ExteriorSeleção

6 dos 12 treinadores que estarão na Copa América 2015 são argentinos

Capa

O recente acerto de Ricardo Gareca, ex-treinador do Vélez Sarsfield e Palmeiras, com a Seleção Peruana significará a presença de mais um argentino no comando de uma Seleção na Copa América 2015, somado à algumas figuras mais conhecidas como o enérgico Sampaoli, o experiente José Pékerman e claro, Tata Martino. Os treinadores argentinos serão figuras importantes no Chile, em junho, representando metade das seleções que disputarão a Copa América.

Após a realização de uma excelente Copa do Mundo 2014 comandando o Chile, Jorge Sampaoli aceitou o desafio de seguir no comando de La Roja, sobretudo com a animadora idéia de dusputar uma competição em casa. O Bielsita, como é conhecido, é parte fundamental na recém renovação da Seleção Chilena, sobretudo pela maneira vistosa e ofensiva de jogar. José Pékerman foi mais além que Sampaoli na Copa do Mundo do Brasil, chegando às quartas de final. O experiente argentino, com passagem também pela Albiceleste, no Mundial 2006, é conhecido pelo incrível trabalho na base da Argentina, sendo nome de extrema importância nos plantéis que chegaram a unir Lionel Messi, Sérgio Aguero e tantos outros, hoje carimbados na Seleção Principal. A Colômbia de Pékerman deverá seguir a linha do recente Mundial e amistosos, com a busca pelo jogo veloz e incisivo, contando com jogadores habilidosos e técnicos como Cuadrado, James Rodríguez e Falcão Garcia.

A tarefa de Tata Martino não deixa de ser tão desafiadora quanto os demais. Acabar com o jejum de títulos da Seleção Principal, que perdura desde 1993, é sem dúvidas um incômodo que acompanhará Martino em sua trajetória pela Seleção. Sucessor de Sabella, vice-campeão do Mundial 2014, o Tata como é chamado, é adepto do jogo com posse de bola, pressão no campo adversário e por isso desenvolve atualmente algumas mudanças no estilo de jogo na Argentina. O retorno de Tévez  e o mantimento de boa parte da entrosada equipe que esteve no Brasil podem ser importantes aliados para Martino no Chile.

Ramón Díaz terá a difícil missão de resgatar a confiança e o bom futebol paraguaio, esquecido nos últimos anos. A não presença na última Copa do Mundo e a última colocação nas Eliminatórias 2014 são fatos que marcaram negativamente a Seleção Paraguaia, que contará com o experiente treinador argentino, com recentes passagens por San Lorenzo, América do México e River Plate. No Chile, Ramón estará ao lado da mesma comissão técnica que o acompanhou em seu último trabalho, no River Plate. Gustavo Quinteros, argentino naturalizado boliviano, foi oficializado como treinador da Seleção Equatoriana no início de fevereiro. O treinador de 50 anos já dirigiu clubes como Bolívar(2009), Emelec(2012-2015) e a Seleção boliviana(2010-2012). O Equador disputou a Copa do Mundo no Brasil, mas não passou pela fase de grupos.

Em relação aos confrontos, logo na primeira fase alguns destes treinadores já se enfrentarão, como são os casos de Sampaoli e Quinteros, presentes no grupo A da competição, Tata Martino e Ramón Diaz, no B e Pekerman junto a Gareca, no C.

Júnior Marques

Sul-matogrossense Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Preparação Física e Cardiologia. Gabriel Batistuta nas peladas de infância, Hincha Albiceleste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.