão as duas partidas que definirão o mais novo campeão argentino: Vélez Sarsfield x San Lorenzo e Newell’s Old Boys x Lanús. Entenda o que cada clube precisa para levar o caneco.

SAN LORENZO – Líder com 32 pontos, tem três possibilidades de chegar ao título: 1) Vencer o Vélez; 2) As duas partidas terminarem empatadas; 3) Havendo um vencedor na outra partida e um empate entre Ciclón e Fortín, haverá um desempate, na quarta-feira, entre San Lorenzo e o vencedor de Newell’s x Lanús.

VÉLEZ SARSFIELD – Com 30 pontos, o Fortín será campeão no domingo caso vença em casa o San Lorenzo, clube contra quem desenvolveu certa rivalidade (os velezanos têm títulos mais expressivos, mas se ressentem por ainda serem considerados nacionalmente “pequenos”, ao contrário dos sanlorencistas), e a outra partida termine empatada. Se o Vélez vencer e houver um vencedor na outra partida, haverá um desempate entre ambos na quarta-feira.

LANÚS e NEWELL’S – Com 30 pontos, os adversários no domingo se enfrentarão na mesma situação na casa do Newell’s: só podem ser campeões num jogo desempate. Quem vencer torcerá para o San Lorenzo não vencer, forçando um desempate contra Vélez (em caso de vitória fortinera) ou San Lorenzo (caso a outra partida termine empatada).

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.