Primeira Divisão

Gimnasia é líder, Godoy Cruz segue vivo e All Boys se complica

lobo

A segunda-feira argentina teve duas partidas muito importantes. Ambas envolviam equipes que lutam pelo título, contra o descenso, ou (por incrivel que pareça) que estão peleando nas duas frentes. Na primeira partida do dia o Godoy Cruz aplicou 3 a 0 no Atletico Rafaela, se afastou da zona de rebaixamento e ficou a apenas dois pontos dos líderes. Fechando a rodada, o Gimnasia venceu o All Boys por 2 a 1 e se igualou ao River Plate na liderança do Final. O Albo, por seu lado, ficou mais próximo da B Nacional.

Em Mendoza, o Godoy Cruz não deu a menor chance ao Atlético Rafaela. Saiu na frente logo aos 23 minutos, graças a um gol contra de Eluchans. Julio Cesar Rodriguez ampliou a vantagem logo nos primeiros minutos da segunda etapa, e Diego Rodriguez sacramentou a vitória a 15 minutos do fim. Assim, o Tomba chegou aos 25 pontos, apenas dois abaixo dos líderes, e abriu 5 de vantagem sobre o All Boys, o primeiro da zona de rebaixamento. O sinal amarelou para a Crema, que não vence há 7 rodadas e está apenas seis acima do mesmo Albo na briga para não cair.

Mas a grande festa do dia ocorreu em La Plata. Fechando a rodada, o Gimnasia sabia que uma vitória o colocaria na liderança do Final, ao lado do River. E logo aos 8 minutos o Bosque explodiu quando Licht acertou uma bicicleta e fez um golaço. Aos 23 do segundo tempo Bou ampliou para o Lobo. Calleri descontou logo depois, mas o placar se manteve até o fim e a hinchada tripera explodiu em festa.  A quatro rodadas do fim, a tradicionalíssima equipe platense mostrava força para lutar pelo título inédito de campeão nacional, logo no ano que marca seu retorno à elite. Para o All Boys a situação começa a ficar desesperadora: com apenas mais 12 pontos em disputa a equipe da Floresta está na zona de rebaixamento, 5 pontos atrás do Godoy Cruz.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.