BocaPrimeira DivisãoRiver

Gigantes em situações opostas: River vence e lidera; Boca perde de novo e Bianchi pode cair

River venceu com autoridade e chegou à liderança do Transición
River venceu com autoridade e chegou à liderança do Transición

Dois gigantes em campo, dois vencedores marcando três gols, duas situações opostas. O River Plate venceu de forma convincente ao Defensa y Justicia por 3 a 0, assumiu a liderança e mostrou que é candidato a mais um título. O Boca Juniors foi suplantado com facilidade por 3 a 1 frente a um Estudiantes que nem jogou uma grande partida e escancarou mais uma vez suas limitações. Foi a terceira derrota em quatro partidas disputadas. O antes inquestionado Carlos Bianchi pode estar prestes a deixar o clube.

Desde o início o River foi melhor. Mostrando a cara que a equipe ostenta desde a chegada de Marcelo Gallardo ao comando técnico, o Milo assumiu o protagonismo do jogo e atacou, mesmo sob o preço de correr riscos. Por seu lado, o Defensa se defendia mas buscava o ataque quando tinha a posse da bola, configurando uma partida muito interessante.

Mas prevaleceu a melhor qualidade do River, em dois lances com elementos em comum. Aos 33 minutos Sanchez roubou uma bola na intermediária rival e se adiantou para cabecear o centro de Pisculichi. Aos 42 a mesma história: Sanchez mais uma vez se aproveitou de uma saída ruim do Halcón, iniciou um ataque do Milo e surgiu na área para empurrar para o gol vazio um tiro de Gutierrez defendido por Pellegrino.

Com a partida praticamente definida, o River administrou a vantagem na segunda etapa, mas sem abdicar do ataque. Com poucas opções disponíveis, o Defensa tentava ao menos descontar e diminuir a derrota. A partida continuava interessante, mas a imensa vantagem técnica e tática do Milo era evidente, e o gol que garantiria de vez a vitória era questão de tempo.

Aos 31 minutos Teo Gutierrez cabeceou para colocar números finais na partida. O River Plate alcançava um inapelável 3 a 0, ultrapassava Vélez Sarsfield (que tem um jogo a menos) e Racing, chegando à liderança do Transición. Os comandados de Marcelo Gallardo vão mostrando que têm fome e qualidade para chegar a mais um título.

RIVER PLATE: Barovero, Mercado, Maidana, Ramiro Funes Mori e Vangioni; Sanchez, Kranevitter e Rojas; Pisculichi (Martinez); Teo Gutierrez (Simeone) e Mora (Boyé).

DEFENSA Y JUSTICIA: Pellegrino, Vella, Casteglione, De Miranda e Martinez; Leyes (Barbieri), Benitez, Tellechea e Rius (Rodriguez); Gonzalez (Fioravanti) e Camacho.

Sozinho no banco xeneize, Bianchi pode ter assistido ao fim de sua passagem no clube
Sozinho no banco xeneize, Bianchi pode ter assistido ao fim de sua passagem no clube

Em La Plata as coisas se resolveram muito cedo. Nos primeiros minutos Correa abriu o placar para o Estudiantes. Na metade do primeiro tempo Vera aproveitou erro grosseiro de Cata Díaz, deu um chapéu em Orión e ampliou. Na reta final do primeiro tempo Vera, impedido, acertou uma linda meia bicicleta para marcar o terceiro. O Boca só descontaria nos últimos minutos com Calleri, em um gol que nada mudou a história do jogo.

Enquanto isso o Boca via a partida perplexo. A defesa, comandada por um fraquíssimo Cata Díaz, sofria a cada ataque pincharrata, o meio campo não criava e os atacantes mal pegavam na bola. O cenário se manteve durante os 90 minutos, e o 3 a 1 acabou sendo até pouco perante a facilidade que o Estudiantes encontrou perante um desorganizado xeneize. Mesmo sem fazer nada demais o Pincha poderia ter conseguido uma vitória mais larga. Para muitos, a última partida do Boca Juniors comandado por Carlos Bianchi.

ESTUDIANTES: Silva, Jara, Schunke, Desábato e Goñi; Auzqui (Prediger), Gil Romero, Martínez e Correa (Aguirregaray); Carrillo e Vera (Cerutti).

BOCA JUNIORS: Orión, Marín, Echeverría (Magallán), Díaz e Zarate; Erbes, Bravo, Castellani (Acosta) e Carrizo (Meli); Calleri e Chavez.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.