Gimnasia LPPrimeira DivisãoRacing

Gimnasia vence, afunda Racing e entra na briga pelo título

loboacade

Com um gol do uruguaio Alvaro “Flaco” Fernandez, o Gimnasia bateu o Racing no Cilindro no encerramento da 14a rodada do Final (não levando em conta Lanús x Tigre, adiado para 30 de abril em função do compromisso granate na Libertadores). Com isso, o Lobo platense entrou de vez na luta pelo título, deixando a Academia seguir em sua aparentemente interminável crise.

O primeiro tempo foi medíocre em Avellaneda. O Racing partiu para cima do rival, mas não mostrava qualidades ofensivas, e seus ataques eram contidos sem muita dificuldade pelo sistema defensivo rival. Por seu lado, o Gimnasia se mostrava cômodo anulando o setor ofensivo rival e especulando em raros contra-ataques. Assim, quando as equipes desceram para o intervalo, a partida não tinha conhecido emoções.

Mas o segundo tempo teve outro desenho. Sentindo a situação favorável e vislumbrando a chance de lutar pelo título, o Gimnasia foi outra equipe. Dominou a partida com imensa facilidade, e mostrou ser uma equipe muito superior ao rival. O melhor desempenho foi premiado quando Mussis (o melhor em campo) serviu Díaz que centrou para Fernandez marcar o gol da vitória aos 23 minutos do 2o tempo.

No restante da partida o Racing buscou o empate, mas sem nenhuma coordenação. Mal treinada e posicionada, com a torcida vaiando, a Academia não teve a menor chance de reverter o placar desfavorável. A derrota manteve a Academia como a pior equipe da temporada, com apenas 29 pontos entre Inicial e Final. O risco do descenso não existe agora, mas poderá aparecer nas próximas temporadas.

Para os triperos a noite foi de festa. Com o placar, o Gimnasia está forte na luta pelo título do Final. A 5 rodadas do fim, o quadro mostra: Estudiantes e Colón 25, River Plate e Gimnasia 24, San Lorenzo, Lanús (um jogo a menos), Rosario Central e Godoy Cruz 22.

RACING: Nelson Ibañez, Gomez, Cabral, Alvarado e Luis Ibañez; Villar (Dinneno), Cerro, Campi e De Paul (Aued); Vietto (Hauche) e Viola.

GIMNASIA: Monetti, Díaz, Barsottini, Blengio e Licht; Meza, Pouso, Mussis e Mendoza (Ignácio Fernandez); Álvaro Fernandez (Miloc) e Peralta (Pereyra)

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.