Acesso

Def.de Belgrano, o Dragão de Núñez, sobe à terceira divisão; San Telmo e Dock Sud jogarão no inferno

Hinchada do Defensores tomam a rua de Bajo Belgrano
Hinchada do Defensores tomam a rua de Bajo Belgrano

Definições e acessos ocorrem nas várias categorias do futebol metropolitano. Emoções não faltam. Sofrimento também. Na Primeira D, 5ª Divisão, destaque para o centenário Club Cañuelas, assim como para o San Martín Burzaco. Na Primeira C, um dos acessos fica com o Flandria, o simpático Canario de Jáuregui; o outro, com o glorioso Defensores de Belgrano, o Dragão de Núñez, nascido para ser tão grande quanto ao River, mas que defende as honras de ser apenas vizinho do Millo e de ter como rival um outro “nanico”: o Club Excursionistas de Bajo Belgrano. Se o chamado Torneio Reducido é o inferno para os clubes do ascenso, imagina então como ele pode ser com o enfrentamento de dois rivais que se odeiam, assim como o demonstrou um encontro com a morte de um torcedor há duas semanas? Vejamos detalhes do assunto, de como foram os acessos e como as disputas ainda ocorrem nessas categorias.

Primeira D – 5ª Divisão

Categoria estava dividida em duas zonas, com nove equipes em cada uma. O regulamento previa o acesso direto do primeiro colocado de cada zonal e a classificação dos segundos e terceiros colocados de cada um deles. E como não falta emoção, ficou tudo para a última rodada. Vejamos.

Zona 1 – ou A

O líder Cañuelas folgou e ficou na expectativa de um empate ou derrota do Sportivo Barracas para conseguir o acesso direto. Não deu, Los Arrabaleros foram à cancha do El Porvenir e levaram a melhor sobre o “Blanco y Negro” de Gerli: 2×1. Desta forma, Cañuelas e Sportivo Barracas terminaram a competição com 32 pontos. No jogo-desempate, realizado na cancha dos Arrabaleros, o centenário Cañuelas não deu mole e venceu por 2×0. “Los Tamberos” foram promovidos à 4ª divisão da Argentina e mandou o rival para o inferno do Reducido. Além do Sportivo, também o Leandro Além segue nas disputas e no sonho do acesso.

Jogadores do Cañuelas soltam o grito. Efeito de um ascenso quase impossível
Jogadores do Cañuelas soltam o grito. Efeito de um ascenso quase impossível

Zona 2 – ou B

Na rodada final, o líder, San Martín Burzaco, e vice-líder, Atlas de General Rodríguez, chegaram quase coladinhos, mas com uma diferença de dois pontos. Além disso, a verdadeira final ocorreu na cancha do manda-chuva da tabela, o San Martin. Para ficar com o acesso, bastava ao conjunto local que empatasse o duelo, enquanto para o Atlas somente a vitória interessava. Aos 30 minutos da primeira etapa, Maxi González foi o nome do gol para a esquadra de General Rodríguez. Porém, 10 minutos depois, Nahuel Sica igualou e deu números finais ao encontro. O Sanma ficou com o acesso e mandou o Atlas para o Reducido. O San Miguel também entrou nessa.

Torneio Reducido

No caso, chama “reducido” mesmo, já que apenas quatro equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. O segundo colocado da Zona A, o Sportivo Barracas seria o rival do San Miguel, enquanto o Atlas, o do Leandro Além. Os segundos colocados de cada zonal ficaram com o prêmio de decidirem em casa. E os confrontos de ida já aconteceram.

Na cancha do Leandro Além, o Lechero não deu mole para o perigoso Atlas e fez 2×0, com gols de Leo Kulich e Repeto. Agora, o conjunto de General Rodríguez receberá o Lechero para o jogo de volta e terá de reverter a grande vantagem do rival, se quiser ir à final do Reducido. A situação é parecida para o Sportivo Barracas, mas menos grave do que a do Atlas. Na cancha do San Miguel, Santiago Coronado foi o nome do único gol da partida. Gol importante para o San Miguel, mas talvez insuficiente, já que a decisão será na cancha do centenário Arrebalero de Barracas.

Foram vários anos de tentativas vãs. O clube quase fechou suas portas. Mas o ascenso do S.Martín Burzaco chegou
Foram vários anos de tentativas vãs. O clube quase fechou suas portas. Mas o ascenso do S.Martín Burzaco chegou

Primeira C – a 4ª Divisão

Como todas as categorias do acesso, a quarta divisão também se apresenta dividida em duas zonas. No caso, cada uma com 10 equipes e com o acesso direto do líder absoluto da tabela ao final das disputas regulares. Também aqui sofrimento e frustrações deram o tom. Vejamos como a situação se configura em cada zonal e quem são os donos do acesso.

Zona 1 – ou A

A tabela apontava Defensores de Belgrano e Riestra chegando à última rodada e disputando um campeonato à parte entre eles. O Dragão de Núñez chegava com dois pontos na frente dos Malevos de Pompeya e com a possibilidade de decidir a parada em seus domínios. Já o Riestra teria de ir a Remédios de Escalada e ser visitante para o complicado Talleres local. As duas partidas ocorreram no mesmo dia e horário.

