Arquivo

Agüero, Higuaín ou Tévez: para Martino há vaga apenas para um entre os titulares

Capa
Foto: AFP/AP

Os próximos meses deverão marcar uma interessante briga por uma vaga entre os titulares na Seleção Argentina. Restando 120 dias para o início da Copa América 2015, Tata Martino tem encaminhado e aplicado seu projeto para a Seleção, a qual sofreu significativas mudanças em relação ao time que se apresentou no Brasil no Mundial. A idéia de protagonismo com a bola nos pés, narcação adiantada, pressão no campo adversário, Messi mais atacante e com posicionamento inicial a partir da direita são alguns pontos já observados na Argentina pós-Copa, mesmo repleta de jogadores que estiveram com o antigo treinador, Alejandro Sabella.

O 4-3-1-2 de Alejandro Sabella. Messi centralizado postado atrás de Aguero e Higuaín.
O 4-3-3/4-3-1-2 de Alejandro Sabella – Messi centralizado, mais enganche, postado atrás de Aguero e Higuaín. Uma equipe com jogadas fortes pelo centro e contragolpes.

Com Martino o 4-3-3 se desdobra para 4-1-4-1, com atacantes mais abertos pelos lados do campo, o que inclui Messi, como o Futebol Portenho abordou recentemente sobre. (As primeiras impressões sobre a Argentina de Tata Martino – clique aqui). Em relação ao sistema ofensivo, Martino voltou a frisar em entrevista que a vaga do camisa 9, centralizado, ainda está sob dúvidas e que Aguero, Higuaín e Tévez brigam por um lugar. “Não encontro em Higuaín, Tévez ou Aguero a capacidade de jogar como extremos. Por isso os considero centroavantes”.

Diagrama 2
O 4-3-3/4-1-4-1 de Martino. Messi pela direita e a vaga pelo centro ainda sob questionamentos.

O extremo esquerdo ainda também será analisado por Martino nos próximos jogos e treinamentos. Di Maria, Lamela, Pastore e Gaitán já atuaram ou treinaram por alí. Com a menor disposição defensiva de Messi pela direita, a probabilidade é que Martino jogue com um volante mais marcador pelo lado destro, para o suporte a Messi, e um criativo pela esquerda, até mesmo para centralizar e auxiliar Lionel na criação.

Em relação ao camisa 9, Agüero tem sido o primeiro nome da lista até então, com Tévez ganhando oportunidades em duas ocasiões entrando na segunda etapa e Higuaín começando como titular apenas diante de Hong Kong(clique aqui e relembre). Os questionamentos sobre o posicionamento de Messi e a falta de oportunidades a dois dos três centroavantes em questão têm sido direcionados a Martino, que ainda se mostrou sereno e paciente com os testes que ainda serão realizados.

A Argentina voltará a campo em março, na excursão aos EUA para estrear a nova camisa e enfrentar El Salvador dia 27 e o Equador, dia 31.

Júnior Marques

Sul-matogrossense Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Preparação Física e Cardiologia. Gabriel Batistuta nas peladas de infância, Hincha Albiceleste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.