Racing

Nem enganche, nem artilheiro. Conheça o perfil tático de Adrián Centurión

Capa

Adrián Ricardo Centurión, 22 anos, meia atacante revelado pelo Racing de Avellaneda, com passagens pela Seleção Argentina sub-20 em 2013, Seleção Local no Superclássico das Américas 2012 com Sabella no comando e um curto período pelo Genoa da Itália entre 2013 e 2014. O novo jogador do São Paulo Futebol Clube  pode ser o meia atacante que o clube paulista busca para suprir a ausência de Kaká como meia pelos lados do campo, salvo qualquer comparação.

Centurión não é um enganche e nem tem faro de gol. O jovem argentino é driblador e atua pelos lados do campo, preferencialmente pela esquerda, onde aplica seu jogo veloz e com constantes chegadas ao ataque carregando a bola. Apesar de participativo no campo ofensivo, Centurión não se mostrou tão efetivo nas assistências para gol na temporada passada pelo Racing, onde sagrou-se campeão argentino. No último campeonato argentino, Centurión atuou em 17 dos 19 jogos como titular, marcou 3 gols e deu assistência para apenas 1(números via FutDados).

O São Paulo da temporada passada atuava de uma maneira muito semelhante com o recente Racing de Diego Cocca na Argentina: duas linhas de 4 jogadores e dois atacantes logo à frente, que contavam com a participação ofensiva dos meias postados pelos lados do campo.

Diagrama 2
Uma das faces do São Paulo na temporada passada. Kaká, pela esquerda, no 4-4-2 de Muricy Ramalho.

Pela Seleção Argentina sub-20 em 2013, Centurión não fez um Sul-Americano regular. A geração de L.Romero, Kranevitter, Centurión, A.Ruiz, Lanzini e Vietto fracassou na ocasião e não conseguiu uma vaga no Mundial sub-20 na Turquia.

sub 20
Marcelo Trobbiani armou a Argentina no Sul-Americano sub-20 2013 em um 4-1-4-1, com Centurión pela esquerda no meio-campo.

E foi de Centurión que veio o gol do último título do Racing na Argentina, contra o Godoy Cruz. Com precisão em 62% dos passes e 82% nos desarmes(dados via Goal.com), o meia se mostrou aplicado também na marcação e retorno defensivo, na maioria das vezes pela faixa esquerda do campo. Com qualidade técnica inegável, Centurión ainda se mostra um jogador irregular em campo, mas apresentou grande evolução na última temporada pelo Racing.  Tal irregularidade, normal pela idade do jogador, vale ser observada com paciência para que o argentino possa repetir suas boas atuações, agora no futebol brasileiro.

Diagrama 1
O 4-4-2 do Racing de Cocca na temporada passada.

Júnior Marques

Sul-matogrossense Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Preparação Física e Cardiologia. Gabriel Batistuta nas peladas de infância, Hincha Albiceleste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.