Seleção

Amistosos com seleções principais não acontecem no Brasil ou Argentina há mais de 15 anos

rivaldo99

O tão aguardado duelo entre Brasil e Argentina para 2014 acontecerá em uma data e um local fora dos planos iniciais. Ambos sonhavam em se enfrentar na final do dia 13 de julho, no Maracanã, em um duelo mais sério e importante. Só a Argentina conseguiu chegar até lá, onde acabou sendo derrotada na decisão para a Alemanha, para festa dos anfitriões, humilhados pelos germânicos dias antes, no Mineirão.

A partida tão desejada por ambos acontecerá na poluída Pequim, num sábado, às 9h (no horário de Brasília, lógico) em um amistoso taxado de Superclássico das Américas, prova de que as seleções hoje em dia tratam o espetáculo apenas do marketing. Já faz um bom período que as seleções principais de Argentina e Brasil não se enfrentam em seus países em jogos amistosos/ou torneios caça-níquel.

Para se ter uma ideia, a última vez que as seleções principais se enfrentaram em amistosos atuando no Brasil ou na Argentina foi em 1999. No dia 4 de setembro, a Argentina venceu por 2×0, com gols de Verón e Crespo. Três dias depois, no dia da Independência, o então time de Vanderlei Luxemburgo venceu por 4×2, com gols de Rivaldo (3), Ronaldo para o Brasil e Ayala e Ortega para a Argentina.

De lá para cá, outros quatro confrontos aconteceram em solo brasileiro ou argentino, ambos válidos pelo Superclássico das Américas, mas com jogadores que atuam somente nos campeonatos locais. Ainda assim, a FIFA considera tais partidas no retrospecto geral. E os considera como amistosos. Foram duelos em Belém, Goiânia, Buenos Aires (seria em Resistência, mas a partida não aconteceu) e em Córdoba.

Desde então, foram três partidas amistosas disputadas entre Brasil e Argentina, sempre em locais diferentes. Em 2006, na estreia de Dunga na Seleção, o Brasil venceu por 3×0 jogando em Londres — cidade que acabou sendo a ‘sede’ do time nos anos seguintes. Quatro anos depois, em novembro de 2010, Messi marcou o seu primeiro gol no Brasil na vitória por 1×0, em Doha, no Catar. E, finalmente, em 2012, em Nova Iorque, a Argentina venceu por 4×3 com seu time principal, com três gols de Messi. O Brasil atuava com uma maioria de jogadores olímpicos.

Eliminatórias
De 1999 para cá, houve também confrontos entre as duas seleções pelas Eliminatórias da Copa do Mundo — seis partidas — com ligeira vantagem para o Brasil (3×2). O Brasil venceu dois dos três jogos atuando em casa (3×1 em São Paulo, em 2000; e 3×1 em Belo Horizonte, em 2004), além de uma vitória em Rosário, por 3×1, em 2009. A Argentina venceu seus dois jogos no Monumental de Núñez (2×1, em 2001; e 3×1, em 2005), além do empate sem gols no Mineirão, em 2008.

De acordo com o site da FIFA, foram disputadas 95 partidas ao todo entre as Seleções, com 36 vitórias da Argentina e 35 do Brasil, com outros 24 empates. São 151 gols a favor dos argentinos e 145 sofridos desde o primeiro amistoso, datado de 20 de setembro de 1914, há 100 anos.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 20 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.