Acesso

Chacarita Juniors volta à B Nacional. Los Andes também

Loucura em San Martín. Chacarita de volta à B Nacional
Loucura em San Martín. Chacarita de volta à B Nacional

O Campeonato se chama Primeira B Metropolitana, a terceira divisão do futebol da Argentina para os chamados clubes ligados à AFA. Trata-se de uma categoria importantíssima, pois reúne equipes tradicionalíssimas e centenárias. Duas delas já conseguiram o acesso, com muita luta, sofrimento e lágrimas. São elas o Los Andes, de Lomas de Zamora, e o histórico Chacarita Juniors, do tradicional bairro bonarense de Vila Maipú.

A categoria foi dividida em duas zonas de disputas. Cada uma delas reunindo 11 equipes. O campeão de cada zona subiria automaticamente para a B Nacional. Os segundo, terceiro e quarto colocados de cada zonal disputariam um torneio à parte, que mandaria uma outra equipe à segunda divisão. A primeira parte já foi decidida, com os ascensos de Chacarita e Los Andes. Faltam somente as disputas que indicarão o terceiro promovido da B Metro. Vejamos um pouco, focando no que foi a última rodada.

Zona 1 – ou A

As disputas foram acirradas até o fim. Chacarita e Estudiantes Caseros chegaram à última rodada com um ponto de diferença em favor do Funebreo. Então, o enquanto o conjunto de San Martín seria anfitrião para o perigoso Villa Dálmine, o Pincha de Caseros receberia o já eliminado Brown de Adrogué. Além disso, o próprio Villa Dálmine poderia ficar com o acesso, se vencesse o Chaca em General San Martín. No caso, além de estarem em uma final, as duas equipes ainda teriam de ficar de olhos na peleja do Estudiantes com o Brown. As duas partidas foram realizadas no mesmo dia e horário.

Na cancha do Pincha, Sergio Sosa foi o nome do gol aos sete minutos do segundo tempo. Neste momento, o Estudiantes levava o acesso, pois em San Martín, Chacarita e Dálmine estavam no empate. Cenário não estava nada bom para o Chacarita, pois o Violeta jogava demais e ameaçava chegar às redes e complicar de vez a vida da maluca e fiel torcida local. Já tinha gente chorando nas arquibancadas: crianças, idosos e mulheres. Foi então que apareceu um escanteio em rara jogada de ataque do conjunto funebrero. A pelota então voou até a área e encontrou a cabeça de um dos homens mais baixos dentro de campo. “Piolho” Manso raspou a cabeça na bola e a guardou no arco do guardametas visitante. A festa explodiu na cancha do Chaca. O sofrimento se transformou em alívio, lágrimas em riso, tristeza em felicidade. Veja o gol:

Efeito disso foi que o glorioso Chacarita Juniors subiu à segunda divisão da Argentina. Pincha e Violeta se frustraram, mas, ao menos, ainda seguem na luta pelo acesso. Vejamos como ficou a tabela do zonal 1:

1º Chacarita Jrs 42 pontos
2º Estudiantes (BA)41 pontos
3º Tristan Suarez 39 pontos
4º Villa Dalmine 37 pontos
5º Alte Brown 32 pontos
6º Dep. Español 26 pontos
7º Brown (A) 19 pontos
8º Colegiales 18 pontos
9º Atlanta 16 20 pontos
10º Merlo 16 20 pontos
11º Fenix 15 20 pontos

Além de Estudiantes e Villa Dálmine, também o Tristán Suárez vai lutar pelo acesso. Problema é que não será fácil. Essas esquipes se juntarão a mais três do outro zonal. Então, disputarão um torneio de vida ou morte. Mas vejamos como se configura a situação na Zona 2.

Zona 2 – ou B

Disputa final se resumia a duas equipes, o líder Los Andes e o bravo Acassuso de Boulogne. O líder tinha 38 pontos, um a mais do que o seu perseguidor e segundo colocado. Enquanto o Milrayitas seria anfitrião para o Almagro, os Quemeros de Boulogne iriam à difícil cancha do Barracas Central. As duas partidas foram no mesmo dia e horário. Problema é que líder e vice-líder vinham com um nível bem acima da maioria de seus rivais, exceto de dois: o Barracas Central e o Deportivo Morón. Neste caso, a vantagem ficava toda com o Los Andes, já que além de decidir em casa, e contra o último colocado, o seu rival seria visitante à cancha do terceiro melhor da Zona B.

Para espanto de todos, e felicidade do Acassuso, Damián Arce foi o nome do gol para o conjunto visitante de la calle Medrano: 1×0. E o Milrayitas, como ficava na história? Tratou logo de espantar o azar. Aos 25 minutos, o artilheiro Alejandro Noriega guardou. Deu nem tempo para as emoções se assentarem e o artilheiro guardou mais uma pelota no arco do rival, desta vez cobrando penal: 2×1. Então, o jeito foi levar a partida em banho-Maria e esperar pela festa. Enquanto isso, para melhorar as coisas para o Los Andes, aos 27 da segunda etapa, na cancha do Barracas, Abel Soriano foi o nome do gol para o conjunto local, 1×0 Barracas, resultado que se manteve até o fim da peleja. Sendo assim, o glorioso conjunto de Lomas de Zamora chegava à segunda divisão da Argentina, 10 anos depois de ser rebaixado à B Metro. Veja como ficou a tabela do zonal:

1º Los Andes 41 pontos
2º Acassuso 37 pontos
3º Barracas Ctral 33 pontos
4º Dep. Moron 31 pontos
5º V. San Carlos 31 pontos
6º UAI Urquiza 26 pontos
7º Platense 23 pontos
8º Dep. Armenio 22 pontos
9º Comunicaciones 19 pontos
10º Sp. Italiano 15 pontos
11º Almagro 14 20 pontos

A luta do Acassuso foi dura, mas não foi inglória. A equipe levou a vaga para o hexagonal que indicará mais um promovido à B Nacional. Nesta zona, também Barracas Central e Deportivo Morón se classificaram. A eles se juntam os representantes do zonal A. O regulamento prevê que as seis equipes lutem pelo acesso com vantagens claras àqueles que ficaram nas melhores posições das duas tabelas. Para começo de conversa, os dois segundos colocados vão relaxar e esperar pelos vencedores das primeiras disputas. São elas:

Partida A, entre o 3º colocado da Zona 1 contra o quarto colocado da zona 2. Será em jogo único e na cancha do Tristán Suárez. Fica assim:

Partida A: Tristán Suárez x Deportivo Morón
Data: 25/11/2014, às 17:00

Partida B, entre o 3º colocado da Zona 2 contra o quarto colocado da Zona 1. Como prevê o regulamento, também será em jogo único e fica assim:

Partida B: Barracas Central x Villa Dálmine
Data: 25/11/2014, às 17:00

As semifinais também serão em jogo único e na casa de cada um dos segundos colocados. Então, o Estudiantes Caseros fica à espera do vencedor de Barracas Central e Villa Dálmine. Ao mesmo tempo, o Acassuso descansa até conhecer o vencedor de Tristán Suárez e “Gallito” Morón. Tanto o Pincha de Caseros quanto os Quemeros de Boulogne farão jogo em casa, diante de sua torcida. Os dois finalistas farão a final em jogo de ida e volta. O campeão do hexagonal estará promovido à segunda divisão argentina.

Homenagem Ao Club Los Andes, vídeo do jogo final e da festa pelo acesso:

Homenagem ao Chacarita Juniors, vídeo do jogo final e da festa pelo acesso:

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.