Primeira Divisão

B Nacional: Argentinos Juniors decepciona e não subiria, se torneio terminasse hoje

Sp. Belgrano usa sua cancha em San Francisco para se fazer forte e candidato ao acesso
Sp. Belgrano usa sua cancha em San Francisco para se fazer forte e candidato ao acesso

Finalizada a terceira rodada da B Nacional, a Zona A apresenta equilíbrio e decepção da parte dos favoritos ao acesso. Argentinos Juniors, Instituto e Ferro Carril estão entre eles. Já na Zona B o Atlético de Tucumán confirma boa fase e é o líder isolado de toda a competição. Sportivo Belgrano também faz ótimo papel, enquanto Independiente Rivadávia, All Boys e Huracán vão dando bobeira até aqui. Vejamos como se encerrou a terceira rodada da segunda divisão argentina.

Zona A

O zonal apresenta times dececpcionando até agora. O Instituto de Córdoba é um deles. Após empatar em casa com o Argentinos em 1×1, La Glória foi a San Juan e perdeu de 2×0 para o San Martín. A tarde foi toda do Verdinegro, que soube aproveitar as oportunidades e converter dois gols em partida ou parelha, em alguns momentos, ou dominada pelo visitante, em outros. O resultado coloca o San Martín como o líder da Zona A, com seis pontos. O conjunto de San Juan é um dos favoritos deste agrupamento de equipes. Quanto à La Glória, vale lembrar que a equipe teve uma tabela difícil até aqui. Fez duas partidas fora de casa e contra dois bons rivais, Colon e San Martín. Já o único duelo em Alta Córdoba foi justamente contra a equipe de Riquelme.

O Instituto tem apresentado um bom futebol e tem de tudo para firmar uma equipe, já que ela é bem mesclada e dirigida por Daniel Jiménez. O trabalho é seríssimo e La Glória pode ser a sensação em termos de revelação de jogadores na temporada. Na derrota para o Verdinegro, o conjunto cordobês terminou a partida com seis jovens das canteiras desfilando o novo futebol de La Glória na cancha.

Em Caballito, o Ferro Carril Oeste foi surpreendido pelo Boca Unidos de Corrientes. Perdeu apenas por 1×0, com um gol de Gonzalo Ríos, aos 37 do primeiro tempo. Mas se os visitantes convertessem parte dos gols que perdeu, sairía de Caballito com um placar bem elástico. Em Posadas, o duelo entre Guaraní Antonio Franco e Aldosivi ficou no zero. As duas equipes ainda não deslancharam na temporada.

Colón 3×0 Nueva Chicago

Em Santa Fe, o Colón ampliou suas chances de retornar à elite, após golear o Torito de Mataderos. O Sabalero vinha de dois empates na competição, enquanto o Nueva Chicago se fortalecia com um empate na cancha do Aldosivi e uma ótima vitória em República de Mataderos sobre o Guaraní Antonio Franco, por 3×1. Só que mal o duelo se iniciou e Lucas Alario chegou às redes de Nicolás Tauber. O relógio marcava sete minutos. A partir daí ficou fácil para o Colón se postar em campo e realizar o seu jogo, marcado pela necessidade de afirmação. Apesar de algumas investidas do Torito, a vitória parcial foi justa.

E como prova de que a tarde era de sorte para o Sabalero, logo aos dois minutos do segundo tempo novamente Alario foi o nome do gol. Gustavo Villaruel, outro destaque da partida para o conjunto local, ampliou o placar aos 28 minutos. O resultado foi muito importante para o Colón, que já gozava de certa desconfiança diante de seus rivais. Já o Chicago, terá um confronto decisivo para suas pretensões na temporada. Será anfitrião para o Argentinos Juniors na próxima rodada.

Argentinos Juniors 0x2 Gimnaisa Jujuy

Com Riquelme na enfermaria da Paternal, o Bicho foi surpreendido pelo Lobo de Jujuy e perdeu por 2×0. Afora o placar, o que chamou a atenção foi o quanto o conjunto visitante dominou a equipe de Borghi na primeira etapa. Sebastián Ereros foi o nome do primeiro gol, aos 44 da etapa inicial. Só que era para ser bem mais. O conjunto visitante perdeu algumas chances preciosas de finalizar o duelo ainda nos primeiros 45 minutos. Na segunda etapa, o Argentinos voltou melhor para o campo de jogo. Adiantou suas linhas e até teve chances de igualar o marcador.

