Primeira Divisão

Com muita emoção e dois gols contra na prorrogação, Galo vence Lanús e leva a Recopa

Diego Tardelli marcou seu centésimo gol pelo Galo e foi importante para a conquista atleticana
Diego Tardelli marcou seu centésimo gol pelo Galo e foi importante para a conquista atleticana

Foi talvez a melhor Recopa Sul-Americana de todos os tempos. Um jogo emocionante, repleto de reviravoltas, com um gol no último minuto que levou o confronto para a prorrogação. E a taça sendo definida com dois gols contra no tempo extra. Ao fim, o Atlético bateu o Lanús por 4 a 3 e levantou o troféu.

A partida começou quente no Mineirão. Logo nos primeiros minutos Leonardo Silva cabeceou um escanteio, e a bola bateu no braço de Ayala. O árbitro marcou pênalti, para desespero dos jogadores do Lanús, mas os braços do meio campista, afastados do corpo, justificaram a marcação. Diego Tardelli bateu e marcou seu centésimo gol com a camisa do Galo.

Mas o Lanús não estava vencido. Logo em seguida uma boa jogada do ataque granate foi concluída com um forte tiro do mesmo Ayala, que empatou o jogo antes dos 10 minutos. Na metade do primeiro tempo Santiago Silva aproveitou um rebote de Victor para colocar a equipe argentina em vantagem.

O jogo era vertiginoso. O Lanús trocava passes, e o Atlético voltava ao estilo da pressão em casa que lhe deu o título da última Libertadores. E aos 37 minutos veio o empate. Marcos Rocha centrou e Maicosuel empatou. Foi a coroação de um excelente primeiro tempo.

O segundo tempo teve outro desenho. O Atlético se plantou na defesa, esperando matar o confronto em um contra ataque. O Lanús dominava a partida e criava pouco, buscando sempre os centros para Santiago Silva. O tempo passava e tudo se encaminhava para a manutenção do empate.

Mas no último lance do jogo tudo mudou. Somoza armou uma jogada, que terminou em um centro para a área. Santiago Silva cabeceou, Victor fez grande defesa e no rebate Acosta colocou para dentro. 3 a 2 para o Lanús, decretando a prorrogação.

O Atlético buscou o ataque desde o início da prorrogação, e acabou premiado, com a ajuda do inimigo. No fim do primeiro tempo Luan foi à linha de fundo e centrou, Gómez tentou cortar e marcou contra. Aos 7 do 2º tempo, em uma jogada já morta, Ayala tentou recuar para Marchesín e marcou contra mais uma vez. Ao fim de 120 emocionantes minutos, o Galo era campeão da Recopa.

ATLÉTICO: Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Émerson Conceição; Pierre e Leandro Donizete; Diego Tardelli (Dátolo), Maicosuel (Guilherme) e Ronaldinho Gaúcho (Luan); Jô.

LANÚS: Marchesín, Araujo (Melano), Gómez (Benítez), Braghieri e Velázquez; González, Somoza, Ayala e Ortiz (Pasquini); Acosta e Silva.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 20 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.