Boca

Riquelme assina com o Argentinos Jrs. e inicia polêmica com Bianchi

riquelmebicho

Juan Román Riquelme foi formalmente apresentado ontem como novo jogador do Argentinos Juniors. O mesmo clube em que o jogador iniciou sua carreira, ainda que jamais tenha atuado pela equipe titular. Também foram apresentados outros filhos pródigos: Caruzzo, campeão pelo Bicho em 2010, e Ledesma, revelado junto com Román nas categorias de base do clube de La Paternal. Mas como seria de se esperar, o Boca Juniors foi presença constante na entrevista.

O camisa 10 se esforçou para mostrar alegria no retorno ao clube que o formou: “não esperava tanto carinho, é um dia especial, saí há 18 anos e agora pude voltar”. E acrescentou: “se hoje tenho o que comer, é graças ao Argentinos. O Boca sempre será importante, mas o Argentinos precisa de mim”. As coisas seguiam esse rumo, até que perguntaram a Riquelme sobre Carlos Bianchi. O camisa 10 respondeu: “não falo de Bianchi. A partir de hoje o melhor técnico do país está aqui ao meu lado [referindo-se a Claudio Borghi, técnico do Bicho] e é ele que vai nos levar de volta à elite”.

A ácida resposta reflete a crença de Riquelme de que Carlos Bianchi teve a ver com sua saída do Boca. O jogador avalia que a direção do clube lhe era hostil, mas que cabia ao treinador bater o pé e exigir sua continuidade no clube. O grupo do camisa 10 acredita que o Virrey não cumpriu seu papel, sem fazer questão de sua continuidade. Assim, a ofensiva contra o treinador mais vencedor da história do clube está em marcha.

Na semana passada, o ex-defensor do clube, “Patrón” Bermudez, foi à campo criticar tanto a direção quanto seu ex-técnico. Hoje, Clemente Rodriguez, um dos jogadores mais próximos a Riquelme, declarou que “Bianchi mudou muito. Antes lutava por seus jogadores”, numa evidente alusão à saída do camisa 10. Quem também saiu a campo foi Jorge, pai de Riquelme, que declarou: “eu esperava mais apoio de Bianchi, que ele dissesse que queria a permanência dele de qualquer jeito. Creio que Román não está aborrecido com Bianchi, mas gostaria que ele tivesse se posicionado de outra forma”.

Ainda que Riquelme tenha evitado o assunto, é evidente que usa a velha estratégia: evita o desgaste público da sua imagem, enquanto pessoas de seu entorno (amigos, parentes, jornalistas) vão à campo comprar a briga do craque. Bianchi, em sua coletiva de ontem, não quis falar do assunto. Mas provavelmente teremos mais desdobramentos da polêmica em breve.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.