Já o Lobo tentou se fechar no campo de defesa e se preparou para matar a partida nos contragolpes. E aos 34 minutos foi justamente isso o que aconteceu. Após cruzamento de Martinena, a pelota passou por Solis, que se perdeu na jogada. Só que sua participação no lance foi vital para atrapalhar as ações da defensiva local. Lucas Acosta se aproveitou da situação e guardou a pelota no arco de Gabbarini. Com o resultado, o Gimnasia apresenta suas credenciais de equipe agressiva e matadora. Já o Bicho, vai precisar se organizar melhor, quando não contar com os serviços de Riquelme, seu principal jogador.

Classificação – Zona A

1º – San Martín San Juan: 6 pontos
2º – Boca Unidos de Corrientes: 6 pontos
3º – Colón de Santa Fe: 5 pontos
4º – Gimnasia Jujuy: 5 pontos
5º – Nueva Chicago: 4 pontos
6º – Argentinos Juniors: 4 pontos
7º – Douglas Haig: 3 potos
8º – Aldosivide Mar del Plata: 2 pontos
9º – Guaraní Antonio Franco: 2 pontos
10º- Instituto de Córdoba: 2 pontos
11º- Ferro Carril Oeste: 0 pontos

Hinchada do Atlético Tucumán lota a cancha do Decano
Hinchada do Atlético Tucumán lota a cancha do Decano e se abraça ao sonho possível do acesso

Zona B

O Huracán segue a decepcionar na competição. Na rodada, ficou no zero com o Sarmiento, em Junín. Outro empate ocorreu em Tandil. Santamarina e Unión Santa Fe empataram em 2×2. Destaques vão para dois jogadores. Um deles é o artilheiro Pablo Vilchez, autor dos dois tentos do Santamarina. O outro, vai para Enrique Triverio, também autor de dois gols, mas para o Tatengue. Ambos são os artilheiros da B Nacional com três gols. Só que “Pablito” Vilchez leva vantagem por ter disputado somente duas partidas. Por outro lado, Triverio é o destaque de uma equipe que não consegue deslanchar e decepciona como poucos na competição. Em três jogos o conjunto de Santa Fe somou apenas um ponto.

Em San Francisco, o Sportivo Belgrano fez 2×1 no Independiente Rivadávia e se mantém na segunda colocação do zonal, atrás apenas do líder, Tucumán. Pouco a pouco o Verde vai mostrando suas garras e sinalizando que pode ficar com uma das vagas à elite do futebol argentino. No meio-campo, tem a condução elegante e decisiva de Juan Pablo Francia. O Verde de San Francisco é uma das poucas equipes que conta com enganche na B Nacional. No ataque, além de Coniglio, a equipe conta com um camisa 9 típico, César Carignano. E o artilheiro foi o autor do primeiro gol, aos 27 minutos do primeiro tempo. Francia ampliou aos 37 do segundo tempo.

Outro resultado importante, alcançou o Temperley, que foi a Paraná e venceu o Patronato por 1×0, com um gol de pênalti de Juan Dinenno, aos 44 da primeira etapa. O Temperley terminou a partida com 10 homens, já que Sambueza foi expulso aos 10 minutos da etapa final.

Atlético Tucumán 2×0 All Boys

Em Tucumán, o Atlético conseguiu sua terceira vitória consecutiva na B Nacional. Anfitrião para o Albo, o Decano não deu chances para o azar e propôs seu jogo ofensivo desde os primeiros minutos de jogo. Assim, logo aos 13, Javier Malageño abriu o placar. Longe de se acomodar, o Decano tratou de resolver a parada ainda na etapa inicial. E logo 13 minutos depois, Cristian Menéndez ampliou e deu números finais ao encontro. Na etapa final, o Decano tratou de fazer um jogo tranquilo e já pensando no seu próximo rival, o Independiente Rivadávia, em Mendoza.

Classificação Zona B

1º – Atlético de Tucumán: 9 pontos
2º – Sp. Belgrano de San Francisco: 7 pontos
3º – Club Atlético Temperley: 6 pontos
4º – Huracán de Parque Patrícios: 4 pontos
5º – Independiente Rivadávia: 4 pontos
6º – Crucero del Norte: 3 pontos
7º – All Boys: 2 pontos
8º – Sarmiento de Junín: 2 pontos
9º – Ramón Santamarina: 1 ponto
10º- Unión Santa Fe: 1 ponto
11º- Patronato de Paraná: 1 ponto

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.