Primeira Divisão

O primeiro campeão na Argentina em 2014

supercopa-argentina-1833139w620

Desde Buenos Aires –  Por aqui  eles chamam de “Supercopa”, mas simplificaria bastante se fosse rebatizada para Recopa argentina. Na noite desta sexta-feira a partir das 20h10 (no horário de Brasília), em San Luís, Arsenal de Sarandí e Vélez Sarsfield se enfrentarão para conhecermos o primeiro campeão nacional de 2014. Ainda em ritmo de pré-temporada, os times chegam a esta “decisão” num ritmo lento e com a necessidade urgente de acertar alguns detalhes. O Fortín tenta se reestruturar após a trágica saída de Gareca e depois de perder Pocho Insúa (transferiu-se para o Independiente), e Cerro, que está muito perto de acertar seu futuro com o Racing. Rescaldani e Copete também deixaram Liniers em busca de novos horizontes.  Já o time de Alfaro tenta manter a base que conseguiu levantar a Copa Argentina de 2013 diante de um San Lorenzo que mais tarde conquistaria o campeonato. Franco Zuculini foi o único reforço até o momento, e Cristian Milla a única baixa.

Por mais estranho que possa parecer, é o time do Viaducto quem chega de mãos dadas com o favoritismo. Uma equipe que se vê personificada na figura de seu treinador: Gustavo Alfaro. Com ele no comando as conquistas deixaram de ser apenas um sonho distante e passaram a figurar na galeria de troféus. Vale lembrar que é justamente o Arsenal de Sarandí o atual campeão da Supercopa. Ano passado derrotou o Boca nas penalidades e comandou a festa em Catamarca.

Mas como os dois candidatos ao título desta noite se credenciaram para esta final?

O Arsenal percorreu um caminho mais “simples”. Faturou a Copa Argentina em 2013 e automaticamente garantiu sua vaga na partida de hoje.  O Vélez precisou faturar o Torneo Inicial em 2012 – isso mesmo há dois anos atrás – e depois derrotar o Newell’s Old Boys, campeão do Torno Final 2013, naquela que ficou conhecida como a SuperFinal, disputada em Mendoza, e que reuniu os vencedores do primeiro e segundo turno do campeonato argentino, traduzindo para o português claro.

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.