Primeira Divisão

B Nacional: Quem ainda pode subir à primeira divisão

Sarmeinto teve no Crucero del Norte um rival duríssimo
Sarmeinto teve no Crucero del Norte um rival duríssimo

Vejamos sobretudo a situação na Zona B da B Nacional. Com os acessos de Unión Santa Fe e Temperley, restam somente mais duas vagas do zonal para o acesso. Seis equipes lutam por elas. Na 20ª rodada, algumas delas decepcionaram seus torcedores, enquanto outras deam o tom de como serão as disputas nas últimas rodadas. Vejamos também as chances de acesso também na Zona A, além de todos os gols da B Nacional na 2ª rodada.

Zona B

Em Parque Patrícios, o Huracán recebeu o Unión Santa Fe e precisava vencer para seguir com chances de acesso. Embora o rival fosse o líder do zonal, todos esperavam que o Globo se jogasse todo na partida. Não foi bem o que aconteceu. Na maior parte do tempo foi o Tatengue quem mandou em campo. E logo aos 19 minutos, Lucas Gamba anotou para o conjunto visitante. O domínio tatengue seguiu na partida até o fim do primeiro tempo. Na etapa complementar, o Globo tentou sair de seu campo de defesa. O jogo ficou aberto, pois o Unión não aceitou trocar de papéis com o Huracán da etapa inicial.

Chances de gol apareceram para os dois lados. Aos 21, Patricio Toranzo empatou para o Globo. Não deu tempo nem para comemorar, cinco minutos depois, Enrique Triverio foi o nome do gol que recolocou o Tatengue na frente do marcador. Foi demais para o conjunto de Parque Patrícios. Sem reação na partida, o Huracán viu suas chances de acesso se distanciarem pouco a pouco. Com o resultado, a equipe bonarense vai precisar vencer seus dois jogos e ainda torcer para uma combinação de resultados.

No jogo do acesso, o Temperley bateu no All Boys por 3×1; festa para o Gasolero e tristeza para o Albo, que fez uma campanha para ser esquecida na atual temporada. Em Paraná, o Patronato foi derrotado pelo Ramón Santamarina, por 2×1 e saiu da briga pela promoção. Já em San Francisco, o Atlético Tucumán jogava suas últimas fichas na competição. Não teve vida fácil, mas soube virar o jogo para cima do Sportivo Belgrano: 2×1.

A partida da rodada ocorreu em Junín. O Sarmiento foi anfitrião para o Crucero del Norte e o vencedor desta partida levava o acesso à primeira divisão. A cancha estava lotada e a confiança era grande no acesso do Verde. A equipe realiza uma campanha memorável na B Nacional e não falta confiança de jogadores, comissão técnica e torcida. Mas, como era de se esperar, o duelo foi dos mais complicados.

Problema é que o Crucero del Norte é uma excelente equipe de futebol. Equipe com esquemas táticos básicos e variações táticas interessantes e bem estudados a priori. Além disso, trata-se de um clube muito estruturado. Clube que nasceu para ser organizado e sério. E o Sarmiento não conseguiu jogar. Não dava porque a defensiva visitante se adiantava ao meio-campo, compactando e formando quase que uma única linha de marcação. Tanto foi assim que apenas aos aos 39 minutos que o Verde chegou às redes. Após uma cobrança de falta, o ótimo zagueiro Daniel Delgado raspou a cabeça na bola e abriu o placar. Ficou assim até os 27 da etapa final. Em jogada articulada do meio para o flanco direito, a pelota foi cruzada para um torpedo de cabeça do artilheiro Gabriel Ávalos: 1×1. A torcida do Sarmiento ficou incrédula. Sua equipe estava a poucos minutos de chegar à primeira divisão. Veja:

A Tabela da Zona B ficou assim

1º Union Sta. Fe 37 pontos – 18 jogos
2º Temperley 32 pontos – 19 jogos
3º Sarmiento (J) 29 pontos – 18 jogos
4º Crucero (M) 27 pontos – 18 jogos
5º Atl Tucuman 26 pontos – 19 jogos
6º Huracan 23 pontos – 17 jogos
7º Santamarina 23 pontos – 18 jogos
8º Patronato 22 pontos – 18 jogos
9º Ind Rivadavia 19 pontos – 18 jogos
10º All Boys 19 pontos – 18 jogos
11º Sp. Belgrano SF 16 pontos – 18 jogos

Como fica a briga pelas últimas vagas nas duas Zonas

À luz da tabela acima, vamos começar com a Zona B, na qual Unión e Temperley já asseguraram passaporte à primeira divisão. Restam três vagas. Vejamos as chances dos postulantes que ainda seguem nas disputas.

