EspeciaisRiver

Hoje o River faria 110 anos: ele seria de 1904 e não de 1901

River1908
River que chegou à elite em 1909: novatos atraídos por esse sucesso teriam começado a mudar a idade do clube

Oficialmente, o River Plate se declara fundado em 1901, em 25 de maio. Mas contradições advindas dessa versão levaram certos pesquisadores e atestarem outra data como mais precisa: 15 de maio, e de três anos depois. Ou seja, um dos maiores clubes do mundo completaria hoje redondos 110 anos.

Hoje, talvez para manter-se como o mais antigo dos “cinco grandes”, o River segue declarando-se desde 1901. Se for desde 1904, continuará mais velho que a maioria dos outros cinco: o rival Boca e o Independiente são de 1905 e o San Lorenzo, de 1908. Mas o Racing, de 1903, passaria a ser o decano. Na época, era comum que atas de fundação constassem de feriados patrióticos (25 de maio é o 7 de setembro argentino) por mais que a reunião fosse em outro dia – o Flamengo fez isso também.

Além de servir de realce ao clube, essas datas comemorativas eram as únicas além dos sagrados domingos em que as pessoas tinham folga para se reunirem adequadamente naqueles anos. Mas a discrepância riverplatense não é só de dias, é de anos. O clube se diz oriundo da fusão de dois times de bairro, o Santa Rosa e o La Rosales, e deu uma espetacular festa de centenário em 2001. Já a partir de 1912 a afirmação de que o 25 de maio de 1901 era a data correta passou a ser registrada nos livros de memória e balanço do clube e guias jornalísticos passaram a fornecer este dado.

Mas documentos mais antigos, reunidos em boletim de 2004 (apropriadamente para o que seria o ano do real centenário) do Centro de Investigação da História do Futebol, o CIHF, demonstrariam disparidades com a história oficial. Um dos itens é uma edição de 22 de maio de 1904 do La Nación fazendo referência à recente fundação do River Plate:

Club Atlético River Plate. Com este título ficou constituído um novo centro esportivo, com os elementos dos clubes “Santa Rosa” e “La Rosales”, centro que tomará parte ativa neste ano em quase todos os torneios a realizar-se. Nesta tarde iniciará suas reuniões com um jogo amistoso entre o primeiro e o segundo team do clube no field social que possui na doca sul”.

Muitos meios jornalísticos da época, aliás, teriam registros de jogos do Santa Rosa e do La Rosales após 1901, enquanto nenhum faz referência ao River antes de 1904. O ano de inscrição do River na liga argentina também seria sugestivo: foi em 1905.

Fundação
O La Nación de 22 de maio de 1904 que registraria (no destaque em vermelho) a recente fundação do River. Para pesquisadores, o registro mais antigo sobre o clube. Clique para ver ampliado

Mas haveriam fontes do próprio clube também. Um fundador, Enrique Zanni, presidente por duas vezes nos anos 10, contradisse a versão oficial ao elaborar a primeira história da instituição, afirmando que o ano real seria 1904. O texto foi publicado em revista oficial riverplatense de 1938 e mencionava o registro do La Nación. Assim declarou Zanni:

“A publicação apareceu no La Nación de 22 de maio de 1904 por razões fáceis de compreender: só podíamos realizar nossas reuniões extraordinárias nos domingos ou feriados, que não tiveram nessa semana. Surge como data exata da fundação do River o domingo anterior, ou seja, o de 15 de maio”.

Julio Degrossi, o presidente do mesmo 1938, fez declarações acerca da inexatidão da data oficial no livro de memória e balanço para aquele ano do River. E outro livro de memória e balanço foi outro dado cabal: o mais antigo ainda conservado, o de 1909, que alude que o clube estava no sexto ano de exercício. Por inferência lógica, o primeiro então seria o de 1904.

Como surgiu então a data de 25 de maio de 1901? Os pesquisadores do CIHF concluíram que ela na verdade deve ser a do La Rosales, a partir de outro documento de 1938 em reportagem no La Razón: “Um 25 de maio, há 37 anos, um grupo de garotos, encabeçados pelo mais tarde deputado nacional, doutor Leopoldo Bard, punha junto a um nome toda a frescura de seu entusiamos jovem: Los Rosales”. Mas há registros jornalísticos que apontam que o La Rosales seria ainda mais antigo.

Bard era judeu e, na verdade, pertencia ao Santa Rosa. Mas o livro Cómo fue la inmigración judía en la Argentina (de Boleslao Lewin, 1983) relata que teria nascido em 1886 ou em 1889 e que começou a estudar medicina em 1902, tornando mais plausível que tivesse nascido em 1886. Como a própria versão oficial do River diz que ele já trabalhava no Hospital Muñiz ao fundar o clube, esta acabaria por ser outra evidência a favor do ano de 1904.

