EspeciaisGimnasia LPRacing

Racing e Gimnasia LP são amigos e uniram presidentes, mas há 30 anos isso esteve em risco…

Gimnasia

“Há séculos que não vou a campo. Na última vez que vi o Gimnasia, foi contra o Racing na [plateia] visitante porque acompanhei o Néstor enquanto minha mãe e minha irmã estavam na local. Ia 3-1, não? E o Lobo terminou ganhando por 4-3. E ele brigou comigo!”. A declaração é da própria presidente da Argentina, Cristina Kirchner, provavelmente a mais célebre torcedora do Gimnasia LP. Se desconsiderados alguns equívocos, poderia fazer referência às finais contra o Racing em 1984. Ambos decidiam quem subia à elite e os platenses levaram a melhor sobre o clube  do coração do ex-marido.

Talvez pelas cores de si e dos respectivos rivais Independiente e Estudiantes, Racing e Gimnasia LP, unidos também pelo sofrimento ao qual se acostumaram, tradicionalmente têm torcidas amigas. Se enfrentam hoje em situações distintas da do início do ano, em que os de Avellaneda tiveram desempenho sofrível e os de La Plata lutaram pela taça até a última rodada. Agora é o Lobo quem faz campanha ruim enquanto La Academia, quarta colocada, ainda tem chances matemáticas de título.

É exagerado supor que as afinidades entre os respectivos clubes tenha unido o casal Kirchner (a mãe de Cristina, aliás, é mesmo uma frequente presença na plateia do Gimnasia). Porém, resgatando os jogos dos dois clubes desde 1976, ano em que a dupla presidencial se conheceu, só um episódio se aproxima do que a memória de Cristina relatou. O Gimnasia LP, historicamente o freguês da relação, desde aquele ano venceu marcando mais de dois gols sobre o Racing em apenas cinco ocasiões: três delas corresponderam a um 3-1 na penúltima grande campanha gimnasista, em meio ao vice no Apertura 2005; ao 6-0 em outro vice, no Clausura 1996; e o 4-0 no Metropolitano 1976. Resultados que podem ser descartados pelos placares bem distantes da descrição “presidencial”.

As outras duas foram pelas finais do octagonal final pela segunda vaga de acesso na segundona de 1984. É que na época o segundo colocado não subia diretamente, senão o próprio Racing seria agraciado. Mas o privilégio era apenas do campeão: a outra vaga ficaria com o vencedor de um mata-mata entre os oito abaixo do líder, fórmula ainda recorrente em divisões mais abaixo. E o campeão foi o Deportivo Español, hoje sumido mas que ali deu largada para uma década e meia de presença na elite, onde fez algumas boas campanhas, tirando casquinha de gente mais tradicional.

Foi sem dúvidas a temporada mais negra para o torcedor racinguista: o clube, além de rebaixado pela primeira e única vez na riquíssima história, não conseguiu subir imediatamente – dos grandes já rebaixados, é o único que teve essa pendência. Como tudo pode ficar pior, naquele 1984 o Independiente, que já havia garantido o título argentino de 1983 exatamente ao vencer clássico contra o rebaixado rival, faturou ainda a Libertadores e a Intercontinental (as últimas dos rojos, por sinal).

O Racing procurou reforçar-se, mas nem a vinda do veterano craque Miguel Ángel Brindisi (estrela do belo Huracán campeão de 1973 e fundamental dupla de Maradona no Boca campeão em 1981) adiantou frente ao desempenho espetacular do Español, campeão com nada menos que 16 pontos de diferença – e em época onde a vitória ainda valia 2 e não 3 pontos. Já o Gimnasia, na fase inicial, ficou 21 pontos atrás do Español. Estava na segundona havia cinco anos, sua maior estadia nela.

No octagonal final, o Racing já avançou aos trancos e barrancos, segurando-se na vantagem por resultados iguais por ter melhor campanha entre os postulantes. Nas quartas-de-final, contra o Deportivo Morón, venceu por 2-1 na ida e perdeu de 1-0 na volta. Na semifinal, outro aperto: venceu por 2-1 o Lanús na ida, e na volta vencia por 1-0 até um juiz de linha ser agredido e a partida ser suspensa ao fim do primeiro tempo. A continuação se desenrolou cinco dias depois e os grenás conseguiram virar, mas ficou-se no 2-1 e os de Avellaneda avançaram à final por conta da vantagem.

O Gimnasia foi menos pior, com a tática de empatar fora e vencer no aperto em La Plata. Foi assim nas quartas, com um 1-1 contra o Argentino de Rosario em Rosario seguido de 2-1 em casa; e nas semis, com um 2-2 com o Defensores de Belgrano seguido por um 1-0. O Lobo não estava exatamente um primor. Além disso, na primeira fase o Racing goleara-lhe por 4-0 em Avellaneda e segurara um 0-0 em La Plata. Mas a melhor campanha gimnasista nos mata-matas inverteu os mandos de campo.

Assim, a ida da final foi em Avellaneda e o Gimnasia praticamente assegurou a vaga ali, vencendo de virada por 3-1. Os racinguistas parecem ter compreendido isso, pois tiveram Pavón expulso aos 40 do segundo tempo e o veterano Carlos Squeo (último remanescente dos tempos melhores, jogara com Brindisi a Copa do Mundo de 1974), aos 41. Talvez o “ia 3-1, não?” ao qual Cristina referiu-se fosse sobre essa partida.

Mas o mais provável é que a frase tenha se referido ao primeiro tempo da volta em La Plata (uma vez que ela estava na torcida visitante para, segundo ela, acompanhar o marido), encerrado pelo mesmo placar de 3-1. Disputado em pleno réveillon, a partida não terminou exatamente em 4-3, mas em 4-2, com destaque para Carrió, autor de dois dos quatro gols gimnasistas.

Não foi a última vez que os “amigos” tiveram um duelo direto. Na temporada 1995-96, ambos foram vices do Vélez (o Racing no Apertura, o Gimnasia no Clausura) e assim travaram um tira-teima no Monumental de Núñez para definir quem acompanharia os velezanos na Libertadores de 1997, em tempos em que o torneio era enxuto e só admitia dois representantes por país. Dessa vez, quem sorriu foram os de Avellaneda: Marcelo Delgado fez o único gol, aos 5 minutos da prorrogação sobre a bela equipe dos gêmeos Barros Schelotto – formada, aliás, desde 1993, quando o Lobo venceu a Copa Centenário da AFA sendo treinado por um ícone racinguista, Roberto Perfumo. Na Libertadores, a Academia parou nas semifinais.

Quando Néstor Kirchner faleceu – a data completou quatro anos nessa semana, por sinal -, não deixamos de expor seu lado torcedor: leia aqui. Dizia ele que sofria mais pelo futebol do que pela política, o que há 30 anos parecia bem compreensível. Racing e Gimnasia voltam hoje a se encontrar no mesmo cenário daqueles 4-2, o Estádio do Bosque em La Plata, às 19h pelo horário de Brasília. Para mais fotos daquela tarde de 1984, confira seção repleta delas no site oficial do Loboclicando aqui.

Kirchner

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

One thought on “Racing e Gimnasia LP são amigos e uniram presidentes, mas há 30 anos isso esteve em risco…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.