BocaLibertadoresPrimeira DivisãoVélez

Última vaga argentina na Libertadores será definida só no fim de janeiro

0011987798

Não adiantou todo o choro dos dirigente do Vélez Sarsfield. A AFA confirmou através de seu twitter na noite desta quinta-feira que o time de Liniers não tem vaga garantida na Copa Libertadores de 2015 e terá de fazer o jogo extra contra o Boca Juniors, mesmo com tal equipe já confirmada na próxima edição. Tal partida, no entanto, será na véspera do início da Libertadores, apenas em 28 de janeiro. A partida será em Mar del Plata com presença de público dos dois times.

Tal partida fará parte do calendário de verão da AFA, a pré-temporada argentina. A AFA já confirmou para os dias 24 e 30 de janeiro dois Superclássicos que acontecerão em Mar del Plata e Mendoza. Curiosamente, no dia 20, também em Mar del Plata, Boca e Vélez se enfrentarão em uma partida do torneio Ciudad de Mar del Plata 2015 — o Racing também disputa tal torneio.

Especula-se que se o Boca não conseguir vencer o Vélez Sarsfield e tenha que disputar a pré-Libertadores, o superclássico do dia 30 de janeiro seria cancelado, já que a repescagem seria no dia 5 de fevereiro. Caso contrário, se bater o clube de Liniers, faria a segunda partida ante o Millonario.

O presidente do Vélez Sarsfield, Raúl Gámez, que garantiu que não jogaria tal partida, voltou atrás em suas declarações. “Pensávamos que estávamos classificados e depois de dois meses mudaram tudo. Vélez já classificou em algum momento mediante o mesmo sistema, mas parece que o Boca é o primeiro time a sair em primeiro e em segundo. Sinto que não houve justiça. Mas do que Boca e Vélez, virou AFA x Vélez”, lamentou o dirigente.

Para que o Vélez dispute a Copa Libertadores em 2015 precisará vencer o duelo contra o Boca Juniors. Isso dará ao time a vaga direta na fase de grupos e jogará o Boca para a repescagem. Caso o time Xeneize vença, se classifica na fase de grupos e elimina o Vélez. A vaga na repescagem, desta maneira, iria para o Estudiantes LP, que ficaria com o melhor argentino na Sul-Americana.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.