BocaLibertadoresPrimeira DivisãoVélez

AFA reinterpreta regulamento e Boca pode assegurar vaga na Libertadores

viamonte

Ao final do primeiro semestre de 2014, estava claro para todos que duas equipes tinham assegurado sua vaga na Libertadores de 2015: River Plate e Vélez Sarsfield. No entanto, a AFA divulgou sua própria interpretação do regulamento, diferente daquela veiculada pelos veículos de imprensa do país. E nessa visão oficial, o Boca Juniors ganhou uma chance extra de disputar a maior competição continental no próximo ano.

A Argentina tem direito a cinco vagas na Libertadores (se o San Lorenzo for campeão da edição atual serão seis). Se classificam os campeões dos dois torneios nacionais disputados em 2015 (River se garantiu ao vencer o Final), o campeão da Copa Argentina, o melhor clube argentino classificado na Sul-Americana de 2014 e a equipe que tiver maior pontuação na temporada 2013/2014. E é esta última vaga que foi alvo de reinterpretação da AFA.

Vélez Sarsfield e Boca Juniors terminaram a temporada empatados em primeiro lugar. Nos critérios de desempate o Fortín leva vantagem, de modo que foi dado por imprensa e público como classificado à Libertadores. No entanto, a AFA hoje explicou que não considera que critérios de desempate se apliquem à situação. Assim, as duas equipes deveriam jogar uma partida de desempate em dezembro para definir quem fica com a vaga.

Por que em dezembro? Porque as duas equipes ainda têm chance de conseguir a vaga por outros meios. Por exemplo, um dos dois pode ser campeão do Transición, que se inicia na próxima semana, deixando a vaga livre para o outro. Ou seja, se o Vélez levantar a taça, o Boca automaticamente fica com a vaga, tornando desnecessária a partida desempate.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.