Outras fontes, ao mencionarem diretamente os anos de fundação do Santa Rosa e do La Rosales, mesmo contraditórias entre si, impossibilitam que o River tenha começado em 1901: uma revista El Hogar de 1915 assinala que a fusão veio em 1903. O El Diario de 29 de agosto de 1903 menciona que Santa Rosa promoveria um jogo em comemoração a seu aniversário, fornecendo inclusive Bard e outros sócios-fundadores do futuro River na escalação…

Bard Ata
Bard e a suposta ata de fundação de 1901 exibida no livro do centenário do River – na realidade, uma perceptível versão feita em computador (clique para ver ampliado). Onde estão as firmas manuscritas?

Haveria até a possibilidade do La Rosales ter só absorvido um grupo dissidente do Santa Rosa, pois o matutino La Argentina afirmou já em outubro de 1905 que o tal campo da doca sul era do Santa Rosa, sem fazer qualquer menção ao River. O jornal La Prensa, em 1923, por conta da mudança naquele ano do River do bairro de La Boca para a fina zona norte portenha (confira aqui), menciona que a união foi em 1902. Naquele mesmo 1923, porém, quando o River obteve personalidade jurídica por decreto governamental, deixou “sacramentado” nos registros públicos o ano de 1901 mesmo.

O CIHF tem uma suposição para o início da discrepância em um desejo no início dos anos 10 em ser beneficiado com subsídios públicos já direcionados a clubes do desenvolvido norte portenho. Poucos anos a mais bastariam para dar uma aura de maior antiguidade ao River. Seu livro de memória e balanço de 1915 é o mais antigo ainda conservado a aludir indiretamente que o clube existe desde 1901, ao afirmar estar no 14º exercício. Mas já em 1912, em atas de reunião com representantes da prefeitura, há depoimentos do presidente Antonio Zolezzi aludindo que fundação já teria onze anos.

Zolezzi não estava entre os fundadores. Em 1909, após o clube vencer no ano anterior a segunda divisão (veja a trajetória aqui) e estrear com sucesso na elite (foi o vice, só atrás do mais poderoso clube platino da época, o Alumni), houve alto ingresso de novos jogadores interessados. Isso não ocorreu sem atritos dos novatos com os veteranos, que aos poucos foram saindo. Em 1909, Leopoldo Bard, primeiro presidente, já havia passado o cargo ao não-fundador José Bernasconi, por exemplo.

Para quem quiser ler na íntegra as conclusões do CIHF, o boletim virtual está disponível clicando aqui. Mesmo que as alegações não procedam, há de se concordar com esta afirmação de La Passucci, página de torcedores do Boca que já abordou a questão 1901/04 do rival (clique aqui), não sem cutuca-lo: “Por acaso o Gimnasia y Esgrima La Plata é de 1887 e isso não o faz mais importante ou melhor. E a Universidad de San Martín do Peru é de 2004 e não teve nenhum problema em derrotar duas vezes o River nos tempos em que ele jogava a Libertadores, em 2008 e 2009”.

O próprio livro oficial do centenário boquense, o anglófono The Book of the Xentenary, em 2005, também tira uma casquinha, em um rodapé na seção voltada ao Superclásico, página 93: “excede o propósito desse livro referências relativas às origens do River Plate, mas nós devemos mencionar que uma extensiva pesquisa feita pelo CIHF no Clarín de 15 de maio de 2004 sugere com um terreno firme que a fundação deste clube foi em 15 de maio de 1904″. 

Além disso, o suposto centenário de 2001 traduziu-se em trágico “sem ter nada”: o River foi vice nos dois torneios argentinos, para San Lorenzo e especialmente para um Racing que não era campeão nacional havia 35 anos. E ainda viu o Boca ser campeão novamente na Libertadores. Em 2004, nos reais cem anos, o Millonario ao menos levantou o Clausura, com direito a vencer o Superclásico dentro da Bombonera – nova vitória nele ali demoraria dez anos. E, por enquanto, só outro título veio, em 2008.

2004
Cavenaghi, Ameli, Husaín, Gallardo, Ricardo Rojas e Maxi López comemoram na Bombonera em 2004: se o River assumir que nasceu cem anos antes disso, passaria a ter sido campeão no centenário. E esse Superclásico ocorreu em 16 de maio, justamente um dia depois dos supostos cem anos!

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + vinte =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.