Sarmiento de Junín. A torcida do Verde se frustrou no fim de semana, após sua equipe perder a promoção, após empate diante do Colectivero de Missiones. Porém, o Sarmiento pode ser promovido já na próxima rodada. Para tanto, basta empatar diante do Unión, em Santa Fe. Se perder, o que não é absurdo, ainda ficará com a vaga se na última rodada empatar com o All Boys, em Junín.

Crucero del Norte. Assim como o Sarmiento, o Colectivero está bem próximo do acesso. Pode comemorá-lo já na próxima rodada, quando será anfitrião para o eliminado Patronato de Paraná. Na última rodada, será visita para o também eliminado Sportivo Belgrano de San Francisco.

Atlético de Tucumán. O Decano folga na próxima rodada e vai ficar na torcida para Huracán e Santamarina facilitarem as coisas. A equipe do Norte só pode chegar a 29 pontos; pontuação que os dois rivais só chegarão se vencerem seus dois jogos. Na última rodada, o Decano será anfitrião justamente para um deles, o Ramón Santamarina.

Santamariana e Huracán. Com 23 pontos cada, as duas equipes precisam vencer seus dois últimos encontros. Além disso, cada uma precisa torcer pelo tropeço do rival e também do Atlético Tucumán. Na próxima rodada, o Santamarina recebe o Sportivo Belgrano; na última, vai a Tucumán. Já o atual campeão da Copa Argentina, será visita para o All Boys, na Floresta. No último jogo, será anfitrião para o eliminado Independiente Rivadávia.

Na Zona A

Ninguém subiu ainda e muitas equipes pleiteiam as 5 vagas. Gimnasia Jujuy e Chicago estão na frente com 29 pontos. Ambos se enfrentarão na próxima rodada e na cancha do Lobo, em San Salvador de Jujuy. Se vencer, o Gimnasia sobe. Mas a vida do Torito não está nada fácil. Com apenas este jogo a fazer, a equipe de Mataderos precisa superar o o líder do zonal e ainda torcer por uma baita combinação de resultados nesta rodada e na última, quando o Chicago ficará de folga. Na verdade, o destino do Touro pode ter sido escrito no último jogo, quando em Mataderos, no último minuto, a equipe do Oeste levou o empate do Instituto de Córdoba. É muito provável que fique por mais uma temporada na B Nacional. Vejamos as outras equipes do zonal.

Colón de Santa Fe. O Sabalero tem mais dois jogos a fazer. Tem 28 pontos e pode chegar a 34. No fim de semana vai a Pergamino encarar o já eliminado Douglas Haig. Na última rodada, receberá o Boca Unidos, no Cementerio de los Elefantes. Embora seja o terceiro colocado do zonal, o Colón terá refresco. Para não depender de ninguém, o Sabalero tem de vencer seus dois jogos. Caso não vença em Pergamino, terá de torcer para tropeços de Aldosivi e Argentinos.

San Martín. Com 28 pontos, e apenas um jogo a fazer, o destino do Verdinegro pode ter sido selado na rodada anterior, quando perdeu na Paternal por 1×0 para o Argentinos. Apesar de folgar na rodada, a equipe de San Juan não será eliminada neste fim de semana. Na última rodada, o Verdinegro receberá o Ferro Carril. Terá de vencer e torcer por uma combinação de resultados; em outras palavras: a equipe está “à espera de um milagre”.

Aldosivi de Mar del Plata. O Tiburón tem 27 pontos e mais dois jogos a fazer. Pode, portanto, chegar a 33 pontos. No momento é o quinto colocado, mas com a mesma pontuação do Argentinos. No fim de semana, vai a Córdoba, enfrentar o Instituto. Na última rodada, será anfitrião para o Giminasia de Jujuy. Seus principais concorrentes são o próprio Argentinos, o Boca Unidos e Chicago. Desta forma, pode se promover com três ou quatro pontos. Contudo, melhor é que vença suas duas partidas.

Argentinos Juniors. O “Bicho” da Paternal também ostenta 27 pontos e tem dois jogos a fazer. Talvez seja quem tem a melhor tabela de todos os postulantes às últimas vagas. Primeiro vai a Caballito encarar o eliminado Ferro Carril; depois, será anfitrião para o também eliminado Douglas Haig de Pergamino. No caso do “Bicho
” também é melhor que vença seus dois jogos.

Boca Unidos. Com 24 pontos, o conjunto de Corrientes percisa vencer seus dois jogos e torcer por uma combinação incrível de resultados. Já está quase eliminado e só um verdadeiro milagre pode mudar este panorama.

No vídeo abaixo, todos os gols da 20ª rodada da B Nacional

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.