Primeira Divisão

Sem protagonistas, Vélez e Rafaela ficam no zero a zero

velez x rafaela

Não foi dessa vez que a equipe do Vélez Sarsfield conseguiu voltar a vencer. A missão em Liniers desta vez era quebrar o jogo do Atlético Rafaela, em partida válida pela oitava rodada da Primera División do campeonato argentino. O Vélez vinha de derrota para o Belgrano por 1 a 0, enquanto o Rafaela havia vencido o Estudiantes LP pelo mesmo placar.

Ao entrar em campo, “el Fortín” carregou uma faixa em homenagem a Jonas Gutierrez, que passou por uma cirurgia essa semana para remover um câncer no testículo. O jogador do Newcastle  foi revelado pelo Vélez e defendeu o time profissional de 2001 a 2005.

Os guerreiros do Vélez, sem Lucas Pratto, todavia, foram para o jogo apostando no básico 4-4-2 em linhas, mas pela necessidade de impor o jogo e tentar atacar o Rafaela de cara, acabou deixando muitos espaços na intermediária defensiva. A transição ataque-defesa estava mais lenta que para defesa-ataque, o que ajudou a vida do adversário, principalmente de Orsini, que sofreu falta na grande área e deu a chance da “crema” abrir o placar. Albertengo foi o responsável por cobrar o pênalti, que acabou nas mãos do goleiro Sosa. Esta foi a primeira penalidade máxima perdida pelo Rafaela na primeira divisão, em 33 cobranças convertidas.

No primeiro tempo, a partida teve mais agressividade por parte das equipes, tanto em número de faltas quanto de finalizações. Até então o dono da casa vinha segurando bem as encaradas do Rafaela.

O cenário mudou na segunda etapa, o dinamismo deu lugar a monotonia que não saia do zero a zero. Turu Flores tentou arriscar na marcação independente da altura dos blocos, mas a compactação curta não estava sendo bem feita com a equipe totalmente perdida em campo. Bancou Ferreira e Vázquez, que foi o mesmo de trocar seis por meia dúzia. O jogo dos últimos quarenta e cinco minutos era de posse e progressão em campo defensivo. No final, partindo para o tudo ou nada, o Rafaela se mostrou melhor conseguindo ter mais criatividade, usando a sua visão de jogo para levar perigo ao Vélez. Ainda assim, Correa deu o máximo de si, mas as bolas estavam chegando longas demais e ninguém alcançava até o gol.

Uma correção que pode ser feita para o Vélez conseguir render melhor é dar mais mobilidade aos meias, buscando entrelinhas tabelar mais e oferecer  a bola nas ligações diretas com mais rapidez, mantendo a eficácia para não sair ao ataque de forma impulsiva. Na equipe de Sensini, falta coragem e uma decisão do que realmente deseja no campeonato para conseguir desfrutar melhor de seus momentos em campo.

Sem sucesso com a rede, a partida terminou sem gols e o empate não agradou nenhuma das partes. Na próxima rodada, o Rafaela encara o Olimpo em casa. O Vélez buscará o reencontro com a vitória diante do Estudiantes.

Vélez Sarsfield: Sosa; Cubero, Domínguez, Cardozo, Papa; Rolón, Desábato, Cabral, Correa, Asad; Caraglio. DT: Jose Flores.

Rafaela: Conde; Sacks, Ferrari, Vittor, Eluchans; Serrano, Bastía, Rodríguez Rojas, González; Orsini, Albertengo. DT: Roberto Sensini.

Barbara Gonçalves

Estudante de Comunicação Social e blogueira. Curiosa e apaixonada pelo futebol argentino desde 2001. É torcedora do Estudiantes LP e fã da nobre arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.