BocaLibertadoresVélez

Boca Juniors vence Vélez e classifica para fase de grupos da Libertadores

B8e-vLHCEAAZey7

Podemos dizer que Mar del Plata recebeu o primeiro jogo da Copa Libertadores da América de 2015, em duelo de desempate entre Boca Juniors e Vélez. Que graças ao um ‘golaço de Colazo’, colocou o Boca na fase de grupos da Libertadores e de quebra, eliminou o fortín da competição continental desse ano. Para vibração de Rodolfo Arruabarrena, que pediu atenção total dos jogadores para que o Boca evitasse passar pelo duelo da Pré-Libertadores, mostrando que um dos maiores times do mundo, está de volta a maior competição do continente.

O duelo entre Boca Juniors e Vélez, seria um tradicional confronto de Torneio de Verão, no Estádio Mundialista, em Mar del Plata, mas a América Latina precisava saber quem seria as últimas definições para a Copa Libertadores da América e as duas equipes aproveitaram o confronto já agendado e transformaram ele em nada menos que um jogo de peso continental. O formato era o seguinte: Caso o Boca Juniors vencesse, a classificação para o Grupo 05 seria dos xeneizes e ainda levariam o Estudiantes para a primeira fase da Libertadores, a famosa Pré-Libertadores, eliminando o Vélez. Caso o fortín vencesse, entrariam no Grupo 05 de forma direta e jogaria o Boca Juniors para a Pré-Libertadores e eliminaria o Estudiantes. Uma verdadeira loucura.

Vamos ao mais fácil, que é explicar o que aconteceu com a bola rolando. Desde o primeiro minuto em Mar del Plata, o Boca Juniors foi uma equipe melhor, ofensiva, que assustava o goleiro ex-Boca, Sosa. Mas a intensa disputa física predominou o jogo e muitas faltas com mais intensidade eram marcadas por Germán Delfino. A presença de Juan Román Riquelme nas tribunas do Estádio Mundialista também causaram um certo tumulto entre os xeneize, que não paravam de idolatrar o mais novo aposentado e eterno ídolo bostero.

B8ewVdyIYAAOL-h

Parecia que o empate prevaleceria, mas aos 35 minutos, Carrizo recebeu ótimo cruzamento da direita e só rolou para Colazo, que ajeitou e emendou um lindo chute de esquerda, a bola viajou e entrou na gaveta de Sosa, para loucura da torcida xeneize e também do treinador Rodolfo Arruabarrena. O tento colocou ainda mais fogo no jogo, e antes do final da primeira etapa, o Vélez tentou o empate e acertou a trave com Yamil Asad. Mostrando que a equipe de Liniers estava viva na disputa.

Na segunda etapa, um começo eletrizante. O Boca foi mais perigoso, mas o Vélez dava seus relapsos ofensivos, com Pavone e Milton Caraglio. Do lado xeneize, Marín perdeu dois gols, quase em baixo da trave. As tensões não sessavam e o jogo ganhava em emoção, principalmente pelas faltas que ganhavam mais força e caia muito na técnica. Chávez, que entrou no lugar de Burrito Martínez, até que ajudou a melhorar o jogo, levando o Boca ao ataque, mas logo depois, El Comandante foi expulso após confusão na área, deixando o Boca com um a menos.

Era a chance do Vélez empatar e tentar levar a decisão para a prorrogação, mas Grillo e Somoza também foram expulsos logo na sequencia, deixando o fortín com nove jogadores, impedindo qualquer tipo de reação e confirmando a vitória do Boca Juniors, que vai direto para o Grupo 5 da Libertadores, leva o Estudiantes para a primeira fase (Pré-Libertadores) e elimina o Vélez de participar da edição de 2015. Uma dor de cabeça a mais para Miguel Russo, que terá muito trabalho nesse ano na frente do Vélez.

 

Victor Limeira

Jornalista formado pela faculdade paulista FIAM/FAAM. Acompanha não só o futebol argentino como as ligas menores da Europa. Começou a escrever para o Futebol Portenho em agosto de 2010 principalmente por ter uma paixão do futebol que reúne alma, raça e um belo toque de maestria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.