EstudiantesRiverSul-Americana

No primeiro confronto, deu River Plate em La Plata

copa-sudamericana-1964340w620

O primeiro capítulo das decisões entre Estudiantes La Plata e River Plate começaram de uma maneira espetacular. No Estádio Único, os donos da casa saíram na frente com gol de Diego Vera, no final da primeira etapa. Mas no segundo tempo, com gols de Rodrigo Mora e Schunke (contra), o River Plate virou, com show de Carlos Sánchez e terá uma grande vantagem para o jogo de volta, na próxima quarta-feira. Antes, no domingo, outro duelo contra o Estudiantes pelo Campeonato Argentino.

Um confronto mata-a-mata sempre gera muita tensão, nos torcedores e jogadores, principalmente quando o confronto pelas quartas de final de uma Copa Sul-Americana, é entre dois argentinos. Nada menos que Estudiantes La Plata e River Plate jogavam a vida para saber quem daria o primeiro passa no jogo de ida da competição continental, principalmente o Estudiantes, que sonha com a vaga para a Copa Libertadores de 2015.

Sendo assim, os pinchas, donos da casa, tomaram a iniciativa e foram pra cima do River. Foi uma pressão incrível nos primeiros minutos, Barovero teve trabalho para segurar as ações ofensivas do Estudiantes. Aliás, foi Trapito, como é conhecido o arqueiro, que teve o lance mais polêmico do primeiro tempo, quando tentou sair para abafar o atacante e acabou dando um carrinho que pegou Martínez, pênalti que o árbitro Diego Abal não marcou para os donos da casa.

O jogo era bom para o Estudiantes, mas o gol não saia. Foi preciso uma ajuda extra, vindo dos pés de Ramiro Funes Mori, que tentou sair jogando na defesa e perdeu a bola para Diego Vera, o atacante aproveitou a bobeado e chutou forte para abrir o placar, sem chance para Barovero. O 1 a 0 era tudo que o Estudiantes queria, principalmente pelo tento ter sido marcado aos 46 minutos da primeira etapa, literalmente no ultimo suspiro da etapa inicial.

No segundo tempo, os pinchas voltaram da mesma maneira, buscando o gol e por pouco Vera não marcou mais um gol, logo no começo, em outra falha de Funes Mori. Vendo o desespero defensivo do River, Marcelo Gallardo tirou Vangioni e colocou Balanta na defesa, descolocando Funes Mori para a lateral-esquerda. A equipe melhorou muito e logo aos sete minutos, Carlos Sánchez cruzou e Rodrigo Mora, de cabeça, empatou o jogo com um belo gol, de uruguaio para uruguaio, para delírio de Muñeco.

O River tinha voltado a ser River e aos 26 minutos, após muita pressão, Balanta fez linda jogada e deixou com Carlos Sánchez, o ótimo jogador cruzou bem mais uma vez, mas dessa vez a bola desviou em Schunke, que na tentativa de tirar, acabou desviando para o próprio gol, sem chances para Navarro, virando o jogo para o River, que foi impiedoso em poucos minutos, marcando dois gols fora de casa, que dará um peso maior para o jogo de volta.

Parecia que iria sair mais gols do River, já que o Estudiantes sentiu o gol, mas aos 39 minutos, Carlos Sánchez caiu na área e o árbitro Diego Abal entendeu como simulação e deu cartão amarelo para o meio-campista, mas como Sánchez já tinha um amarelo, acabou sendo expulso e acabando com qualquer ambição do River em fazer mais um gol e ainda deixando a equipe desfalcada para o jogo de volta.

Mesmo assim, os 2 a 1 é de grande feito para a equipe de Gallardo, que agora terá mais dois confrontos contra o Estudiantes, um pelo Campeonato Argentino e o jogo de volta da Copa Sul-Americana, ambos no Monumental de Nuñez, embates que prometem entrar para a história, assim como o primeiro capítulo disputado em La Plata.

Victor Limeira

Jornalista formado pela faculdade paulista FIAM/FAAM. Acompanha não só o futebol argentino como as ligas menores da Europa. Começou a escrever para o Futebol Portenho em agosto de 2010 principalmente por ter uma paixão do futebol que reúne alma, raça e um belo toque de maestria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.