Seleção

Morre Grondona, o homem que ficou 35 anos como presidente da AFA

Grondona

Presidente da Associação de Futebol Argentina desde 1979 e um dos vice-presidentes da FIFA, Julio Grondona faleceu no início da tarde desta quarta-feira por uma insuficiência cardíaca. Com 82 anos, o polêmico dirigente deu entrada em um hospital de Buenos Aires na madrugada desta quarta-feira, mas não resistiu à cirurgia.

Grondona comandou a AFA por nada menos que 35 anos. Foi nomeado pelo almirante Alberto Lacoste para assumir ao cargo. Além disso, foi o fundador do Arsenal de Sarandí e presidente do Independiente entre 1976 e 1979, conquistando títulos nos últimos dois anos nos Rojos. Sob o comando da Associação de Futebol de seu país, o dirigente viu a sua seleção conquistar um título mundial e alcançar dois vice-campeonatos.

Apesar dos logros, Grondona deixou uma herança ruim para o futebol argentino. Além de não permitir as eleições – só teve que disputar em uma única vez, contra Teodoro Nitti – ao seu cargo o esporte no país teve mudanças drásticas, com mudanças de regulamento e, a partir do ano que vem, o inchamento da primeira divisão, que terá 30 clubes.

Além dos péssimos legados no país, conviveu com a denúncia de votos para a Copa do Mundo de 2022, além da venda de ingressos ilegais no Mundial do Brasil, dentre outras polêmicas.

Com o falecimento de Julio Grondona, o cargo de presidente da AFA ficará a cargo de Luis Segura, presidente do Argentinos Juniors. As eleições estão marcadas para outubro de 2015.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.