Primeira Divisão

Um modificado San Lorenzo vence o Nueva Chicago e chega à vice-liderança

Matos marcou para o Ciclón e saiu para o abraço
Matos marcou para o Ciclón e saiu para o abraço

Alguns dias após perder para o São Paulo, pela Copa Libertadores, o San Lorenzo conseguiu voltar à vitória, pelo Campeonato Argentino. Usou vários jogadores que ou não estiveram em campo contra o São Paulo, ou que entraram nos minutos finais daquela partida. Em partida apenas discreta, o Ciclón bateu no Nueva Chicago, em Mataderos, por 1×0, passou o Boca e chegou à vice-liderança. O nome do gol foi Mauro Matos, um dos que esteve ausente na maior parte do jogo no Morumbi. Além disso, o conjunto cuervo ficou a somente um ponto do líder Rosário Central.

Ainda aborrecido após a derrota no trinar final do apito, contra o São Paulo, pela Libertadores, o Ciclón conseguiu se reabilitar ao vencer o Nueva Chicago, em República de Mataderos. A disposição da equipe de Bauza parecia contundente nos primeiros momentos do jogo, mas logo essa postura foi trocada por um tipo de jogo em que apenas desarmava e desencorajava o Torito a atacar. Ainda assim o Ciclón foi superior ao seu anfitrião, que pareceu assustado diante do rival. Prova disso foi que o Chicago deu campo para o visitante na maior parte do tempo, apostando em saídas rápidas nos contragolpes. O problema é que esses contragolpes não aconteceram, o que facilitou muito o trabalho da equipe de Bauza.

Ao San Lorenzo sobrou disposição, mas também displicência na hora de concluir as poucas jogadas criadas. Não fosse assim e terminaria a primeira etapa em vantagem no marcador. Para se ter uma ideia da disparidade entre as equipes, basta ver que na primeira etapa o Chicago não chegou nenhuma vez na proximidade da área de Franco.

Já na segunda etapa, o San Lorenzo não deu muito tempo para uma possível reação do Torito. Disposto a resolver o jogo rapidamente, os visitantes quase não deixaram o seu anfitrião pegar na redonda. Assim como no primeiro tempo, o Chicago marcava mal, recuando muito sua linha de quatro e com mais dois ou três jogadores formando uma segunda linha na proteção irrestrita à área de Sánchez. Só que desta maneira deixava o meio-campo cuervo articular suas jogadas com tranquilidade e sem o devido combate ao homem da bola.

Prova disso foi que no lance do único gol, convertido por Matos, o San Lorenzo ficou quase dois minutos com a pelota nos pés. A redondinha ia de um para outro sem que nenhum marcador local ameaçasse o combate. Então, a bola rodou nos pés de quase todos os jogadores do Ciclón, antes de chegar aos pés de Matos. Pior que isso foi que Villalba recebeu um lançamento de Quignón, que encobriu toda a defesa do Touro. Villalba cruzou baixo para Matos que guardou a pelota nas redes de Sánchez.

O lance do gol foi sintomático dos inúmeros erros defensivos da equipe de Mataderos. Com um exército preenchendo e defendendo o próprio arco, os defensores locais não conseguiam cortar os cruzamentos e os lançamentos de Romagnoli e também de Quignón. Esta situação se repetiu muitas vezes no jogo, já que Quignón atuava praticamente com um segundo homem de criação no meio-campo.

Contudo, após o gol, o Chicago adiantou um pouco suas linhas e buscou levar perigo à área de Leo Franco. Chegou três vezes durante toda a etapa final. Na principal delas, aos 11′, Luis Solignac arrematou com perigo, ainda de fora da área. Solignac foi o melhor homem do Torito, na partida. Tanto foi assim que teve participação ativa aos 21′, em ótimo arremate cruzado de Exequiel Benavídez, no setor esquerdo da linha da grande área. Porém, apesar da melhora do Chicago, o Cicón não arredou pé da ideia de ser o “manda-chuva” em República de Mataderos.

Com a vantagem no placar, a equipe de Bauza cozinhou o jogo e se aproveitou ao máximo do desespero do Touro para manter o resultado. Porém, o Ciclón não parecia mais disposto a atacar de qualquer forma. Passou a esperar por aquela bola boa e decisiva. Ela não apareceu e o jogo ficou mesmo no placar mínimo de vitória para o conjunto de Boedo. Com o resultado, o San Lorenzo tomou a vice-liderança do Boca, que empatou as duras penas, ontem, em San Juan, diante do San Martín. Além disso, a equipe de Bauza termina a sexta rodada com somente um ponto atrás do líder, Rosário Central.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.