Primeira DivisãoRiverVélez

Rivais bobeam, River vence o Vélez e é líder

rivervelez

No sábado à noite, o Estudiantes não conseguiu sair do zero contra o Rosário Central. Na tarde do domingo, o Colón obteve o mesmo resultado contra o Belgrano. Os empates dos líderes deram ao River Plate a oportunidade de assumir a liderança em caso de vitória contra o Vélez Sarsfield.

A possibilidade da liderança e o fato de jogar em casa foram decisivas para estabelecer o desenho do jogo. Desde o começo o River foi o protagonista da partida. Marcou a saída de bola fortinera e buscou o ataque desde o primeiro minuto. Nem sempre com muita qualidade, já que os comandados de Ramón Diaz pecavam na organização das jogadas.

Por seu lado, na maior parte do tempo o Vélez se preocupou em defender, e assistiu, impotente, seu rival comandar as ações. Mas como, principalmente no primeiro tempo, o River tinha dificuldades na armação de jogadas, a partida não teve muitos lances agudos. O gol da vitória saiu ainda no primeiro tempo, em um terrível erro defensivo do Fortín. O goleiro Sosa tinha a bola dominanda e saiu jogando de forma equivocada. Lanzini recuperou a pelota e serviu Teo Gutierrez, que, frente a uma defesa perplexa, entrou livre para marcar.

No segundo tempo o Vélez tentou o empate. O que deu mais oportunidades para o River, que seguiu bem melhor em campo, e teve várias oportunidades de ampliar o placar. Em alguns momentos os comandados de Turu Flores até levaram perigo à meta defendida por Chichizola, mas ao fim a vitória do River Plate pela contagem mínima foi justa. A quatro rodadas do fim, o gigante da “banda roja” assumia a liderança do Final, sonhando concretamente em quebrar o jejum de 6 anos sem títulos de primeira divisão. Amanhã torce contra o Gimnasia, que se igualará ao Milo com os mesmos 27 pontos caso vença o Rafaela

RIVER: Chichizola, Mercado, Maidana, Alvarez Balanta (Ramiro Funes Mori) e Vangioni; Carbonero, Kranevitter e Rojas (Ferreyra); Lanzini; Gutierrez (Villalva) e Cavenaghi.

VÉLEZ: Sosa, Cubero, Tobio, Dominguez e Papa; Allione, Cabral, Allione, Cabral e Romero; Nanni (Correa), Pratto e Zárate (Asad).

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.