Copa do MundoSeleção

Mascherano, Dí Maria e Messi são indicados ao prêmio de melhor do Mundo em 2014

Dí Maria e Messi estão entre os 23 indicados ao prêmio de melhor do Mundo. Mascherano também está na lista.
Dí Maria e Messi estão entre os 23 indicados ao prêmio de melhor do Mundo. Mascherano também está na lista.

Para um, o simples fato de ter sido o melhor jogador do Mundo durante quatro temporadas. Para outro, um primeiro semestre fenomenal, com atuação de gala na final da Champions League.E por fim, para um jogador que teve o seu melhor momento como jogador, justamente em uma Copa do Mundo. Na sequência, o ano de Lionel Messi, Angel Dí Maria e Javier Mascherano, todos argentinos e todos indicados ao prêmio de melhor jogador do ano.

É de se destacar a presença de Lionel Messi novamente entre os melhores do ano. Apesar de ter tido um primeiro semestre fraco, com um rendimento abaixo da média, o jogador foi decisivo em quatro partidas da Argentina durante a Copa do Mundo, marcando nas três primeiras partidas e dando passe para o gol contra a Suíça. Mas depois, o emocional parece ter pego-o de surpresa, com lesões de figuras importantes no esquema de jogo e com a morte de seu amigo, o jornalista Jorge López.

Já Dí Maria teve um primeiro semestre de gênio. Coadjuvante em boa parte dele, já que em seu ex-time que levava todos os créditos era Cristiano Ronaldo, o ex-jogador do Rosário Central foi determinante na decisão da Champions League contra o Atlético de Madrid. Chegou ao Mundial com uma pequena lesão, contraída nos últimos jogos da temporada com o Real. Vinha fazendo um Mundial discreto, aparecendo mais nos jogos contra Nigéria e Suíça (onde marcou o gol da vitória, inclusive). Mas, acabou se machucando contra Bélgica. Há boatos que ele tinha condição de jogar a final, mas o Real Madrid, com medo de não conseguir negociá-lo, exigiu a AFA que ele não jogasse contra a Alemanha. Para muitos, a presença dele numa eventual prorrogação poderia ser determinante para outro resultado.

E o que falar de Javier Mascherano? Tido como grosso no Barcelona, jogando em uma posição que não a sua de origem, mas titular absoluto da equipe catalã, o volante deita e rola na Seleção Argentina. Foi crucial em todos os jogos da Albiceleste durante o Mundial, com uma média de uma falta por jogo até as semifinais. Deixou o seu arsenal para a decisão, é verdade, onde recebeu um amarelo, inclusive. Também falhou na marcação no gol que rendeu o vice-campeonato, mas fez um campeonato Mundial de primeiro nível. Para muitos — e para o Futebol Portenho — o melhor jogador argentino no Mundial. Voltou ao Barcelona onde fez uma boa partida, curiosamente jogando como volante.

Com esses relatos, é fácil ver que na temporada de 2014, não teremos um argentino como o melhor jogador do Mundo, salvo uma surpresa como aconteceu na final do Mundial deste ano. Outros jogadores indicados ao prêmio de melhor do jogador do Mundo foram superiores a ele nesta temporada. Até mesmo Luiz Suárez, preterido da lista — muito por conta da punição de quatro meses mesmo tendo feito uma Premier League espetacular –, foi melhor do que dois destes argentinos. A resposta teremos somente ao fim do ano, em dezembro, quando a FIFA indicará os três jogadores finalistas e, a resposta final em janeiro.

Confira a lista dos indicados

 

Jogador Clube  Seleção
Bastian Schweinsteiger Bayern de Munique-ALE Alemanha
Manuel Neuer Bayern de Munique-ALE Alemanha
Mario Götze Bayern de Munique-ALE Alemanha
Philipp Lahm Bayern de Munique-ALE Alemanha
Thomas Müller Bayern de Munique-ALE Alemanha
Toni Kroos Bayern de Munique-ALE/Real Madrid-ESP Alemanha
Ángel Di Maria Real Madrid-ESP Argentina
Javier Mascherano Barcelona-ESP Argentina
Lionel Messi Barcelona-ESP Argentina
Eden Hazard Chelsea-ING Bélgica
Thibaut Courtois Atlético de Madri-ESP/Chelsea-ING Bélgica
Neymar Barcelona-ESP Brasil
James Rodríguez Monaco-FRA/Real Madrid-ESP Colômbia
Yaya Touré Manchester City-ING Costa do Marfim
André Iniesta Barcelona-ESP Espanha
Diego Costa Atlético de Madri-ESP/Chelsea-ING Espanha
Sergio Ramos Real Madrid-ESP Espanha
Karim Benzema Real Madrid-ESP França
Paul Pogba Juventus-ITA França
Arjen Robben Bayern de Munique-ALE Holanda
Gareth Bale Real Madrid-ESP País de Gales
Cristiano Ronaldo Real Madrid-ESP Portugal
Zlatan Ibrahimovic PSG-FRA Suécia

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.