Seleção

Argentina de Martino apresenta mudanças e deve contar com Messi mais atacante

Barcelona v Getafe CF - Copa del Rey: Round of 16

A chegada de Tata Martino à Seleção Argentina deve trazer para a equipe não só mudanças quanto à escolha de alguns novos nomes que integrarão a renovação do plantel. Com Martino, a Albiceleste também deve ganhar uma nova maneira de jogar, o que incluiria uma mudança no posicionamento de Messi no ataque. Segundo Juan Carlos Crespi, dirigente da Argentina, Messi deve jogar mais como atacante no esquema de Tata, adepto do jogo de protagonismo com a bola nos pés e marcação mais adiantada.

Posicionamento de Messi no 4-3-3 de Sabella pela Seleção Argentina - partindo com a bola no centro em busca das referências na grande área, na maioria das vezes Higuaín e Aguero,
Posicionamento de Messi no 4-3-3/4-3-1-2 de Sabella pela Seleção Argentina – partindo com a bola no centro em busca das referências na grande área, função executada na maioria das vezes por Higuaín e Aguero,

Mesmo com Di Maria liderando o número de assistências pela Seleção de Sabella, a armação das tramas ofensivas era dependente das ações de Messi, uma espécie de enganche do time e questionado muitas vezes pela quantidade de vezes em que se afastava da grande área para auxiliar o meio-campo na criação. O 4-3-3 de Sabella explorava muito os contragolpes e jogadas pelo centro do campo conduzidas por Messi, já que Aguero e Higuaín pouco buscavam a linha de fundo. Di Maria era a válvula de escape nas ações pelos lados do campo.

Heat Map
Faixa de campo ocupada por Lionel Messi na estréia da Copa do Mundo(Heat Map 1 – Argentina x Bósnia) e Final(Heat Map 2 – Argentina x Alemanha). Fonte: FIFA

Com Martino, o esquema 4-3-3 também deve seguir como referência, repetindo os últimos feitos no Newell’s Old Boys e Barcelona. Com linhas mais avançadas e marcação alta, a variação natural do esquema deve ser o 4-1-4-1, provavelmente com Mascherano entre as duas linhas de 4 e Messi mais avançado, com o respaldo e auxílio de dois atacantes abertos pelos lados do campo.

diagrama 2
Primeiro homem na marcação mais alta, Messi deverá jogar mais avançado, próximo da grande área e com liberdade pelo setor.

Após a vitória sobre a Alemanha na estréia de Martino no comando da Seleção, Mascherano comentou sobre as primeiras mudanças já notadas. “O sistema é diferente. É um 4-3-3, se joga mais com os extremos. Antes a equipe jogava com dois atacantes e um meia”. “A equipe adiantou as linhas em 10 ou 15 metros. Tratamos de pressionar a saída de bola”.

Alemanha 2x4 Argentina em Dusseldorf(07/09/2014). 4-3-3/4-1-4-1 argentino aplicado por Martino em sua estréia pela Seleção.
Alemanha 2×4 Argentina em Dusseldorf(07/09/2014). 4-3-3/4-1-4-1 argentino aplicado por Martino em sua estréia pela Seleção.

Mesmo com pouco tempo de treino, Martino já iniciou as desejadas mudanças em sua Seleção. Em outubro a equipe deve começar a ganhar novos testes e o retorno de Messi para os amistosos diante do Brasil e Hong Kong, nos dias 11 e 14.

 

Júnior Marques

Sul-matogrossense Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Preparação Física e Cardiologia. Gabriel Batistuta nas peladas de infância, Hincha Albiceleste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.