Em Remédio de Escalada, o Talleres foi surpreendido com o volume de jogo dos Malevos e logo aos 28 levou o gol de Sebastián Soto. A partir daí o conjunto local se agigantou e manteve a posse da bola na maior parte do confronto. Contudo, não conseguiu empatar diante da equipe com em dos melhores aproveitamentos de todo o acesso argentino. Sendo assim, o Riestra chegava aos 36 pontos e ainda contava com o empate de 4×4 do Dock Sud com o Defensores Unidos de Zárate. Tudo caminhava para a glória de Los Malevos, não fosse a exibição de gala do líder do zonal.

Em Bajo Belgrano, o Defensores recebeu o Midland e não deu sopa para o azar. Calejado no ascenso, o Dragão de Núñez tratou de resolver a parada logo na primeira etapa. Aos oito minutos, Diego Gamarra foi o nome do gol. Sete minutos depois foi a vez de Lucas Buono aumentar o placar. Aos 27, novamente Diego Gamarra guardou e deu números finais à partida. Com o resultado, o Defensores de Belgrano atenuava e até revertia a humilhação dos últimos e subia de categoria. Veja os gols um pequeno resumo da festa vídeo abaixo:

Com o acesso do Dragão restou ao Club Riestra uma vaga no inferno do Reducido. Quem também segue na disputa é o rival histórico do San Telmo, um club simples e de um bairro simples, que fica a poucos metro do elegante Puerto Madero, o Sportivo Dock Sud.

Zona 2 – ou B

A última rodada apontava o San Telmo como o líder da tabela com 32 pontos, dois a mais do que o Flandria. Além disso, o Candombero seria anfitrião para o Laferrere, enquanto o Canário seria visitante para o Central Córdoba de Rosário. Se a missão era bem mais complicada para o Flandria, a equipe de Jauréqui tratou de facilitá-la. Após várias chances de gol, Ruben Molina marcou aos 40 minutos da primeira etapa: Flandria 1×0 e resultado final da partida. Então, restava ao San Telmo vencer sua partida e ascender à terceira divisão.

Só que o jogo na cancha do Brown de Adrogué não foi nada do que a torcida candombera imaginava. Problema é que em função dos incidentes no jogo contra o rival Dock Sud, o San Telmo foi obrigado a decidir seu futuro fora da Isla Maciel e sem o apoio de sua fiel hinchada azul. Desta forma, a situação do Candombero ficava bem complicada. Além de jogar numa cancha neutra, ainda teria de encarar o Laferrere, espécie de “Demônio do Oeste” e que lutava por uma vaga no Reducido.

E quem mandou na partida de fato foi o Lafe. Tanto é assim que aos 17 minutos da etapa final, Fernando Castro abriu o placar para o conjunto do Oeste bonarense. Ao San Telmo restava então praticar o jogo do suicídio. Ou empatava e tentava virar o jogo ou levava uma derrota ainda maior de um rival com a faca nos dentes. A sorte pareceu se modificar a 10 minutos do final, quando Nico Pizarro empatou. Contudo, o Candombero já não tinha mais forças e teve de se contentar com o empate.

Efeito disso foi que San Telmo e Flandria foram para o chamado jogo-desempate. Ele ocorreu na cancha do Defensa y Justicia e novamente sem público. E foi o jogo da festa. Só que quem festejou não foi o Candombero, mas o Canário. Aos 46 minutos, Ruben Molina abriu o placar, após varias oportunidades perdidas de um lado e de outro. O resultado parcial obrigou o San Telmo a praticar a mesma loucura do jogo anterior, quando empatou com o Lafe. Aos 12 minutos da etapa final, Galenao empatou. Só que a loucura azul continuou, mas não resultou em felicidade. Aos 27 minutos, Andrés Montenegro recolocou o Canario na frente do marcador. Aos 42, quando o goleiro do San Telmo jogava no meio-campo, Franco Costa fechou o caixão candombero, anotando 3×1.

O Canário passou por todas as provações, inclusive a de vencer o San Telmo, contra todas as previsões
O Canário passou por todas as provações, inclusive a de vencer o San Telmo, contra todas as previsões

Na mente da hinchada do Tricolor de Isla Maciel, a lembrança que não se apaga é a da confusão no confronto contra o histórico rival Dock Sud. Na ocasião, há duas semanas, um torcedor do San Telmo morreu, em briga com a barra do Dock. A partir daí que começou o inferno astral do então líder da Zona B. E para complicar ainda mais, o conjunto de Isla Maciel foi mandado para o Reducido. E quem será o rival do San Telmo? Justamente o Club Sportivo Dock Sud.

Confrontos do Reducido

26/11/2014: Sportivo Dock Sud x San Telmo
26/11/2014: Excursionista x Club Riestra

Data a confirmar: San Telmo x Sportivo Dock Sud
Data a confirmar: Club Riestra x Excursionistas

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.