EspeciaisRacing

Soda Stereo e sua voz e alma, como Gardel, eram racinguistas

Cerati

Gustavo Cerati estava em coma desde 2010 e enfim teve, hoje, sua derradeira parada cardiorespiratória. Líder do Soda Stereo, ele era, provavelmente, o maior expoente moderno da música argentina. O era sem dúvidas no segmento rockeiro, que tem na Argentina o país sul-americano onde é mais popular. Já o maior expoente antigo da música de lá, ou mesmo de todos os tempos, foi também sem dúvidas o tangueiro Carlos Gardel. O curioso é que ambos torciam pelo mesmo Racing Club de Avellaneda.

Na época de Gardel, morto em 1935, era bem mais fácil ser Racing, ainda que o clube passasse na época por um jejum de dez anos no campeonato argentino, então o maior já vivido pela gloriosa Academia. Os alvicelestes, porém, eram disparadamente o maior campeão do país, com nove títulos só na liga – sete deles, seguidos (entre 1913-19), um recorde até hoje. Haviam levantado ainda diversos outros torneios, ainda que hoje a importância destes esteja meio desbotada. Um dos grandes jogadores dos bons anos era Pedro Ochoa, prata nas Olimpíadas de 1928. Ele foi lembrado por Gardel no tango Patadura, nos versos “ser como Ochoíta, el crack de la afición“.

Já o guitarrista e vocalista Cerati, como os colegas Zeta Bosio (baixista) e Charly Alberti (baterista), viveu em outros tempos, com o clube corroído há mais de quarenta anos, onde foi campeão nacional apenas uma vez e rebaixado em outra. Confessou em 1993 que, depois de tantas decepções, já não se ligava tanto em futebol, ainda que o amor não tenha acabado. O vídeo abaixo mostra declarações mais animadas a respeito do Racing em épocas posteriores.

Outra conexão com o futebol, embora não com o Racing, veio na despedida do mito Martín Palermo, que aos microfones desejou força ao fã-ídolo (quando adolescente, chegou a trabalhar um mês como bilheteiro de discoteca onde o Soda Stereo tocaria só para poder ver e pegar autógrafos dos músicos, e depois de famoso quem lhes autografou foi ele) e despediu-se dos fãs do Boca berrando o “¡gracias totales!” com que Cerati costumava, como bem ressaltou Palermo na ocasião, encerrar os shows.

Se você nunca ouviu o Soda Stereo, assista o outro vídeo. “De Música Ligera” é o maior clássico do rock sul-americano e na certa você a reconhecerá – os Paralamas do Sucesso já gravaram sua versão e o Capital Inicial fez uma em português (“À Sua Maneira”). Ela, “Persiana Americana” (especialmente a versão ao vivo no Monumental) e “Zona de Promesas” são bons pontos de partida para outras gemas desse power trio e da própria carreira solo da voz e alma do grupo.

Atualização em 15-12-2014: Cerati e o Soda Stereo foram lembrados nas comemorações do título do Racing, conquistado ontem. Clique aqui para conferir o vídeo em que o sistema de som do estádio Cilindro toca precisamente “De Música Ligera”.

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.