Exterior

A primeira vitória e as impressões iniciais de Gareca no Palmeiras

Treino do Palmeiras.

E Gareca venceu a primeira partida no comando do Palmeiras. Início complicado após enfrentar Santos e Cruzeiro, com clássico chegando neste final de semana, contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. Difícil sequência, verdade, e vitória em boa hora contra o Avaí pela Copa do Brasil ontem, quarta-feira. Ao poupar Wendel, Tobio, William Matheus, Renato, Mendieta, Diogo e Lúcio, que sofreu fratura na face na derrota para o Cruzeiro, Gareca manteve o ideal de observar nomes da base, selecionando para o jogo Léo Cunha  Gabriel Dias, Eduardo Júnior e Érik.

“Acredito nos jovens. Se eles não jogarem, não terão experiência. Eles têm de jogar” (Ricardo Gareca).

Diante do Avaí, Mouche estreou como titular e não agradou. Apesar da intensa movimentação pela direita, a mobilidade e transição pelo centro deixaram a desejar. Normal para quem acaba de chegar. Apesar de um esquema bem definido, o Palmeiras ainda carece de um meia armador, que pense e dite o ritmo de algumas jogadas da equipe. Destaque na vitória com dois gols, Felipe Menezes não é este jogador, ou pelo menos não tem sido. A opção no meio pode ser Mendieta. Para a função, exercida antigamente por Valdívia, Gareca solicitou pedido por Maxi Moralez(ex-Vélez, atualmente no Atalanta-ITA). A possibilidade parece difícil, mas o nome é conhecido e agrada o treinador.

A equipe gradativamente demonstra sinais de melhora, mesmo com suas claras limitações quanto ao repertório no elenco. Diante do Cruzeiro, pela última partida no Campeonato Brasileiro, fim de primeiro tempo e uma segunda etapa merecedores de atenção, pela marcação mais adiantada da equipe, lados fechados e rápidas roubadas de bola(34 contra 20 do Cruzeiro) para o controle do jogo(56% de posse).

Palmeiras aplicado no 4-2-3-1 na vitória diante do Avaí, em Florianópolis, pela Copa do Brasil.
Palmeiras aplicado no 4-2-3-1 na vitória diante do Avaí, em Florianópolis, pela Copa do Brasil.

 

Heat Map 1
A carência de um meia centralizado empobrece as jogadas pelo centro do Palmeiras. Mapa de calor do primeiro tempo contra o Avaí. Fonte: Footstats

 

A chegada de Allione, conhecido de Gareca no Vélez, ao Palmeiras: 

Revelado pelo Vélez Sarsfield, o jovem meio-campista de 19 anos tem como suas principais características o forte jogo pelos lados do campo, com características para apoiar o ataque e ser aplicado também defensivamente. Allione defendeu a Seleção Argentina sub-17 e sub-20, no último sulamericano em que a equipe não conquistou uma das vagas para o Mundial da Turquia, em 2013.

Allione atuando pelo Vélez na Libertadores 2014, sob o comando de Turu Flores no 4-4-2.
Allione atuando pelo Vélez na Libertadores 2014, sob o comando de Turu Flores no 4-4-2.

 

Allione pela direita no 4-4-2 do Vélez na eliminação para o Nacional do Paraguai pela Libertadores 2014.
Allione pela direita no 4-4-2 do Vélez na eliminação para o Nacional do Paraguai pela Libertadores 2014.

Em 2013, com Gareca no comando, Allione também atuava pela direita, e no sistema 4-3-1-2 servia de suporte defensivo e ofensivo, auxiliando Insúa na armação e aproximação à área adversária.

Diagrama 3
Sob o comando de Gareca em 2013 – Vélez no 4-3-1-2, com Allione integrante do trio de volantes, pela direita.

O próximo desafio do Palmeiras de Gareca é nada mais nada menos que um clássico, e diante do Corinthians. Ciente da importância da partida, o treinador palmeirense contará com o retorno dos jogadores poupados em Santa Catarina e espera engatar sequência de bons resultados a partir de agora. Dias de trabalho e paciência à vista no Palestra.

 

Júnior Marques

Sul-matogrossense Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Preparação Física e Cardiologia. Gabriel Batistuta nas peladas de infância, Hincha Albiceleste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.